terça-feira, novembro 22, 2011

Gentes do Sobral

Santos Pereira é o novo director do Museu de Lanifícios


O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior tem um novo director. António Santos Pereira, docente do Departamento de Artes e Letras, vai substituir Elisa Pinheiro que no início deste ano cessou as funções que desempenhava há mais de duas décadas. A decisão foi confirmada pelo reitor da UBI.
“O professor António Santos Pereira é uma pessoa muito ligada à História, é presidente do Departamento de Letras, professor catedrático desta Universidade e, portanto, com prestígio suficiente e com capacidade científica e de liderança que dá garantias que este projecto vai continuar a ser um projecto âncora da universidade", realça João Queirós.




30 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Recebi a notícia em primeira mão pelo Jornal do Fundão e quero manifestar o meu apreço e amizade pelo amigo e companheiro desde os bancos da ESCOLA do SOBRAL,sendo nosso Mestre o saudoso Professor Daniel.
Aproveito para lhe enviar um abraço e desejar boa sorte na condução desta nova actividade-Um museu universitário que enriquece a cidade,a memória da principal actividade industrial e das suas gentes.

Anónimo disse...

Caro amigo,
não erraria se dissesse Francisco, mas podia, nesta oportunidade, citar mais uma dezena de amigos de infância, retribuo o abraço e agradeço os votos de boa sorte na coordenação dos trabalhos do Museu de Lanifícios da UBI. Esta é mais uma responsabilidade a somar às que já tenho no Departamento de Letras, a docência e a investigação, e que exercerei com o mesmo pundonor. De facto, o museu é um espaço de memória, mas também de projecção de futuro, portanto, cheio de vida no presente, nos seus 12.000 metros quadrados.
ASP

Fernando Pinto disse...

António

Desejo-te as maiores venturas nessa tua nova função.

Anónimo disse...

Imigrante, ausente ha mais de meio Século. Sendo poucas e muito curtas as minhas incursôes ao Torrâo Natal.
Nâo conheço o conterrâneo Antonio Santos Pereira, como desconheço todos esses (jovens) que nasceram e cresceram depois da minha partida.

(O professor Daniel, terminou a 4a. classe quando eu fazia a 3a. com o grande Mestre Professor José Pereira).

Com orgulho, (Sobralense) desejo oferecer os meus sinceros Parabéns ao professor Antonio Santos Pereira.
E, tal como diz o Fernando Paulo, as maiores Venturas nessa nova tarefa.

L.S.

Anónimo disse...

Caros Fernando Pinto e Laureano Soares, fico grato aos vossos desejos de boa ventura para o acréscimo de responsabilidade que o desenvolvimento da carreira universitária exige de forma natural. De facto, quando o Laureano foi para o Canadá, eu tinha cinco anos. Apelando à memória, deve ter ido para o Canadá, em simultâneo ao meu tio Pedro, em contexto de crise nas Minas da Panasqueira.
O Fernando Pinto é uma das minhas referências de juventude, talvez a mais próxima, pois ainda estudei por livros dele nos espaços intensos, a vários níveis, dos Seminários do Fundão e da Guarda e mesmo em Lisboa, antes de eu tomar os atlânticos rumos dos Açores e da distância, mas sempre próximo no coração. Para ti, um abraço particular pela amizade que é extensiva a toda a família.
ASP

famel disse...

Tal como outros sobralenses o Professor António distinguiu-se na sua área, publicou artigos, trabalhos em actas de eventos, possui capitulos em livros de História, publicou outros
associados aos seus trabalhos técnicos e ainda recebeu prémios e foi homenageado.

Seria bom podermos relembrar todos os sobralenses que lutaram e trabalharam. Dos mais novos aos mais velhos... dos pastores aos arquitectos... dos mineiros aos juizes... dos padres aos professores... das gerações passadas às gerações presentes!!!

Anónimo disse...

Bom dia, Famel.
Quando começamos a receber homenagens, significa que estamos a somar cabelos brancos. Mas diz bem, porque em cada um de nós corre o sangue de lavradores, pastores, mineiros e emigrantes, gente honrada, mais do que na fortuna, no trabalho, que garante o pão nosso de cada dia no justo limite. A nobreza da gente do Sobral é óbia assim que se observa a forma como durante gerações a natureza ali foi transformada pelo homem com muito suor, eu ainda ali deixei algum e agora, quando tenho algum tempo livre, deixo e assim honro a memória dos nossos antepassados de várias formas, mesmo na original.
ASP

Anónimo disse...

Já que estamos em época de celebrações, dá-se conhecimento a todos os sobralenses de que foi hoje publicada no Diário da República a nomeação, como Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, do nosso conterrâneo António dos Santos Abrantes Geraldes, graduado em 1º lugar no Concurso de Acesso.

Fernando Pinto disse...

António Geraldes

Através deste meio, porque não tenho outro, quero felicitar-te pela nomeação e desejar que tenhas sucesso nessa etapa da tua vida.

Abraço

Anónimo disse...

Sem qualquer duvida, sâo estas noticias que sâo muito apreciadas por nos que vivemos ausentes da nossa Aldeia Natal.

Ao nosso conterrâneo Antonio Santos Abrantes Geraldes desejo as maiores Felicidades e sucesso no seu novo encargo.

Parabéns!

L.S.

Anónimo disse...

Primo Antonio;
Parabens e boa sorte.

Um abraco de todos nos

Goncalvitas

Anónimo disse...

A História e a Justiça ficam bem entregues nos nossos Tó Pereira e Tó Geraldes.

Anónimo disse...

Obviamente, também fico muito contento de ver o meu amigo António Geraldes, no cimo de uma carreira de grande empenho e Mérito Superior pelas implicações imediatas. Fico feliz por ele e pela família que conheço bem e a quem estendo um abraço amigo. Aproveito também para voltar a agradecer da minha parte os votos de parabéns que me têm sido feitos, aqui em público e na forma privada.
ASP

Anónimo disse...

Obviamente, também fico muito contento de ver o meu amigo António Geraldes, no cimo de uma carreira de grande empenho e Mérito Superior pelas implicações imediatas. Fico feliz por ele e pela família que conheço bem e a quem estendo um abraço amigo. Aproveito também para voltar a agradecer da minha parte os votos de parabéns que me têm sido feitos, aqui em público e na forma privada.
ASP

famel disse...

Obrigada ao anónimo que partilhou connosco esta grande noticia. Agradeco-lhe por contribuir com o nosso trabalho de tentar enriquecer o blogue. É importante que possamos ir partilhando pois assim vamos chegando a todas as "gentes sobralenses" sem qualquer discriminação.
Tal como este anónimo quando tiverem noticias que não foram aqui contempladas,partilhem... partilhem muito!´

E força para o António neste novo cargo.

Agora vou-me para as azeitonas, logo vos trago pérolas do nosso campo!

Mina disse...

Aos dois Antónios nossos conterrâneos,desejo as maiores Felicidades e muita sorte, para o desempenho dos seus novos cargos, tão nobres e de tanta responsabilidade.
Parabéns!
Fico feliz por estas nomeações.

F.Paulo disse...

Enquanto a Comunicação social nos entope os ouvidos com cenários de crise,com parangonas de políticos corruptos em associações criminosas,como os Limas,Isaltinos,Loureiros,Varas BPN,BPP,e outros que tais,Nós por cá,Sobraleiros de gema,sentimo-nos orgulhosos por o nosso burgo ter dado à luz estes dois Antónios,tão simples mas tão grandiosos."Abençoada Terra que tais filhos tem".Como filho da mesma deixai que vos considere irmãos.Tudo do melhor para vós e para os que comigo partilham esta alegria.

Anónimo disse...

Por este singelo meio felicito o amigo António Pereira por mais este "salto" na sua brilhante carreira académica (iniciada, como a minha, também na bela Ilha de S. Miguel, em 1982/83).
E pela mesma via agradeço as felicitações que ele e outros conterrâneos me dirigiram.
Embora em carreiras diversas, tivemos percursos semelhantes, em qualquer dos casos iniciado em Seminários, única forma, na altura, de sair do Sobral com outro rumo que não fosse o das Minas (como o meu pai) e da emigração (como o meu pai e minhas irmãs).
A. Abrantes Geraldes

Anónimo disse...

Caros Mina, Fernando e Tó Geraldes e todos os anteriores primemos na irmandade trazida à colação, em bom propósito, pelo Fernando Paulo, todos sabem bem o que quero dizer, mesmo, sem mais mais palavras, comovido.
ASP

Anónimo disse...

Boa tarde.
Registo mais uma boa notícia do primo e amigo António Geraldes desejando-lhe muitas felicidades no desempenho e aplicação de tão nobre tarefa- a justiça dos homens.
Os tempos que vivemos,sabemo-lo bem que são muito exigentes,obrigam-nos a procurar forças que superam os livros e,porque não,irmos às fontes da nossa infância...Como diz o António Santos Pereira e muito bem,basta observar as centenas de paredes que os nossos antepassados edificaram nas linhas de água do Sobral para conquistarem um palmo de terra arável"lezíria,chão ou courela"da despojada/agreste paisagem com o fim de matar a fome com um naco de broa.
Por tudo isso também revisitei a semana passada e sobre a qual partilho.
Muitos parabéns.
FS

Mariita disse...

Boas notícias, estas que nos dão conta de nomeações/distinções dos nossos conterrâneos.
Parabéns a ambos e votos das maiores felicidades, nos novos caminhos que vão percorrer.

Anónimo disse...

Bom dia, Mariita,
Fico-lhe grato pelos parabéns e pelos bons votos, desejando-lhe também as maiores felicidades.
ASP

Anónimo disse...

Ao António Abrantes Geraldes que prestigia e honra não só a aldeia onde nasceu, mas como Portugal, com tal nomeação e graduação a nível nacional, em primeiro lugar, para o Supremo Tribunal de Justiça, o mais alto Tribunal do nosso País, as minhas felicitações orgulhosas.
Ao A. Pereira também o felicito pela sua carreira.

Anónimo disse...

NAO HA DUVIDA;
A NOSSA HUMILDE ALDEIA ESTA DE PARABENS!!!!



FELICIDADES AOS DOIS ANTONIOS.

Anónimo disse...

Perdida, no meio da cordilheira de serranias que divide o país entre o Norte e o Sul, a nossa aldeia, só depois de da década de cinquenta do século XX, se ligou ao Mundo. A geração dos dois Antónios foi a que primeiro beneficiou da nova situação. Neles, eu homenageio todos os nossos antepassados que não tiveram acesso às Letras, à Saúde, por vezes ao pão, e à Justiça etc.

Anónimo disse...

Caros conterrâneos:
Agradeço, mais uma vez, as felicitações.
A distância e a vida profissional não favorece visitas mais frequentes prejudicadas ainda pelo desaparecimento dos familiares mais próximos.
Creiam que nunca escondi as minhas origens de que, aliás, me orgulho. Também nunca senti que alguma vez tivessem influído no meu percurso.
Os tempos efectivamente mudaram desde que os primeiros sobralenses puderam começar a sair do fundo da Serra do Açor.
Muitos se estarão evidenciando em diversas actividades ou profissões por esse mundo fora.
A todos felicito igualmente.
A. Abrantes Geraldes

Virgílio Neves disse...

Não queria deixar de parabenizar os nossos Antónios,ambos nascidos na rua de "Baixo" como eu,e de quem tenho grata recordação.Do Pereira,porque o via passar à minha porta a caminho da escola.Do Abrantes,(9 meses mais novo que eu)porque foi meu bi-vizinho.Primeiro na casa velha,situada a 50 passos à direita da minha e depois na casa nova,50 passos à esquerda.
Com muitos outros vizinhos brincámos e rimos juntos,e partilhámos ambos os frutos do nosso contentamento,que tanto podiam ser as primeiras cerejas da Cernada dele,como as bolachas ou rebuçados da minha Loja.Uma ou duas vezes por ano também havia os caramelos Asturianos do Ti Abrantes.
Não me lembro se cheguei a trocar pequenas fatias de queijo de cabra por grandes fatias de queijo de vaca(novidade para mim),mas nunca esquecerei(já lá vão 48 anos)do primeiro dia de escola e do meu companheiro de carteira durante os 4 anos da primária.Nos dias em que havia Aritmética costumava entrar na aula com de "dor de barriga",mas ao sentar ao lado Abrantes melhorava logo.
Para terminar,envio o meu grande abraço a ambos os nossos Doutores a quem desejo o maior sucesso nas respectivas carreiras.

Anónimo disse...

Virgílio:
Fico grato pelas felicitações e mais ainda pelo facto de as recordações se referirem a aspectos positivos da vida de dois miúdos numa aldeia que na altura estava isolada do resto do mundo (incluindo neste mundo as aldeias mais próximas).
AAG

Anónimo disse...

Caro Virgílio,
Eu já estimulei aqui o teu talento para a escrita criativa, por diversas vezes, tu sabes quando. Deus deu-me essa capacidade de o fazer e eu tenho-a usado, há trinta e seis anos como professor para meio mundo, e aqui desde que descobri esta janela aberta para Sobral de S. Miguel, de forma ora discreta ora provocadora, mas sempre bem percebido por ti, o que demonstra a tua excelente índole. Obrigado pelos parabéns, mas não te esqueças que como dizia o Fernando Paulo, há uns dias, somos irmãos e como tal te podes sentar ao meu lado na minha cátedra,que dedico a toda a minha geração sobralense, que a merece, por ser digna, honrada, esforçada, sábia. defensora da vida,amante da natureza, como nenhuma houve, nem sei se vai haver. O que aqui já se disse da Ribeira, da Serra, das nossas árvores, dos animais e das nossa Gentes, das nossa alegrias e tristezas, lembras-te do teu gato, demonstra tanta sabedoria que as gerações passadas, que costumamos louvar, ficariam orgulhosas de nós se nos pudessem ler e diriam estes são os nosso filhos bem amados e temos um imenso orgulho neles.
asp

António Lopes disse...

A minha teoria do QI, lá se vai confirmando..! Como é que um "buraquinho" destes, dá tanto e tão bom. Parabéns, Senhor Professor.Quanto ao sucesso é um dado adquirido..! Não tem como não dar certo.

António Lopes