sábado, novembro 19, 2011

O que é?

Antes de mais peço desculpa pela sensibilidade da foto, este pequeno(a) estava na estrada ali junto à giesteirinha e fiquei intrigada pois nunca tinha visto assim uma animal deste género tão perto... é uma raposa(o)?

13 comentários:

el bruto disse...

eu acho k é 1 doninha ...

Anónimo disse...

Eu também acho que é uma doninha, animal empreendedor, deve ter levado pancada e morrido afogada, daí ter perdido o pelo lustroso habitual. A doninhas são animais de uma rara beleza, elegância e extremanente velozes por isso dá para pensar porque terá morrido na estrada. Paz à sua alma no céu das doninhas.

Anónimo disse...

Uma doninha é pouco mais que o tamanho do rabo desse animal.
Esse é uma fuinha.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fuinha


cmss

Anónimo disse...

Caro cmss,
Obrigado pelo esclarecimento. De facto, nunca tinha visto fuinhas no espaço do Sobral e nem me passou pela cabeça, daí a hesitação em que, em bom rigor, devia ter ficado. Já tinha visto doninhas avermelhadas no espaço do Sobral, que são da mesma família, mas cerca de metade das fuinhas pelo que li. Obviamente, na fotografia em causa, é impossível estabelecer qualquer cálculo do tamanho por não haver ponto de referência. Hoje fiquei a saber, por este blogue, um pouco mais de História Natural.

Anónimo disse...

O facto de alguns - nos quais me incluo - preferirem o anonimato não se deve a nenhuma atitude de cobardia. Simplesmente se considera que os predicados de cada um não devem sobrepor-se nem afectar o valor intrínseco das intervenções, mesmo quando as observações são irónicas, humorísticas, mordazes, etc.
Importante é que os comentários nunca ultrapassem os limites do bom gosto, nem sirvam para denegrir a imagem de outros comentadores ou dos sobralenses em geral.
Não se veja, no entanto, nesta observação qualquer crítica a quem opta pela identificação. Trata-se de uma opção tão respeitável como a opção oposta.

Anónimo disse...

Caro anónimo anterior,
Anónimo como tu, aqui tenho escrito livremente. Tão livre que, podendo eu ser um pastor e tu, um ministro, te trato por tu, podendo tu saberes muito e eu muito pouco, aqui sei tanto como tu. Neste espaço, ficamos todos como nascemos ou morremos, iguais. Une a maioria o amor à terra, onde nascemos e muitos hão-de ficar. Mas os de fora que vierem por bem também hão-de ser bem vindos. Obviamente, se eu fosse um dos donos do blogue, apareceria sempre identificado, por questões de honra. Os anónimos, esses, vindos por bem e com "boas palavras", ficam honrados por elas mesmas.

famel disse...

Não fazia ideia que existiam doninhas no Sobral. Sempre as imaginei mal cheirosas (tal como nos livros de BD) por aí, mas não no Sobral.
Tal como os esquilos e os corsos, nunca os imaginei no Sobral e a verdade é que no ultimo ano vi-os mais vezes do que nos restantes 27 anos da minha vida!

railroader disse...

Este animal e parecido con um ferrao que eu perdi ha 34 anos, no barroco do pouso.

Anónimo disse...

Pode ser uma doninha ou um furão. Não sei sequer qual a diferença, embora se torne fácil verificar.
Para mim é algo que começa pela letra I, que tanto pode ser Isolamento, como Interior, como Inconsciência do valor da diversidade biológica.
Numa perspectiva bidimensional, é a imagem do Interior despovoado, apesar das estradas de alcatrão que melhoraram as condições de acesso.
É precisamente o alcatrão que constitui o pano de fundo onde a Doninha ou do Furão "jaz morto e arrefece", como o "menino da sua mãe" do poema do Fernando Pessoa.

Gesteirinha disse...

No 3º comentário já foi tudo dito.
no google tem uma foto de uma fuinha quase igual a essa.é só conferir.

Anónimo disse...

Como diria o Chico Buarque, a "coisa aqui está preta". Foi negro o destino deste bicho escuro. Morto, sabe-se lá como (atropelamento, envenenamento?).

Mariita disse...

Coitadinho do animal, que eu não fazia ideia do que era.

Anónimo disse...

É uma fuinha sem duvida. Basta ver no seguinte link da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fuinha.