domingo, novembro 27, 2011

Vindima tardia

Dezembro a chegar e muitas são as lindas uvas que ainda nos desafiam o apetite. Se fosse há uns 50 anos atrás provavelmente estas uvas não tinham aguentado tanto tempo! É bom sinal... talvez a crise não tenha chegado ao Sobral eheheheheh

E esta giesta "parideira" de boas uvas? Lembram-se da botelha/cabaça que cresceu na oliveira? Aqui temos um caso parecido!
Se descobrirem onde elas estão vão lá matar saudades de uma boa uva de melão, eu comi a minha parte e espero que o dono não me ralhe ;)

5 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente à 1ª fotografia, diria, como a raposa "estão verdes, não prestam", para logo a seguir, se acaso pudesse chegar-lhe, colher algumas.
A 2ª fotografia também é enganadora (é claro, para os que do campo, apenas conhecem o Campo Grande, o Campo Pequeno ou o Campo das Cebolas). Dir-se-ia que a terra do Sobral é tão rica, que até as giestas dão uvas ...
Puro engano, é claro. Para que alguma coisa frutifique, quanto esforço não é necessário!
Vejo nas fotografias um ponto em comum: longe vão os tempos da miséria extrema em que seguramente que, em pleno mês de Novembro, a roçar Dezembro, não seria possível encontrar ainda uvas acessíveis a qualquer um. Os resineiros ou os passantes, saberiam bem dar-lhe destino ...

Anónimo disse...

Videiras da casta americana, muito frequentes nas ilhas dos Açores, para produção do chamado "vinho de cheiro". No Sobral dão as chamadas "uvas de melão", brancas ou tintas.
Consta que esta casta, mais resistente às doenças que atacam as videiras, estava proibida no tempo do Salazar.
Produzia muito mais que as outras castas e nem precisava de tratamento. Pena é que o vinho fosse também mais fraco e o factp é que nem as abelhas lhe pegam tendo em conta a grossura da casca.
Talvez seja esta mais uma explicação para o facto de se manterem na planta ainda em Novembro.

Anónimo disse...

Existe uma canção popular da Beira baixa que reza assim:


"O Rosmaninhal se queixa

De não ter moças formosas

Subam lá cima à Idanha

Que até as silvas dão rosas".

Era caso para dizer também:

"O povo do Sobral se queixa
De ser terra de viúvas.
Andem lá por esses montes
Que até as giestas dão uvas".

Mariita disse...

Estas alterações climáticas, apesar das contrariedades, até dão imagens bonitas "fora de tempo"!

Anónimo disse...

E diz o Velho do Restelo:
- Até quando acontecerá isto?
Estas giestas dão uvas porque os nossos pais e avós plantaram videiras. Com as selva, a avançar no futuro haverá apenas selva.
E então beberemos mesmo vinho americano vindo da Califórnia ou do Chile.