quarta-feira, maio 16, 2007

No Mês de Maio, de Maria e das Mães

Para todas as Mães Sobralenses e de Sobralenses, apresento esta homenagem em jeito de cena teatral, que tem como palco o largo da rua do vale, junto poço do Ti Abrantes.
Viajamos no tempo e recuemos 51 anos até ao dia 16 de Maio de 1956

Apresento a homenagem
Resumida em poesia
Em prosa era enorme
E assim ninguém a lia

Não é tão apresentável
Como eu gostaria
alterei tudo na hora
E fiz rimar com Maria

Naquele palco da vida
Entrou a 1ª Maria
Mal abriu a porta de casa
Desceu logo a escadaria

Sentou-se no 1º degrau
Á espera de quem viria
Daí a breves instantes
Chegou a 2ª Maria

Trazia o bebé embrulhado
Devido á brisa fria
Tinha apenas nascido
há 1 semana e um dia

Era jovem esta Mãe
Vinte e poucos anos teria
A bebé de que falamos
Também se chama Maria

Com a menina de 10 semanas
Chegou a 3ª Maria
Era a sétima criança do ano
vinte e seis mais nasceriam

A 3ª Mãe era jovem
Como as 2 primeiras Marias
Já tinha tido três filhas
E mais um par delas teria

Entra agora a 4ª Mãe
40 anos e 2 meses faria
Ia ter o 10º filho
E por aquele não ficaria

Morava na casa do meio
Entre a 2ª e 3ª Maria
E o nome da 5ª vizinha
Era o mesmo, quem diria?

Três palmos separavam
As casas da 2ª e 5ª Maria
Mais tarde fariam obras
Mas a quelha ficaria

Aparece com 2 filhitos
A 5ª Mãe Maria
Um de ano, outro de três
Que novidades traria?

Indagou ela á grávida
Em que dia eu nasceria?
Minha Mãe Maria Pinta
Perguntou-lhe se a ajudaria

Chegada a hora da mama
Começou a gritaria
Cada Mãe desnuda um peito
E abriu a leitaria

No dia seguinte nasci eu
Logo ao romper do dia
Passei da barriga da Mãe
P'rás mãos de tanta Maria

Minha avó Maria Pinta
Morrera há 1 mês e 1 dia
Se ela estivesse viva
Á sua filha valeria

Nascesse eu a 5ª filha
O meu nome outro seria
Minhas manas iriam ter
Uma irmãzinha Maria?

O meu nome ficou Virgílio
Mas de onde ele viria?
Talvez gostassem do nome
Do filho da 1ª Maria

Alguns meses depois
O imprevisto acontecia
O peito da Mãe secou
E mamei noutra Maria (6ª)

As outras vizinhas da rua
Mesmo as mais afastadas
Por serem também Marias
Tinham de aqui ser lembradas

Com tanta vizinha Maria
Não podia esquecer Amélia
Para ela que já faleceu
Ofereço uma Camélia

As Marias por ordem de entrada em cena:

1ª – Maria (Dossantos) – França/Sobral, com o seu filho de 1 ano (Virgílio) já falecido

2ª – Maria (Antunes) – França, com a sua bebé (Maria) de 1 semana

3ª – Maria (Elvira) dos Prazeres – Vendas Novas, com a sua bebé (Lúcia) 10 semanas

4ª – Maria (Pinta) de Jesus – Minha Mãe (já falecida) comigo na barriga

5ª – Maria (Abília) – Viseu com os seus filhos (David e Zé Carlos)

6ª – Maria (Dioga) – Canadá, com a sua filha Hortência.

E ainda, Maria Pinta (minha Avó) – falecida em Abril de 1956.

Em especial para as bebés de 1956, Maria (em Braga) e Lúcia (Vendas Novas) que também foram Mãe duas vezes, um beijo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonita esta homenagem! Parabéns Virgílio pela poesia e pelo teu aniversário.
E vivam todas as Mães, Marias ou não.

Anónimo disse...

Muito bonito e tb mto engraçado! Vivam todas as mães e para mim em especial as Marias pq tb a minha querida mãe se chama Maria!!

Anónimo disse...

Feliz aniversàrio Vrgilio!

E... parabéns pelo lindo poema dedicado as mâes. (A minha tb se chamava Maria) Continue a nos oferecer lindos versos como estes.
Sol

Anónimo disse...

Parabéns Gil.
Não podia deixar passar este dia, sem te homenagear e testemunhar aqui junto dos bloguistas que foi o blogue que te despertou para o computador. Sim porque não gostavas dessa máquina!!!
Mas também eu tenho estado na plateia do blogue, rindo e chorando com todos vós,orgulhando-me de ter nascido no Sobral. Bem haja a todos os sobralenses, onde quer que se encontem, seja em França, Bélgica, Canadá, na Austrália, Lisboa e ainda no Sobral, especialmente para todos os que participam neste meio de comunicação, que a todos nos aproxima e nos faz lembrar os tempos de meninice, as nossas tradições e também os nossos antepassados!
Gil
Desculpa esta exposição,mas hoje decidi que era neste palco, onde tu convives e participas que te devia falar.
- Nasceste no dia 17/05/1956
- A vida é o maior presente,que um dia alguém te quis oferecer.
- A beleza da vida, está nos pormenores, e tu sabes mostrar essa beleza a todos nós e ao Mundo!!
- Segue sempre os teus sonhos, e que a alegria continue a ser o fio condutor da tua história de vida e que o sorriso te acompanhe sempre....
De quem gosta muito de ti!!!
Mina.

Anónimo disse...

Gil.
Neste dia, que és obrigado a partilhar com todos os que te consideram, te amam, conhecidos e os que pouco sabem de ti, envio-te um grande abraço de parabéns, pedindo-te que, procures dar a quem queira, um pouco do que tu guardas na mente e que reproduz a realidade da vida, quer seja dos tempos de criança, quer de adulto. Certamente, como eu, todos te ficam muito gratos.
Um abraço. Zé