segunda-feira, maio 14, 2007

Peregrinações

Na passagem dos 90 anos das aparições de Fátima, o tema continua a ser muito discutido. Por um lado existem sinais de Fé que movem multidões por outro há vozes que especulam sobre a verdade dos acontecimentos.

No lado dos crentes, multiplicam-se a cada ano as peregrinações ao Santuário de Fátima. Pelo caminho são dias de dor, esforço, sacrifício, convívio, momentos de tristeza e alegria, alegria essa que se multiplica na chegada ao destino.

Ficam umas fotos que ilustram um pouco dos momentos vividos nos 4 dias de caminho, pelo grupo de cerca de 160 peregrinos , denominados “Peregrinos da Fé do Concelho da Covilhã”.

E mais uma vez, o Sobral, esteve representado!

Num dia de peregrino...


Acompanha-se o nascer do dia


Aprecia-se a paisagem


Repõem-se energias,


Remendam-se os "furos",


Preparam-se as casas,


Arranjam-se forças para um "pé de dança",


Segue-se caminho,


E o Santuário é logo ali!

15 comentários:

Anónimo disse...

Uma vez vi um burro com cornos

famel disse...

Lembro-me que na semana da queima das fitas, demanha cedinho, qd saimos do queimodromo oe preregrinos já iam a caminho e nos juntavamo-nos a eles p dar apoio moral...só k na primeira curva voltavamos p tras!

Eu sei k n aguentava...

Anónimo disse...

Já agora, só por curiosidade, quem foi o herói ou heroína que representou o nosso sobral!

famel disse...

Os pais da serranita!!!

Anónimo disse...

Admiro muito sinceramente todos os que fazem isto. Comove-me este esforço e diz quem participa que é inolvidável! A Fé não se explica, sente-se! E para a quem a sente assim, é uma Graça de Deus. Parabéns pela reportagem!

Anónimo disse...

jc não precisavas dizer que tens espelho em casa!

famel disse...

Apoio quem o faz! E não avalio a fé de cada um.
mas na minha perspectiva o sacrificio fisico em nd se compara aos actos humanos de bondade, amizade e partilha.
De que vale dar 20 voltas de joelhos ao santuário de fatima? Não me parece que o proposito da santa fosse a auto mutilação em cumprimento de uma qualquer pena ou pecado do mundo.
Acredito piamente na fé que se demonstra no voluntariado e solidariedade para com os que mais precisam...essas são as grandes demonstrações de fé!

famel disse...

A fé para muito gente assemelha-se a uma chantagem psicologica.
Já pensaram na quantidade de pessoas que ouvimos dizer "Deus eu dou-te isto, ou faço isto para que me cures desta e daquela doença, ou me possas proteger disto e daquilo", mas depois continuam a agir de forma cruel com aquela ou a outra pessoa de quem não gostam...continuam a ser altruistas e soberbas...

Sei que este não é o caso, falamos de pessoas de fé e que no seu dia-a-dia ajudam os outros, não só no seu trabalho onde lidam com pessoas doentes, mas também na sua vida pessoal.

Mas pensem qts se dizem crentes e são apenas prisioneiros desta "chantagem".

Os meus parabéns a tds os q anonimente fazem a sua boa acção diaria, semanal, mensal...

Os que dão os donativos às associações de forma anonima;
Os que abidcam de muito, para ajudar a tratar dos idosos;
Os que ajudam os jovens e as crianças;
Os que se preocupam com os animais e a natureza;

E a tantos outros que anonimamente dão a mão a quem precisa!

Anónimo disse...

Minha querida, o "rebanho" é composto de tudo, portanto também não faltam ovelhas "tresmalhadas"!

Serranita disse...

Concordo ctgo, famel.Essas trocas de "se Deus me conceder isto eu faço aquilo" é tipo uma chantagem. Eu fui uma vez a Fátima a pé, mas sem promessa (assim como os meus pais vão sem promessa).Fui por várias razões, entre as quais testar as minhas capacidades de sacrificio, de reflexão, e tentar perceber as motivações que levam os outros a ir. E cada caso tem uma motivação diferente, mais ou menos aceitável, mas que é como cada um vive a sua fé.
E de facto em nome da religião vemos cometerem-se as maiores atrocidades com os próprios e para com os outros, que não é concerteza o que Deus quer(seja qual for a crença).

Anónimo disse...

Seja em que religião, credo ou convicções,a fé sem obra(assim como na vida) é nula (é nada).

Anónimo disse...

Epistola de S. Tiago - 2,18
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Anónimo disse...

Os Sunitas e os Xiitas também têm fé. E manifestam-na nas cidades santas com todas as honras que se vêem nas televisões, atirando pedras ao diabo. Ao mesmo tempo que se matam uns aos outros e até sacrificam a sua própria vida em nome do seu Deus. A comparação com estas peregrinações tem de comum as multidões e os folclores da religião, que são aspectos positivos da vida em sociedade e da coesão social. Mas têm o lado negativo, que é a alienação das massas e a hipocrisia que tudo isto encerra em nome de uma verdade a que chamam FÉ. E o contraste é notório. Aqueles que fazem este acto de contrição não se distinguem dos outros pelo exemplo da solidariedade, do perdão, e do respeito pelos outros. Muitas vezes são o pior exemplo da vida em sociedade. Por isso , o respeito que nos merecem é igual ao daqueles que nunca pisaram estes caminhos. O Deus dos Xiitas ou dos Sunitas é o mesmo dos peregrinos que escolhem estes caminhos. E com certeza que não gosta de tanto espectáculo.

Serranita disse...

Zé abrantes, concordo em vários aspectos, mas não generalizemos.Como diz a mariita, o "rebanho" é composto de tudo,há bons e maus, equilibrados e desiquilibrados, extremistas, etc.

Vivemos num mundo longe da perfeição. Para a atingir-mos além da Fé e obras a Humanidade terá de aprender a respeitar-se e a equilibrar-se, nas suas convicções quer políticas, religiosas ou outras.

Anónimo disse...

Fé muita, esperança alguma, caridade nenhuma.Assim professam e agem uns ditos crentes, lendo epistolas, mas ñão agindo segundo elas.Uns sábios ignorantes.