sexta-feira, maio 18, 2007

Pedido

Inerente às comemorações dos 50 anos da Escola Primária do Sobral, os Galitos da Serra vão organizar uma exposição nas instalações da mesma.
Deste modo, pedimos a todos os sobralenses que tenham fotos da escola, ou de alunos, ou de turmas ou de professores, ou ainda outras relacionadas com o tema, que enviem por favor para susi.famel@sapo.pt para pque possamos ajudar a reconstruir a memória da nossa escola.


Ah e ainda mais um pedido...estamos a preparar uma pequena surpresa aqui no blog para todos os visitantes...para já não podemos adiantar grandes pormenores (deixaria ser surpresa, não é?).
O que precisamos é que enviem fotos dos vossos tempos de criança para o mail serranita_s@hotmail.com

Não se vão arrepender :)

Obrigada pelo contributo!

46 comentários:

Anónimo disse...

Podem ser fotos recentes?

Anónimo disse...

quem tirou o 1º sobre o centro dia? estava bem.

Anónimo disse...

Pois é.Como o tempo passa.Parece que foi ontem e já lá vão 50 anos que tive o previlégio de inaugurar esse estabelecimento de ensino (não a Escola Primária que já existia Há muitos anos em instalações precárias), indo frequentar a 2ª.Classe leccionada pela Professora D. Margarida Marcos Laginhas que já me aturava desde a 1ª, Classe.Rebuscando no fundo da memória sou capaz de relembrar alguns factos marcantes. Quanto a fotografias, naquele tempo eram raras e não sei se terei alguma, mas prometo que vou procurar no baú de velharias de onde por vezes surgem surpresas.

Anónimo disse...

Caro anónimo, peço desculpa mas não sei como é que se apagou tudo o que na realidade estava bem escrito sobre a segunda fase da construção do Centro de dia, embora o assunto requerido fosse o da "escola". Mas como também por estar de acordo consigo, em relação ao "desinfeliz" como chamou a quem o desenhou, que na realidade nada tem a ver com o enquadramento, decidi partilhar da mesma opinião.Acontece que quando terminei de escrever, verifiquei que o meu comentário, assim como outros dois que já estavam no blog tinham desaparecido!!!
Será que há bruxas?
Peço-lhe que,tal como eu, escreva novamente, para que fique a constar.
O edifício do Centro, tal como se apresenta na realidade, parece um caixote, mas resta-me uma esperança que o mesmo ainda não esteja concluído, e que transformem aquelas portas em janelas,assim como aquelas paredes revestidas em matéria prima da nossa zona que é tão bonita "a pedra". No terraço construiram, uma coisa que mais parece um verdadeiro caixote!...uma cela!... para isolamento ou castigo?!... sem janelas... sem portas... Para que será aquilo? Ele há cada engenheiro!...

famel disse...

C já tinha dito anterior/ (no caso das fotos q desapareciam) anda 1 virus a solta no bloguer.
C sabem qd os comentarios são apagados pelos membros do blog (por lingugem menos propria ou ofensas), aparace uma mensagem no lugar da msg q foi apagada referindoq de facto foi apagada pelos moderadores.

Tem vindo a ser hábito muitos visitantes contactarem-me para o perguntando o pk de não conseguirem comentar ou pk é k os comentário se apagam...
Infelizmente pouco posso fazer quanto a isso, posso publicar os comentarios que me enviam para o mail, mas recuperar os perdidos penso não ser possivel.

famel disse...

Infelizmente os portugueses continuam c o péssimo habito de falar das coisas sem saber do que falam em concreto!

Espero que a tamanha vontade de comentar se reflita na tamanha vontade de contribuir c as fotos p a exposição em questão!

Anónimo disse...

Famel,
não se zangues por ter dito se à bruxas no blog, foi apenas uma graça, porque constatei terem desaparecido dois comentários sobre o novo Centro de Dia com os quais eu estava de acordo.
Sou um visitante do blog,não a conheço, mas sou um admirador do seu trabalho e talento, por tudo o que faz em prol dessa terra que é o Sobral.
Seja FeliZ, e como se diz nessa zona bem haja por tudo o que nos dá a conhecer!!

famel disse...

Eu não me zango, só k as coisas + dificeis de suportar são as criticas sem sentido...para quem não visita o lar e não conhece a obra, não faz sentido nenhum estar a dizer coisas sem nexo. Por acaso já se deram ao trabalho de visitar a obra? Provavel/ sairiam mais elucidados e seria melhor aceite a critica.
A construção no terraço não é nenhum caixote sem janelas, é apenas o prolongamento da capela que se encontra no interior do edificio!

Bom mas isso não são assuntos para debater no post em questão...

Venham daí as fotos!

Anónimo disse...

Boa Famel...

Anónimo disse...

Uma das sete maravilhas do Sobral de S.Miguel a escola primária. A oitava "a desinfeliz obra", está à nossa frente (foto) em primeiro PLANO.

Anónimo disse...

Com que então, são «virús»? Já somos crescidos, temos umas horitas (ANOS) de informática.Essa já não pega.

Anónimo disse...

tanto voçês dizem mal do futuro lar. Sinceramente com pessoas como voçês que só dizem mal das coisa, nunca se fazia nada.

joe disse...

Estou surpreendido com as obras,porque quando ai fui a 2 anos ja a obra ia a meio e ainda nao esta acabada ?

Anónimo disse...

tantas criticas feitas au lar mas afinal as obras ainda estao em curso deveriam criticar ou aprovar depois da obra estar completa ate la por favor tenham paciencia e guardem as opinioes para essa altura

Anónimo disse...

Carissimos amigos, tal como a famel diz isto não é canal para mandar postas de bacalhau a criticar os outros. Devo lembrar-vos que podemos expressar as nossas opiniões sem ofender o proximo, no entanto, tenho reparado que ás vezes aparecem alguns comentarios que nem sequer têm a ver com o assunto que está a ser comentado um pouco infelizes. É muito facil criticar de longe, ainda mais quando não damos a cara e ninguem sabe quem somos. Nós tivemos que sair da nossa terra para procurar melhores condições, e de uma forma geral temos sido mais ou menos bem sucedidos, o que prova que dessa "escola" sairam muito bons frutos, mas não nos podemos esquecer, e devemos louvar aqueles que ficaram na nossa terra e assumem a função de a manter viva enquanto nós não estamos. É o caso de quem sacrifica muitas vezes a sua vida pessoal para estar á frente das instituições. São eles que fazem com que as ruas se arranjem, são eles que organizam actividades como as jornadas que vão decorrer, são eles que ajudam todos os dias os nossos pais é familiares que ainda lá temos, são eles que nos mantêm as ruas limpas para quando nós lá vamos e até na nossa velhice pensaram, sendo ambiciosos em edificar um edificio daquela envergadura, por isso, sejamos prudentes.

famel disse...

Silence tanta sabedoria...ainda bem pois estava mm a precisar da tua ajuda...da-me o teu mail que eu reencaminharei todos os comentarios que os visitantes me enviam por não conseguirem deixa-los, não só na box, mas tambem nos posts.

Vá lá ajuda-me um bocadinho...e faz um esforçozito e podes também fazer com que as fotos não desapareçam...é que custa-me ter que voltar a colocá-las todos os dias...vá lá só uma ajudinha...pleaseeeeeee

famel disse...

Ah e tb podes explicar aos visitantes porque é que qd tentam deixar comentario na box aparece 1 msg "invalide url/mail" é q antes nd disso aparecia e eu n sei explicar...e eu não tenho "umas horitas (ANOS) de informática" força a ajuda é smp bem vinda! Não te mantenhas no "silence"...

Anónimo disse...

Bom dia a todos os visitantes do blog em especial à famel!!!O tema em questão é os 50 anos da nossa escola,e nela aprendemos a fazer contas e era o C de certo que provavam a nossa sabedoria. Também a escola da vida nos ensina que às criticas destrutivas se faça de conta,por isso vamos em frente que chegou o momento de homenagear todos os professores do Sobral, e em especial o Sr. prof. José Pereira, prof. dos nossos pais, de alguns avós, que cedeu instalações suas, enquanto não havia outras.
Foi essa escola que transformou as nossas vidas.
Na escola aprendemos também a pontuação, o meu preferido foi o ponto de exclamação ou admiração, é o que sinto pelas pessoas bem formadas da nossa terra!!!
Ponto final....
Chegou a hora do recreio...

Anónimo disse...

A ideia de nos despedir-mos da nossa escola foi muito boa . Quem lá for (vão todos) irá gostar gostar gostar. surpreeeeesa.
Espero que estejam presentes também os professores.

Anónimo disse...

Famel, não ligues a provocações.
A pior moléstia, são os que nada fazem para o bem comum e o que os outros fazem nunca os deixa satisfeitos. Portanto, ignora!
E, parabéns para ti e todos(as)que trabalharam e trabalham pelo Sobral.

Anónimo disse...

Acho que certas pessoas nao sabem ler, foi um pedido para os 50 anos da escola o post e nao sobre o lar. Eu infelizmente nao posso contribuir.

Anónimo disse...

Quanto a "interferências" da parte de silence não houve nem há nenhuma.Garantia absoluta desta parte.Acho eu e com modéstia supra assumida,todos os comentários-bons, maus, assim assim-, serão e são da responsabilidade de cada "interveniente".É claro com rigor, clareza e distinção.

Anónimo disse...

O novo bloco do C.D. é totalmente anacrónico «Desinfeliz» não tem qualquer enquadramento.Quanto à escola, deverá permanecer de pedra e cal.Talvez num futuro próximo se mostre a pedra.Experimentem!!!...

Anónimo disse...

É de uma termenda falta de gosto opinar no blogue e não ter coragem de o fazer junto da direcção do lar. Ainda mais desinteressante é denegrir o trabalho dos outros, principalemente quando esse trabalho não está sequer terminado.
Penso que deviamos apoioar quem está no Sobral e luta diariamente para que nada falte à população residente. Nunca se irá atingir a perfeição e nunca será possivel agradar a todos. O que importa é que não falte o conforto e apoio à população idosa e as actividades e dinãmica aos mais jovens.
Como é que alguém disse "O belo é que é util?", a mim parece-me mais "O util é que é belo".
Vamos por essa mão na consciência e perceber o que fizemos nós para ajudar o centro de dia, fosse voluntariamente, monetariamente ou fisicamente!
Não há dinheiro? Há braços, há palavras,há tempo que por vezes inutilmente gastamos nas nossas férias e poderiamos partilhá-lo com as pessoas mais velhas.
Cresçam senhores e senhoras, façam-se homens e usem-se da vossa sabedoria (porque sei que ela está aí) não só para os contributos negativos mas sobretudo para os positivos.

Quanto à escola penso ter algum material, que amavelmente vou ceder à Famel.

E parabéns aos Galitos pela iniciativa, é bom de ver trabalhar quem está no Sobral.

Anónimo disse...

«Juntar o útil ao agradável», assim é que diz o "DITADO".Não é necessário ter dois dedos de testa, para concluir que é útil-fétera-, mas quanto à tua sincera concepção de perfeição e beleza deixa algo a desejar. Por exemplo: depreende-se que à uns anos atrás por falta de meios técnicos, conhecimentos,correntes urbanisticas,PDMs, qualificação humana, tipo de materiais, etc, etc., dáva-se um "desconto"; agora em pleno rasgar do século xxi não se podem admitir destas situações. Não sendo por falta de tempo, pense-se, discuta-se e tome-se a decisão mais conveniente(depois de uma boa discusão pública, em que estejam ou sejam ouvidos, os mais variados sectores/cidadões da chamada cidadania) ) que se aproxime/adeque, a uma melhor inserção urbano/paisagística.Pois isto não será uma simples obra para o presente mas sim também para o futuro e que seja bem longínquo.E uma coisa é certa, pode fazer-se mais e melhor.

famel disse...

Eu cá gosto, gosto das linhas q cortam o padrão "justo"...e qd o edificio inicial estiver adaptado vai ficar um must!

Qt ao interior está ainda mais interessante, as novas escores transmitem sentimentos alegres...e a cozinha...bemmmmmm está um espctáculo, as cores, as janelas enormes iluminam o interior...acho q o centro está a levar uma lufada de ar fresco!

Anónimo disse...

o que importa é que o edificio do futuro lar seja ÚTIL e não bonito.Dentro das possibilidades do centro de dia foi feito o possivel. vocês preferem um lar com boas condições e feio ou um lar com más condições e bonito. tenham dó

Anónimo disse...

silence, por acaso foste a ultima reuniao que ouve no lar? acho que nao devias la estar. porque se la estivesses perceberias as razoes de muita coisa feita ou nao feita ; os trapos exteriores nao contao sim o interiormas nao quero polemicar o assunto o verdadeiro tema aqui é os 50 anos da escola;tenho qualquer coisa mas e uma barafunda para encontrarisso agora Famel .

famel disse...

FMS espero q tenhas umas noites agradáveis, sentadinho no sofá a procurar as memórias nos teus albuns :)

Anónimo disse...

Os gostos são sempre discutíveis,
mas francamente, o edifício até está bem engraçado, apesar de ainda não estar terminado. O contrate que faz com a escola, mostra-nos dois tipos de arquitectura de épocas bem diferentes, que se enquadram, não se chocam e acima de tudo não se “tapam” mutuamente o que é de enaltecer.

Anónimo disse...

FALANDO DA ESCOLA E DO LAR/CD.
Na escola, já eu sei o quanto sou feliz por lá ter passado parte de quatro belos anos da m/ juventude. Quanto ao lar, (se lá for parar um dia) espero que esses dias da m/ velhice me conservem a memória que é a última coisa a morrer...não a esperança.

Anónimo disse...

O tema em discussão não é o Centro de Dia. Mas não consigo deixar de o aflorar, dado que as imagens publicadas são apelativas a uma discussão séria, desinteressada e construtiva.
Há vozes que nunca chegam ao céu, por mais alto que gritem.
Especialmente as vozes dos velhos do Restelo que viam partir as naus para o mar alto sem saberem para onde iam.
As obras físicas não se fazem com palavras. Fazem-se com dinheiro, com trabalho e muito sacrifício de algumas pessoas que dão o seu melhor em prol dos outros e se expõem às críticas injustas.
Todas as críticas são bem-vindas, desde que construtivas e realistas.
Vemos que os críticos baseiam a sua discussão na estética ou falta dela, por não terem outra coisa para discutir.
Mas a obra não se compadece com a crítica e continua a crescer alheia aos desabafos. Todos cocordamos que as obras duradouras deverão ser bem projectadas e melhor construídas nos domínios da arte e da ciência. Mas, também compreendemos que se a discussão pública se faz para escolher o melhor modelo, certamente não vai haver obra, porque as energias se gastam na discussão. O que há ou deve haver é o consenso possível. Não o desejável, porque esse é quase impossível. Neste caso houve a discussão possível.
Houve a iniciativa louvável de ter arrancado a obra, que está em vias de conclusão, numa aldeia economicamente pobre, que nunca teve bens sociais pagos pelo Estado, salvo as escolas, que estão prestes a encerrar, ou alguns equipamentos recreativos que estão na moda por parte dos autarcas, é razoável pensarmos que a preocupação maior das populações é ter alguma coisa que possam usufruir e lhes dê o mínimo de dignidade na velhice.
E todos sabemos que as dificuldades dos responsáveis pelo C.D. em arranjar fundos para o manter aberto são enormes. E muito maiores para pagar o investimento na construção da parte ampliada e o seu futuro funcionamento.
E que tais fundos também são participados pelas entidades públicas que ditam as regras da sua aplicação, as regras da construção, a volumetria e a utilização.
Portanto, aqueles que criticam com o intuito de denegrir a imagem do C.D. devem ser convidados a estar presentes nas reuniões dos associados, onde se discutem os pontos de vista de cada um. E, certamente, serão bem-vindos para darem o seu testemunho do interesse que têm no progresso da aldeia onde nasceram ou foram adoptados.E creio que serão sempre bem-vindas as suas opiniões, os seus contributos financeiros e, sobretudo, o seu trabalho desinteressado e o respeito pelos trabalho de quem não pode fazer melhor.
Em suma, deixemo-nos de filosofia da estética.
Já alguém disse que: não se ensina filosofia a quem tem a barriga vasia.

Anónimo disse...

Ó zé abrantes, tudo como dantes... Continue-se, daqui a uns anos iremos tirar ilações.

Anónimo disse...

Por acaso o Silence tem alguma foto de obra por si projectada e construída que tenha dignificado de alguma forma o Sobral nas suas vertentes mais relevantes? Ficamos ansiosos pela visão perfeita da sua obra. como prefácio podia enviar algumas fotos sobre o tema 50 anos do novo edificio da Escola. Na falta de fotos que tal uma digitalização de uma Redacção que por acaso tenha escrito durante o período em que frequentou esse estabelecimento de ensino.

Anónimo disse...

Num perpétuo movimento..., apenas existe o silêncio.

Anónimo disse...

Uniram-se todos para "bater" no silence e ainda lhe apagam os comentários. Que raio de gente que não ousa criticar o que está mal. Aquilo é um abcesso na paisagem,independentemente da necessidade da obra. Os buracos são portas ou janelas? E como é que aquela casota aterrou no cacilheiro ?

famel disse...

Sr. anónimo diga lá kem apagou comentarios a kem, diga lá, diga...deve haver ai uma mistura de identiadades!
So critica kem pensa q esta mal, e mm assim tem bom remedio ou n sabe o caminho p o centro de dia! Eu gosto, logo n vou criticar...

Anónimo disse...

O anónimo tem razão,neste assunto é gastar cera com ruins defuntos.Desde já agradeço a sua total solidariedade.Mas o silence sabe bem e assume o que diz.Não há troca nem mistura de identidades, "cada macaco no seu galho".É «GENTE» que quanto a capacidade crítica construtiva,denota-se que é torpe, obsoleta, mentecapa e de horizontes limitados.

Anónimo disse...

Gostos não se discutem, mas "linhas que cortam o padrão justo para ficar must"!!!... Óóóó santa e febril ignorância, estará já o intelecto senil e doentio?!!! A bem da razão, aguarda-se uma terapia "lapidar".

famel disse...

Silence, c essas palavras assim s vê o quão tolerante é!

Anónimo disse...

Quem diz e defende(ao longo deste ano do blog com os seus comentários) que preserva, gosta e assume costumes, artes, tradições, património cultural/arquitéctónico, etc.. Não é o CÚMULO DA IRONIA agora, não tecerem uma única crítica a esta mui "nobre" obra?!!!...

famel disse...

Cd coisa a seu tempo...agr falamos dos 50 anos da escola e da exposição k s vai realizar nesse ambito

Anónimo disse...

...a seu tempo? Mas que diacho....? Compreendido!!!???

Anónimo disse...

Para o &SENTINELA&: ao pecorrer fotos do blog do Sobral, digo que por 3/4 vezes aparece uma "Digna Obra" minha.

famel disse...

:)

Anónimo disse...

Segredo de Estado...