quarta-feira, maio 13, 2009

Crise com fartura !


Quem é que não tem minas,presas,poços,furos e fossas no Sobral ?
Mais um imposto indirecto para pagar.
De 25.000 a 37.500 Euros de coima dá para tirar a sede
Em tempo de crise há fartura de poços !

41 comentários:

famel disse...

Eu também vi a reportagem e pensei logo nas presas do Sobral. Aquelas presas que não sei bem a quem pertencem porque há dias estabelecidos para cada um regar!
Deve ser complicado conseguir juntar todos para tratar do licenciamento!
E depois há sempre a questão da burocracia, é que o principio da lei até é bem pensado (porque a água é um bem essencial que deve ser devidamente gerido), mas sinceramente com tanta papelada complicada ainda afastam mais as pessoas!

Mas isto agora leva-me também a outra questão.
Se fosse preciso licenciar a pseudo-presa do Valed'água e não o fizessem, seria preciso pagar multa por falta de licenciamento. Ora gostava de saber se os que têm direito de usar a água da ribeira (que costuma ser partilhada com o poço da laje), irião pedir dinheiro aos que usam e abusam de essa mesma água sem sequer pertencerem a esse "calendário" da rega!
Sim aqueles que têm arrozais na Lage! Pelo menos se não são arrozais disfarçam bem, porque quando vão regar, "esquecem-se" que a água deve ser novamente "virada" para a ribeira, ao invés de ficar a correr...correr...correr para os seus supostos arrozais!!!!
Isso sim é um desperdicio de água que até dá dó! Tantos Verões a ribeira seca e a água todos os finais de tarde fica ali a correr...

Anónimo disse...

Afinal pagar pelo uso de um recurso natural que é de todos, deveria ser encarado como natural. Por acaso não pagamos imposto automóvel por circularmos nas estradas? Não pagamos IMI pela casa que construímos com o nosso dinheiro em terreno que herdámos ou comprámos? Lembro-me,e todos os Sobralenses se devem lembrar também das licenças e taxas que eram tiradas e pagas na Hidráulica do Fundão para armazenar a água em presas construídas nas linhas de água. Isto de abrir um furo onde nos apetece mesmo que se seque o do vizinho só revele uma ausência de princípios e respeito pelas regras, que incluem por exemplo a obrigatoriedade de legalizar a abertura de furos no respeito pela Lei 58/2205 que aprova a Lei da Água, para a qual lembro os quatro primeiros príncipios: O princípio do valor social; o princípio da dimensão ambiental; o princípio do valor económico e o princípio da gestão integrada.
Onde falta a ética e os respeito pelos princípios,"dura lex sed lex"

famel disse...

Aí está... a água é um bem essencial e é de todos, daí ter que ser bem gerida. No entanto, penso que o que está em causa na reportagem é o enfadonho e burocrático processo, sem falar nas falhas de veiculação da informação que não chega onde devia. Não se pode pedir a uma pessoa de 70 anos que vá a net preencher o formulário, quando a maior parte dessas pessoas nem sequer sabe ler, quanto mais aceder à net!
Porque não preparar as juntas de freguesias para auxiliar no processo?
Não penso que o problema seja pagar a licença, mas sim conseguir chegar a ela!

Anónimo disse...

Temos então o Anónimo - Dura lex, disponível para pagar imposto pelo "ar" que respira,pela luz do Sol que recebe, pela luz da lua (tb) não vá ele ser noctívago...

- Presunção e água-benta...

Anónimo disse...

Vivemos num mundo de loucos!
Só me apetece dizer isto.
Esperemos que impere o bom senso.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Decreto-Lei n.º 97/2008
de 11 de Junho
...."A Directiva n.º 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro, bem como as ciências do ambiente recomendam o emprego de instrumentos económicos e financeiros na racionalização do aproveitamento dos recursos hídricos. O aproveitamento de águas do domínio público hídrico, a descarga de efluentes, a extracção de inertes, a ocupação do domínio público hídrico ou a utilização de águas cujo planeamento e monitorização são assegurados pelo Estado são actividades às quais estão associados custos públicos e benefícios particulares muito significativos, e que mais significativos se vão tornando à medida que se agrava a escassez dos recursos hídricos e se intensifica a actividade de planeamento, gestão e protecção destes recursos a que as autoridades públicas estão obrigadas.
A compensação desses custos e benefícios constitui, portanto, uma exigência essencial da gestão sustentável da água, pois só quando o utilizador interiorize os custos e benefícios que projecta sobre a comunidade se pode esperar dele um aproveitamento racional dos recursos hídricos escassos de que a comunidade dispõe. Mais do que isso, a compensação dos custos e benefícios associados à utilização dos recursos hídricos constitui uma exigência elementar de igualdade tributária, pois quando não se exige o custo ou o benefício do utilizador, permite -se, afinal, que ele provoque custos que o todo da comunidade acaba por suportar ou que se aproprie gratuitamente de recursos hídricos que são úteis ao todo da comunidade."

Segundo o que vi nesta reportagem nem todos os utilizadores de furos ou presas o fazer porque querem mas sim porque precisam, assim este pequeno excerto da nova lei da água nao tem muito sentido.

Para além disto é uma vergonha a facturaçao que actualmente se pratica pela ADC no concelho da Covilhã em especial no Sobral, que é o caso que conheço, porque chega a haver meses de se pagarem duas facturas!!

Anónimo disse...

ca para mim preparem-se para haver burocracia na construçao da piscina no verao

Anónimo disse...

Tenho pena que este blog se esteja a "politicar", há certos assuntos que não se deve entrar por politicas, porque já não é o 1º comentário que se mostra parcialidade por por afinidade politica devido a amizades e interesses.

Preza disse...

A Europa não deu nada de bom para o povo Europeu ao contrario so nos trasformou em consumadores, quem é que recupera o benefício ? Para mim o lugar onde se economiza a àgua é no S.S.Miguel . Se o Parlamento Europeu continua desta maneira qual quer dia vamos pagar o ar que respiramos penso Que podemos fazer alguma coisa para parar com esta palhasada é de não votar as eleições europeias que para mim é so parasitas.

Anónimo disse...

Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.

famel disse...

E porque é que não se pode falar de todos os assuntos, assumir todas as opiniões, sejam elas parciais ou não? Mau, mas mesmo mau, é continuarem a opinar como anónimos! E até isso aqui no blogue é aceite!!!!! Somos amiguinhos, não somos?
Se todos tivessem a mesma opinião era uma tristeza!!!

Preza disse...

Boa! Boa!! ainda não tinha lido os outros comentarios.
Para mim quem vem aqui dizer que não podemos falar disto ou daquilo é que a situação o arranja ou anda a dormir . Porqué que isto anda assim porque ninguem diz nada deixam fazer tudo ate que chegar a vez que a dor bate a porta e depois e que veem as coisas

Anónimo disse...

q raio pensava q o salazar ja tinha morrido?!
o anónimo das 14:34 deve andar c uma comichao mt grd! Devia era politicar-se mais, falar-se mais e falar com liberdade de expressão. Quer puxemos p um lado ou p o outro! Porque é c diz preza, n falamos e dps queixamo-nos qd ja n podemos fzr nd!
M pelo q ouço dizer é tipico, pq nem nas assembleias os sobralenses falam, nem sequer aparecem. Eu tb n vou lá m deixo falar quem quer.
os q lá vão podem queixar-s pq fazem democracias, eu e os outros devemos é continuar c a cabeça na terra c a avestruz?

Anónimo disse...

pior q opinioes politicas, parciais, é n ter opiniao e n falar.
vamos falar so das flores e das coisas bonitas do sobral (q tb gosto de ver no blog) e esquecer tds os outros assuntos importantes p a aldeia.
numa altura em q a internet é uma ferramenta tão pratica, acho q deviamos aproveitar p falar mais de assuntos importantes da nossa terra.
politicar mm q sejam anonimos, n vao sair ideias brilhantes das nossas cabeçorras e os q governam as ponham em pratica

Anónimo disse...

Gostei deste debate.
Partilho, que pior que ter ideias "parciais" ou "não parciais" é não ter opinião.
Parabéns a todos

Maria Ideias

UM GRITO ! sem virgulas disse...

De pequeno sempre ouvi dizer que a liberdade era o respeito do proximo mas depois de ter gasto umas centenas de pares de sapatos e de ser simpatico com uma grande parte de seres vivos deste planeta sinto-me triste porque vejo um pequeno mumero de indivíduos que para seus proprios confortos vivem da Exploração dos outros pensam pelos outros e fazem leis para os outros são indivíduos que pensam que pensam bem de direita ou de esquerda partilham a mesma Ideologia metem medo aos frágeis (violencia ,criminalidade ,atentados ,terrorismo etc)e eles viagens,jantares, presentes e muito mais e quem paga quem é quem é o Zé povinho é claro (Producto nacional)paga paraqui paga parali na maior tudo isto porqué bolas so lobos !!
ue tratava melhor as minhas cabras que eles me tratam a mim

Nibiru disse...

Eu tambem andei mais de um ano para fazer uma mina apanhei tantos entalões e agora ainda tenho que pagar inde la roubar o mato

joaneco disse...

eu tambem acho que um abuso obrigar as pessoas a pagar por terem um poço ou uma presa de agua,mas tambem ja reparei que qe quem aqui vem comentar tirando um ou dois sao so anonimos quem me diz a mim se esses ditos anonimos nao ganhao nada com esta lei!!!!!!

c.s.p. disse...

boa joaneco se ou menos fala-sem em cerveja em vez de agua

Anónimo disse...

Estamos a dramatizar. Nem tanto ao mar nem tanto á terra. A lei faz algum sentido, pode é ter que ser ajustada... É claro que não faz sentido pagar por fazer uma presa no Penedão ou em Carvalho. Tambem não faz sentido pagar porque fizemos um furo no nosso quintal para regar as couves. Mas se o nosso vizinho do Penedão ou de Carvalho fizer uma presa 15 ou 20 metros cima da nossa, e só ficarmos com as "escorreduras" ficamos furiosos, porque nós já la estavamos. Tambem se o vizinho do lado fizer um furo no quintal dele para regar as couves, lavar o carro e para mais não sei o qué e secar o nosso furo, ficamos furiosos. SE CALHAR VALE A PENA PENSAR NISTO...

Locomotiva disse...

No lugar de fazer uma preza 15 ou 20 m a cima faz um acordo com o vizinho e divide a àgua como faziam os nosos antepasados.
De toda a maneira no S.S.Miguel hà regadias por todo o lado não estão é em bom estado de utilisação. O que falta a esta gente toda que fazem as leis é convivência com o povo no lugar de taxar toda a gente sobre tudo os mais necessitados .
São sempre os mesmos e não a um que faz melhor que o outro no lugar de fazer so sabem desfazer.
Abaixo os partidos politicos viva a união dos povos da terra
Só gerras e gerras por um poder finanseiro que nos faz escravos do dinheiro.
Mizeria de merda!
eu tenho eu tenho ....!

joaneco disse...

o anonimo se conheçes o penedao assim tao bem da a cara e diz o teu nome.anonimos ha muitos. quando escrevemos ou dizemos qualquer coisa damos a cara ....se nao das a cara é porque lucras alguma coisa com isto tudo .

Mariita disse...

A "batalha" da água é sempre uma coisa complicada de entender e, algumas leis sobre o assunto ainda mais. O caso do vídeo aqui colocado é bem a prova disso.

No Sobral, não estou a ver que alguém esteja na disposição de ir legalizar poços e presas já herdados de gerações.
Não descarto é a possibilidade de isso acontecer, neste momento por exemplo, se eu quisesse abrir um poço nas Ladeiras.

O que deveria haver, era por parte das entidades governamentais ligadas ao ambiente, a preocupação de assinalar, - isso sim - todos os pontos de água nas áreas florestais, e caminhos para chegar até lá, porque no futuro este recurso vai ser escasso e deveria ser também preocupação do estado ajudar (e não cobrar impostos e mais impostos) os donos para manterem tudo devidamente limpo.
Essa, quanto a mim, era uma das maneiras possíveis de evitar incêndios e não deixar acabar a nossa já tão maltratada floresta.
Será que algum dia o Estado perceberá isso, ou haverá outros interesses que o não "deixam" perceber?

jeco disse...

eu com esta lei nao vou para a frente com o meu projeto de plantacoes de agrioes. menos 5empregos no sobral

Anónimo disse...

Jeco fica a ideia p outra pessoa, obrigada.

Um rapazote a estudar na UBI disse...

O que acontece, é que só haverá justiça social quando deixar de haver escassez. Quando a tecnologia for aplicada ao serviço das pessoas e não ao serviço das instituições, haverá justiça, deixará de haver roubos, e leis supostamente justas do ponto de vista social.
Verdade seja dita: por vezes a comunidade faz bem as coisas sem precisar de leis.

famel disse...

Jeco plantação de agriões no Sobral? Era realmente uma novidade, mas teriamos nós presas e ribeiros suficientes para ao longo do ano comercializar o agrião?

Massamá disse...

Encontrei no "Editorial" do J.Fundão um artigo que pode ter a ver com os comentários desta página sobre os anónimos:"Vai-se tornando lei o recurso à denúncia anónima.Corajosos sujeitos às vezes travestidos de moralistas,escondem-se no anonimato,como fantasmas,e travam as suas batalhas virtuais, cavaleiros do Apocalipse....Criam um clima de suspeição ( sempre ligado à impunidade)...Crescem as suspeitas,o denunciante anónimo decerto ri."

JECO disse...

locomotiva E rapazote da ubi MUITO BOAS IDEOLOGIAS SO COM ASSOCIATIVISMO E CONVIVENCIA E UNIAO DOS POVOS SE PODE ACABAR COM CERTAS MISERIAS,FINANCEIRAS E NATURAIS.
EXEMPLOS SUPOSTOS:50 CABECAS DE CABRAS NO CARVALHAL 50 NAS PRESAS 50 NA CABRIEIRA 50 NAS MALHADAS E PORQUE NAO MESMO 100 MAIS 5 EMPREGOS DIRECTOS NO SOBRAL E DEVIA DAR PARA PAGAR AO MENOS AS DECIMAS DOS TERRENOS CLARO TUDO COM MEIOS MAIS MODERNOS DE EXPLORACAO E ACABAVASE COM A EROZAO DOS SOLOS DEVIDO A ESTRUMACAO NATURAL.CASO CONTRARIO DE ACORDO COM DECIMAS 1000EUROS O HECTAR. (ABAIXO COM AS RUINAS NO SOBRAL) RUINAS=DESERTO
EU MESMO SEREI PASTOR DE 100 POR 700 EUROS POR MES E PAGO AS DECIMAS E DIVIDO OS LUCROS.
VIVA O ASSOCIATIVISMO A UNIAO DOS POVOS E VERAO K TAXAS E IMPOSTOS SERAO MAIS LEVES.

JECO disse...

JA ME ESQUECIA UM QUEIZINHO CORNO POR MES PARA CADA ASSOCIADO A ESCOLHA FRESCO OU SECO.))))))

JECO disse...

SENHORA FAMEL AGRIOES SIM PLANTA DOIS OU TRES NUMA TINA PLASTICA SEM SER FURADA COBRE A TERRA COM AGUA E VERAS O RESULTADO COM POUCA AGUA E POUCA TERRA NAO ESKECAS DE SEMPRE METER AGUA CLIMA TEMOS NOS.
KERES MAIS? FAZ UMA TINA DE UM HECTAR.

JECO disse...

E MAIS TARDE UM MES OU DOIS
BOM APETITE PARA TI E O BEBE E FAMILIA.
ATE A PROXIMA.

Anónimo disse...

Oh Jeco associativismo no Sobral só dá p coisas que nao deem lucro, pq c lucro as pessoas sao mt invejosas no sobral.

jeco disse...

ca por min nao como da inveja.
se todos ganhasem o loto melhor pra mim nem k fosse so um cafezito e uma servejita de vez emquanto.

ate a proxima

jeco disse...

cervejita

famel disse...

Humm uma tina de um hectare? Complicado arranjar tão grande presa no Sobral. Então nos anos que correm, em que a seca afecta cada vez mais as nossas terras, mais dificil será! Infelizmente faltam-nos os campos alagados de Montemor-o-Velho, ou os de Alcácer do Sal.

Mas a conseguirmos as condições ideais, eu preferia plantar meruges, são mais "exóticas" e muito mais saborosas...para o meu gosto, claro está!
Já marchava um pratinho de meruges com atum e feijões cozidos bem gelados...vinagre e azeite!!!!
Ai que maravilha!!!!

jeco disse...

ke gostos famel as morujes sao amargosas e nao tem as vitaminas k tem os agrioes e podes plantar so 200 metros quadrados, bom mas tu nao es agricultora nem lavradora.

ate a proxima

famel disse...

Ehehe lavradora não sou não, mas nunca escondi que gostava muito de ter a possibilidade de viver, no campo e do campo!
Nunca comi meruges que amargassem! Só os nabos é que às vezes "amarujam" eheheh mas quando eles "amarujam" é que o caldo fica bom!!!!

jeco disse...

famel desculpa comfundi as merujes com uma outra planta da familia das leitugas, tambem gosto de nabos mas feitos de (ervas) e a minha preferencia e k bem k faz a minha sogra a meu gosto.

ate a proxima

Anónimo disse...

Porra merujes é mt bom, pena é q é uma coisa rara de se arranjar. Já n devo comer merujes há + de 10 anos

jeco disse...

anonimo vai ao meu chao do ribeiro deve haver muitas,lembra-me quando cortavamos o feno tinhamos k as sacudir se nao nao secava em baixo, e bom apetite.

ate a proxima