quarta-feira, maio 20, 2009

Para os que acreditam na teoria de Darwin

"Cientistas acreditam ter descoberto o “missing link”, o elo perdido que explica a transição entre primatas e a primeira linhagem do Homem.

O fóssil de 47 mil anos, baptizado com o nome Ida, foi apresentado esta terça-feira, no Museu de História Natural de Iorque.
Os cientistas acreditam que Ida é a forma ancestral que está na transição entre os primatas superiores, onde se incluiu a espécie humana, e primatas inferiores, como são os lémures. A dúvida sobre quando e como surgiu o Homem pode ter encontrado a resposta em Ida.

Trata-se de um exemplar de cerca de um metro, do sexo feminino e, segundo o pesquisador Jenz Franzen, com características que o aproximam dos primeiros hominídeos. Ao contrário dos lémures, Ida tem unhas em vez de garras, o polegar opositor, o segundo dedo do pé não está em forma de garra e não tem dentes fundidos. Os olhos estão no mesmo plano, o que se traduz numa visão tridimensional, semelhante à nossa e mais afastada da visão dos lémures.

No fóssil, encontrado em excelente estado de conservação, é ainda possível distinguir contornos de pêlos e os restos da última refeição.

A descoberta de Ida remonta a 1983, quando um “caçador” de fósseis amador encontrou o fóssil em Messel Pit, na Alemanha. Depois de o guardar durante vários anos, decidiu vendê-lo. Nessa altura o esqueleto do fóssil foi separado em duas partes por coleccionadores, motivo suficiente para que a importância da descoberta não fosse imediatamente reconhecida.

Quando se apercebeu que estava perante um fóssil que poderia resolver uma das maiores incógnitas da humanidade, o paleontólogo Jorn Hurum, reuniu uma equipa de investigadores e, durante os últimos dois anos, realizou uma minuciosa e secreta análise forense ao fóssil.

O nome científico atribuído a Ida é Darwinius masillae, em honra ao 200º aniversário de Charles Darwin, que se comemorou a 12 de Fevereiro de 2009."

Jornal de Noticias


E saber que esta preciosidade foi descoberta por um caçador de fósseis amador no ano da minha chegada ao mundo...

19 comentários:

Anónimo disse...

Admiro imenso a tua profissao famel porque de pequenos cacos consegues descobrir a historia dos nossos antepassados.
Beijos
Nina

sobralfilho disse...

Que chatice...

É Ida, só porque tirou o bilhete de ida?

Anónimo disse...

Achava a tua profissão uma chatice!...
Agora, depois de ler aquilo com que tu nos brindas de vez em quando, começo a gostar deveras...
Ainda vou estudar umas coisas.
Parabéns
Maria Ideias

Deus criou o Homem a sua semelhança disse...

Bolas!!! tantos anos fechado foi quase prepetua.
E a teoria de Darwin não diz porqué que ainda hà macacos?

Mariita disse...

É importante saber e a "nossa" arqueóloga gosta de nos transmitir conhecimentos. Por isso, bem-haja!

Ainda assim, acho que irão aparecer muitos(as) antepassados(as) nossos(as) até chegarem a um consenso... e, "ser" Ida... como diz o Sobralfilho -que chatice-!
Quem lhe deu o nome não tinha grande "visão"...
Ilda, quanto a mim, seria muito mais condizente!

Anónimo disse...

O problema é o grave erro na notícia. Se este antepassado dos homens tivesse apenas 47 mil anos. Não havia entre nós quem não tivesse um rabo assim bem comprido.

Anónimo disse...

Obviamente, onde está 47 nil anos deve ler-se 47 milhões de anos e assim todos tivemos tempo de perder aquele extenso rabo.

Anónimo disse...

O jornalista do Jornal de Notícias ainda deve ter um rabo assim ou talvez de burro porque não sabe traduzir o que lhe chega em inglês.
Pelo menos, devia ter sentido crítico como as gentes de Sobral de S. Miguel que não aceitam à primeira qualquer pantominice.

famel disse...

ehehe uma questão de zeros, tal como a noticia que acabei de ver no telejornal de um casal que pediu uma transferencia de 40 mil e recebeu 4 milhões.... eheheh

Anónimo disse...

Se não fosse o rabo ... possivelmente, não haveria esta dissertação...
Mas é giro! Muito giro!...
Maria Ideias

Anónimo disse...

Ainda bem q há rabo, senão o q iriamos nós admirar?
Já nos estou a imaginar de grande cauda, seria curioso não?

Anónimo disse...

És um brincalhão!...
Ainda bem que temos o poder da imaginação!...
Aqueles que não são capazes de imaginar... devem ser muito infelizes...
Maria Ideias

virgilio neves disse...

famel vai-te preparando para fazer o relatório sobre a descoberta que eu te vou revelar um dia nos Torgais(abaixo do depósito),quando for autorizado a desenterrar o esqueleto do matcho do Ti Ervilha. enterrado em Maio de 1965 e para lá carregado num carro de bois, bem amortalhado num fardo,para não assustar e espantar os bois.
Se correr bem a exumação devemos ficar com um belo exemplar de esqueleto de mularesubralensis. Aquele que fazia mais fretes de carga no sobral antes da chegada do 1º tractor.

Anónimo disse...

Nem a mula do Ti Ervilha, nem o fóssil da Dona da são objecto de preferência da Arqueologia, aquela é demasiado recente e este demasiado antigo. Não concorda, Mestre Famel?

famel disse...

De certa forma concordo, porque o fóssil é mais campo da paleontologia, a mula será mais associada à relacção com a etnografia e antropologia! Mas para mim todas elas me interessam, acho que é impossivel ser-se arqueólogo e descartar todas as outras disciplinas às quais estamos intimamente associados!
Não concordo é com esse "Mestre"... os titulos são a coisa mais dispensavél da nossa sociedade. Não é o titulo que faz a pessoa, a pessoa faz-se a si mesma com o seu trabalho e atitudes.
E já que falaram na minha profissão, aproveito para vos dizer que é uma profissão deveras interessante mas também muito ingrata. E pior, muito maltratada pelos portugueses!!! Dá pena ver como o nosso país trata a sua própria história!
Ganho alento quando aqui no blog vejo leitores sábios que não menosprezam a história... que me surpreendem com as suas pesquisas e "memórias" e me ajudam a aprender mais e mais.

Gullapagus disse...

Darwin con uma imaginacao activa criou problemas no passado e continua.Ida, em Portugal e e o nome duma tribo de indios na costa do pacifico norte americano que ja esclarecerao que o fossil ou esqueleto da iguana nao tem a ver com a tribo.

Anónimo disse...

E tem Darwin culpa disso? Coitado está + q enterrado, os investigadores é q escolheram o nome. Darwin nem tem hipótese de protestar lol

naifas disse...

Pobre do homem, deve andar o esqueleto às voltas no caixão!
Bem se calhar já não há lá esqueleto lol

jeco disse...

Muito falar de escavacoes, eskletos e coisas do genero,e se comeca a cavar no sobral mas cuidado k os cabos das enchadas estao podres e precisso renovar,eu parti um este ano.

ate a proxima