domingo, maio 17, 2009

Descendentes Sobralenses pelo Mundo!

Hoje temos para vocês as fotos do Steve, filho do Claudino da Silva (sobralense residente no Canadá há muitos anos), que participou em Fevereiro nas "Universíadas de Inverno", jogos olimpicos do desporto universitário, em Harbin na China.

O Steve estuda na Universidade de Saskatchewan, Canadá, onde pratica Hóquei no Gelo e foi através da modalidade que participou nas Universíadas de Harbin e a equipa ganhou a medalha de prata. Foi também em Harbin que lhe foi atribuido o titulo de MVP (Most Valuable Player), ou seja o melhor jogador do torneio.
No Canadá a aposta na formação desportiva é feita a nivel escolar, sendo por isso o desporto universitário o último grau da formação desportiva, seguindo-se depois o desporto profissional. Como tal, esta participação e titulo devem ter sido bastante importantes para o Steve.

É pena em Portugal a aposta desportiva apenas girar, na sua maioria, à volta do futebol profissional!!! As Universidades não apostam e não têm grandes meios para apostar no desporto, mesmo a nivel de cursos de desporto!


O Steve à entrada da "Aldeia Olimpica"

Nos treinos

O equipamento

O grupo

Steve com um colega de equipa...

... e as colegas da equipa de Hóquei feminino que ganharam a medalha de Ouro

Momentos de descontracção





E para finalizar a beleza da "Aldeia Olimpica"

Não é a primeira vez que aqui no blogue destacamos a descendência sobralense espalhada pelo mundo, como tal damos desde já os nossos parabéns ao Steve e fica a dica para que nos continuem a enviar as vossas histórias, os vossos feitos, os vossos testemunhos...

20 comentários:

virgilio neves disse...

Parabéns ao Steve.
não tenho o prazer de conhecer o
atleta,mas o pai Claudino - meu vizinho - correu à rilha e ao ferrado comigo desde a 1ª à 3ª classe, quando partiu para o Canadá.

Anónimo disse...

Pois é nós aqui no nosso jardim à beira mar plantado, até por jogar ao berlinde eramos repreendidos no ciclo. P o desporto escolar o inatel lá arranjava uns trocos e qd n arranjava as nossas mães faziam uns bolos p vender no bar e arranjar dinheiro p irmos aos jogos inter-escolas!
Resta-me dar os parabéns ao steve por dar o seu melhor e agarrar as oportunidades q o pais dele lhe dá!

Anónimo disse...

Também deveria ser assim em portugal, mas aqui pagam-se balurdios de propinas e mesmo assim não há papel higiénico nas casas de banho das faculdades, quanto mais para praticar desporto!
Por curiosidade quanto se paga de propinas numa universidade publica do canadá?
Aqui pagam-se reformas milionárias a gestores de 4 anos de grandes empresas, mas para desporto nas escolas não há dinheiro!
Pfffff é o país que temos.
Que tenham mais sorte os descendentes sobralenses que moram lá fora.

Anónimo disse...

Upa upa q bem acompanhado Steve, são mm jogadoras de hóquei? Parecem + modelos! Ou então sou eu q tou habituado as nossas matrafonas do desporto. Só se safa mm a Naide!

Mariita disse...

Parabéns ao desportista e
que venham mais reportagens!

F Pereira disse...

Famel os Chineses nao alojavao os atletas em palacios de gelo,estas copias de palacios famosos sao feitos em gelo e assim que a temperatura sobe derretem.so para o show.quanto as propinas no Canada tambem sao caras,embora que os que tem boas marcas tem muintos programas que ajudao a pagar os estudos

jeco disse...

anonimo em portugal a futebol ,eu se bem me lembro ja jogava na escola e depois de 1974 ja havia ( bolsas de estudo)eu tive uma e nao sou doutor nem jogador profissional se nao a papel higienico talvez k vos depasais o orcamento e ainda trazeis pra casa .nao digas mal de portugal se nao conheces por fora. e mais ou menos igual a portugal ja agora.cito alguns. Eusebio,carlos lopes,rosa mota, pois e ainda pauleta e ronaldo cristiano e eu no atletismo por o sobral de s miguel o paulo jorge e o carlos marques e muitos mais e o FERNANDO GASPAR mas nem todos chegam ao topo da carreira mas nao e por falta de papel higienico lava o cu com a agua k puxas....hahaha

naifas disse...

Oh Jeco estás a confundir as coisas.
Eu também não sou doutor, mas fui impedido de ir a um campeonato nacional de atletismo porque a escola não tinha dinheiro para o transporte. E como os meus pais também não tinham, olha fiquei em casa a correr nos meus sonhos. E devo ter corrido muito porque acordava com cada dor de pernas...
Pelos vistos tiveste mais sorte tu nos anos 70 do que eu nos 90.
Se calhar a democracia ficou para trás, e vai ficando cada vez mais!

jeco disse...

oh naifas com respeito a isso fale com o ex presidente da junta Joao Pinto ele te pode explicar de onde vinhan as verbas eu abandonei por falta de pratocinadores nao havia como agora 500/1000 EUROS 1°LUGAR uma prova por mes e estava garantido.ATE A PROXIMA COMPANHEIRO DE CLUB. VIVA O BENFICA

naifas disse...

Pois mas penso que o problema que se estava a debater foi a falta de apoio ao desporto nas escolas, ao contrario de países como o Canadá, onde esse apoio existe!
Felizmente temos muito boa rapaziada a praticar desporto no Sobral. Os Galitos chegaram a levar muitos jovens às provas de atletismo e levam ainda a torneios de futebol. Mas e o papel das escolas na formação desportiva dos jovens?
No meu tempo falhou e hoje em dia parece continuar a falhar!
Mais uma vez digo que não sou doutor, mas compreendo a queixa do anónimo do dia 18-05-09 (12:18).

jeco disse...

naifas eu compriendi k estou a fugir ao debate mas em 1974/75 eu tinha diciplina de educacao fisica e antes todos os sabados tinhamos aulas de preparacao para soldados no ultramar, para mim estava a melhorar, anos depois por voltas de 96/97 vim a saber k o meu filho Jorge foi selectionado a nivel regional para partecipar no Porto a uma prova de selecsao nacional em atletismo chegando em 6° lugar, isto tudo por as escolas.
se agora esta mudado tendes as armas na mao,o VOTAR na mudanca,as manifestacoes,os debates,e mais violento o boicote e greves e cortes na estrada, brevemente estarei presente

ate a proxima

Anónimo disse...

As escolas hoje em dia mal tem dinheiro p as visitas de estudo, qt + p o exercicio fisico!
Vão-se remendando as coisas c professores de educação fisica a recibos verdes. Cala-se a boca aos professores desempregados pq se arranja umas migalhas p eles, e os q dizem q n há desporto na primária.
Mas ao fim ao cabo fica td igual.
Tapa-se c os remendos, m continua a ser um país sem formação desportiva.
Cabe lá na cabeça pagar as propinas q se pagam e n ter dinheiro p nd nas universidades?!

famel disse...

Durante o ciclo ainda fui a todos as provas de desporto escolar com a escola do Paúl. Corta-mato e ginástica ritmica. Mas no secundário fiquei apurada para os nacionais, prova a que não fui porque como eu era a única rapariga apurada, a escola alegou que era um gasto muito grande por tão poucos alunos!
Enfim, por alguma razão a Frei-Heitor Pinto estava muito melhor representada a nível desportivo do que a Campos Melo. Na altura nem pavilhão tinhamos lol felizmente agora a escola está melhor preparada, mas não sei como estão em termos de premanência nas provas do desporto escolar.

Pior mesmo foi na universidade... ainda tentamos realizar uns torneios com outras turmas de Arqueologia do país, mas a faculdade alegou que não tinha verba para suportar alojamento e alimentação para essas turmas :(
Enfim a malta pagava as propinas, mas não havia dinheiro para actividades extra curriculares, nem tão pouco para suportar duas semanas de campo arqueológico previstas no programa curricular.
Se queriamos escavar tinhamos que abdicar das férias para ir voluntariamente para escavações proporcionadas pelas câmaras ou professores!
No tempo em que se pagavam 20 contos ainda se entendia, agora a pagar quase 1000 euros...ta tudo na mesma...

jeco disse...

famel ai esta: greves e mais greves com umas bombitas de carnaval por o meio,nao sao os universitarios uma
grande maioria portuguesa e com peso na sociedade?
Mas para esquecerem isso festas com muita cerveja e vodka e depois quando acordam sao (corderos) quando em situacoes como estas devem ser lobos.
Sao os pais que pagam e eles assim nao se preocupam.
Cordeiros e o nome k vos dao o nosso pais vizinho e tem razao.

ate aproxima

famel disse...

Jeco devo então dizer-te que não estás devidamente informado.
Não há um único ano que não haja pelo menos uma greve de estudantes universitários.
Eu ainda participei em manifestações durante o meu tempo de estudante, tanto no secundário como na universidade.
Greves às aulas não fiz, porque os meus colegas alegavam durante essas greves o fim das propinas!
Abolir as propinas é coisa impensável, nunca poderia fazer-se isso!!! Agora pedir um valor mais justo de propinas e a sua correcta aplicabilidade, isso sim eram as razões que me levavam a manifestar-me!
Este ano os estudantes de Coimbra, tem feito novas formas de luta, mas infelizmente é mais importante nas televisões a final da liga dos campeões!!!
Quando os próprios meios de comunicação mostram isso, é sinal que é o que o povo quer!
E presumo que parte de este povo são muitos dos pais que pagam as propinas!!!!

Anónimo disse...

Provavelmente o jeco é c tantos outros q preferem preocupar-se c o duelo messi contra cristiano, do q a marcha silenciosa dos estudantes.

jeco disse...

futebol senhor anonimo isso para min esta em ultimo,e falei bem portugues,(manifestacoes com umas bombas por o meio) cordeiros façao barulho.

ate a proxima

jeco disse...

marchas silenciosas hahahahaaaa
voltamos ao tempo de salazar.)))))

ate a proxima

Anónimo disse...

Essa foi apenas uma das muitas formas de luta. Este ano assisti ao jogo da cadeira, luta de almofadas e tantas outras. Tudo simbólico e tudo com o seu peso.
Pelo menos os de coimbra fazem alguma coisa.

Carlos Sobreiro disse...

Nao so os de Coimbra uma greve Nacional a porta da casa de quem manda.