terça-feira, maio 12, 2009

Transportes amigos dos Ambiente

Preciso de dicas para restaurar a minha "solitária". Quem me ajuda????
Quero fazer da minha pasteleira uma "solitária do asfalto" e de este modo, colocá-la em andamento depois de tantos anos todos que passou parada! Parece muito envelhecida, mas acredito que ainda vou dar muitas voltas com ela.

Será o ressuscitar de uma bicicleta que em tempos foi muito requisitada e mais tarde largada ao esquecimento! Penso que depois de tantos anos a circular ela merece um futuro melhor, não acham?! Eu sei que o Sobral não é "Amesterdão", mas porque não fazer as pequenas voltinhas de bicla??? Fico à espera das vossas dicas para fazer da minha pasteleira uma beldade do asfalto!!!

10 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Espectáculo!!! Os travões ainda são "a ferros" em vez de cabos?

Também gostava de recuperar uma assim, mas a falta de espaço para a guardar ainda não me levou muito a procurar...

Se queres ser tu a recuperar a bicicleta, o melhor é começares por desmontar tudo. Tirar as rodas, volante, selim, ... e vai avaliando o que é ou não recuperável.
Depois, com lixas de água, vais limpando a ferrugem da bicicleta. Começas com lixas mais grossas e terminas com uma fina para não deixar marca. Se é para fazer tudo em casa, podes pintar com sprays. No stationmarchet há uns para carro que são de muito boa qualidade e que compensa o que se paga a mais. Compras um de primário e os que necessitares da cor desejada (manter uma cor da época ou a original) e dás pelo menos duas demãos de tinta. Para ficar durável, acabavas com um spray de verniz.

A corrente mais vale meter uma nova, que não vais querer que ela parta a meio de um passeio. O selim também não tem muito que se aproveite, mas não deve ser fácil encontrar igual. Não o deites fora porque podes vir a precisar da estrutura para mandar estofar.

Um pouco mais complicado, mas necessário, é a verificação das peças moveis. Eixos das rodas, eixo pedaleiro, carretos e caixa de direcção. Mesmo assumindo que todos eles ainda mexem e não estão destruídos pela ferrugem, precisam ser todos desmontados. Lá dentro de cada um deles irás encontrar umas esferas que precisam ser limpas com lixa de água fina. Limpas também o local onde as esferas andam com lixa fina e untas tudo muito bem com massa consistente.

Tens de verificar também os raios das rodas se estão para partir. Fazes um pouco de força entre dois para ver se aguentam. Se estiverem bons, limpas somente com lixa de água fina, para não riscar.
O roda pedaleira também só leva lixa de água fina.

O volante se for em ferro cromado é mais complicado limpar, porque mesmo com lixa de água fina vai deixar marcas. Se assim for, tenta tirar o máximo de ferrugem com massa de polir de carro.
Se for em metal não cromado, podes voltar a usar a lixa de água fina...


Peças para essa bicicleta, não sei se arranjarás em alguma loja na Covilhã. Há muito que não se vê por cá vender destas "pasteleiras". Em castelo branco, entre o jardim do paço e a Sé, há uma loja no lado esquerdo que ainda vende destas bicicletas, com travões por ferro e tudo. Se precisares de algo, aí devem arranjar. Selim, travões, pedais, ...


Bem, assim que me lembre, seria o que eu faria se a bicicleta fosse minha. Mas vai ouvindo mais opiniões e juntando o melhor de todas.
Se precisares de mais alguma dica, aí no blogger tens o meu mail!

Bom restauro!

Anónimo disse...

Bela bicana, mas tens muito trabalho a fazer para ficar catita.

moka disse...

Gosto de fazer restauros, defendo uma segunda vida.

Se queres voltar a dar umas voltas na "solitária", tens que dispor de muitas horas num trabalho, como se adivinha vai ser duro e sujo.

O Rui Peixeiro fez uma longa lista de tarefas a desempenhar e dicas importantes a ter em conta.

Bom trabalho !

Anónimo disse...

Ideias genial, nos tempos que atravessamos!

Parece-me que o Rui Peixeiro é entendido na matéria, porque não lhe pedes ajuda?

Quando for ao Sobral vou ver-te andar de bicicleta! Não é giro!

Maria Ideias

joaneco disse...

famel que tal começares por lhe meteres uns peneus he he he..

famel disse...

Rui obrigada pelas dicas! Já me tinha mentalizado que iria ter pela frente uns dias atarefados, mas pelos vistos parece que vão ser mesmo muito trabalhosos...
Será uma das metas a atingir no póximo ano, porque este já tenho tarefas a mais!!!
Os pneus, que supostamente serião a ultima peça a colocar, são curiosamente a única coisa que já tenho eheheh

Mariita disse...

Concordo contigo Famel, o Sobral não é Amesterdão, mas eu também ainda não perdi a esperança de levar uma bicicleta para o Sobral.
Por agora, talvez te mande uma foto da primeira que tive.
Um sonho tornado realidade, numa luminosa manhã africana, com o meu pai a tirar-me da cama para ir ver uma jibóia...brrrrrrrrrr!! logo eu que tenho pavor das cobras!
Afinal, era só uma "Raylle" novinha, que tinha acabado de chegar para mim de Nova Lisboa!

Dicas para arranjares esta, já os entendidos te deram, e, vais ter mesmo muito trabalho, mas vai em frente!

jeco disse...

vende-se bicikleta modelo da famel 100 euros com controlo tecniko em dia

jeco disse...

ha ja me eskecia modelo de mulher

jeco disse...

para a meteres modelo de mulher a tua tens k cortar o tubo k vai do guiador a sela