sexta-feira, julho 31, 2009

Ainda há quem pense que a natureza come tudo...




Numa das minhas voltas encontrei uma lixeira clandestina


Aventuras dos Sobralenses

Como já vem sendo hábito muitos dos nossos leitores gostam de partilhar connosco as suas aventuras, passeios e passatempos. Nós aqui gostamos de saber que anda por aí muita gente aventureira e com grande espirito de diversão, independentemente da idade. A Maritta com a próxima "reportagem" que vamos ler, faz ver aos mais novos e perguiçosos (tipo eu que para andar de bike não me esforço muito lol), que devemos aproveitar bem a vida e as alegrias que estas coisas nos dão!


Bike Tour Porto 2009 - Eu estive lá!


Pela segunda vez, estive no Bike Tour, evento de que sou fã desde a primeira hora, Porque: a causa, o convívio, a festa e, claro, "ganhar" mais uma bicicleta, são razões mais que suficientes para participar e pedalar!
Este ano, tinha ainda o atractivo do percurso, diferente daquele que fiz no primeiro ano e, que, sem dúvida, convidava a um espraiar de vistas pelo magnífico estuário e foz do rio Douro. Os participantes são aos milhares, este ano - ao que dizem - 7.500!
A aventura começou bem cedo, no Castelo do Queijo, com o embarque em autocarros dos STCP, que levaram os participantes para a ponte da Arrábida, onde, depois de algumas horas de espera, foi dada a partida rumo à Afurada, com passagem pelo cais de Gaia, tabuleiro inferior da ponte Luís I, marginal do Porto, Alfandega, Foz, Castelo do Queijo, sendo a meta no Passeio Atlântico.
Matosinhos, Gaia e Porto, três bonitas cidades unidades por uma mesma causa, promovendo a utilização da bicicleta como meio de proporcionar a todos os cidadãos uma vida mais saudável, onde é possível combinar o prazer de um invulgar e bonito passeio com a prática de exercício físico.
Aqui fica o meu registo fotográfico, e, o desejo de que no próximo ano, alguns Sobralenses que estejam no Norte me queiram fazer companhia.

Bike Tour 2009, 19 de Julho, 8h30m, todos ao Castelo do Queijo-Matosinhos!

Uma das portas de embarque (passe a publicidade) ...

Na ponte da Arrábida, mirando o Douro a unir-se ao mar, as bicicletas alinhadinhas à espera dos atletas.

Hora de equipar e testar a segurança

Convívio e alegria entre os participantes!

Os laranjas em número superior aos verdes...

As margens do Douro que unem Gaia e Porto, foram o cenário perfeito para este magnífico passeio.

A ponte Luís I, que já viu passar por ela todos os meios de transporte terrestres, acolheu os participantes rumo às cidades do Porto e Matosinhos. Boa viagem e até para o ano!


"Reportagem" partilhada pela nossa amiga Mariita

quarta-feira, julho 29, 2009

Divulgação

E porque já todos sabem que a malta do Sobral vai a todas, a Inês Silva dos Trigais fez questão de nos enviar o cartaz da festa que irá realizar-se nos dias 15 e 16 de Agosto.



Será então mais uma festa para o pessoal ir "picar" o ponto!


terça-feira, julho 28, 2009

Memórias da Fonte da Ponte

Pois é caros leitores, a Fonte da Ponte desperta as memórias de todos nós e depois da publicação anterior, rapidamente recebemos outro contributo para enriquecer ainda mais a história e memória do local.
Foi o Sobralfilho que partilhou connosco as fotos que se seguem! E é também ele que em jeito de desafio nos coloca as seguintes perguntas:



"Num dia de Verão e com muito calor, do ano de 1965, encontramos esta rapaziada, aparentemente de boa disposição, junto da Fonte da ponte.
- O que faziam ali?
- Quem são?
- E o que fazia ali um veterano (homem para os seus 45/50 anos), com os "ferrinhos" na mão?"
(Reportagem fotográfica de Fernando Paulo)


- Aquele que responder cabalmente a todas as questões, arrisca-se a ganhar uma garrafa de Zimbro. (A propósito de Zimbro, a Famel foi uma das premiadas com uma zimbrada, num passatempo anterior. Famel, diz da tua justiça... Era bom ou assim, assim...)


Sobralfilho

segunda-feira, julho 27, 2009

Antes e Depois V

Hoje pretendemos apresentar aqui no blogue a evoluação da Fonte da Ponte. Conseguimos reunir algumas fotos que "tocam" várias gerações. A fonte passou por algumas mudanças enriquecedoras e a sua história também é muito rica (tal como ja documentamos em posts anteriores). É realmente um conjunto arquitectónico muito importante para a nossa aldeia.


Antigamente deu de beber aos sobralenses e deu "que ver" aos jovens rapazes

No novo milénio deu-se a passagem do azulejo ao xisto

A Fonte da Ponte em 2000

Cá está ela em 2008 de cara lavada já sem o azulejo

Hoje os jovens costumam sentar-se nas suas escadas nas noites de Verão e preferem outras bebidas mais frescas à água das bicas...

Hoje criaram-se também os mitos em redor da qualidade da água. Para muitos é a mais pura e fresca da aldeia, para outros falta-lhe o devido tratamento que poderá evitar alguns desarranjos corporais que alguns parecem sofrer quando a bebem!
Há ainda quem diga que os forasteiros que beberem da água da fonte casarão no Sobral...
Como vêm esta nossa fonte tem muito que se lhe diga!

As fotos são dos leitores Moka e Fernando Paulo Antunes


sábado, julho 25, 2009

sexta-feira, julho 24, 2009

Sobralense na Argélia

Hoje gostava de partilhar com todos os leitores do Blog a aventura de um sobralense pelas areias do Deserto.



Foi proposto ao meu pai ir 3 meses para a Argélia para ajudar na finalização de uma obra. Ao inicio a ideia parecia-lhe um pouco estranha e recusou por várias vezes. No entanto no inicio de 2009, talvez ainda levado na inspiração da passagem de ano e nos votos de renovação que nesta altura é normal se fazerem, decidiu aceitar a proposta que a empresa, onde trabalha há mais de 10 anos, lhe fez.

E lá foi o Tó Custódio para a Argélia.

Nos primeiros tempos tudo lhe parecia bastante estranho, pois a Argélia é um pais com tradições e modos de vida muito próprios, mas com a convivência dos colegas e com os muitos telefonemas e mensagem para cá, tudo se ia amenizando.



A verdade é que já lá vão quase 7 meses e já é a terceira vez que o meu pai parte para a Argélia.


Aqui ficam registados alguns momentos





quinta-feira, julho 23, 2009

Nunca é demais lembrar!

O país e o mundo andam às avessas...
Por aqui, médicos administraram medicamento que cegou doentes, Alegre despede-se hoje do Parlamento depois de 34 anos "poéticos" na Assembleia, mais um criminoso que paga a sua pena apenas na prisão das paredes da sua casa com uma bela pulseira electrónica, o Algarve passa o Verão com menos turistas, mas o que nos ultimos dias parece andar a preocupar os portugueses e o mundo é mesmo a Gripe A.
Primeiro foram as máscaras, o medo de viajar, agora há festas com o intuito de contagiar o maior número possivel de pessoas para que a imunidade se adquira naturalmente...
A outro nivel a preocupação parece ter algum sentido, de um caso por semana, passamos a 14 por dia só no nosso país!
Ok há doenças mais fatidicas, mas ao ritmo que a coisa está e depois da dose de preocupação que tenho levado dos médicos, não custa alertar, também aqui no blogue, para os cuidados que devemos ter para não sermos contagiados!
São previstas 2,1 milhões de baixas por causa da gripe, a pandemia pode "roubar 740 milhões ao PIB nacional... BOLAS!!!! E se estamos em crise, que falta nos fará este rico dinheirinho!!! Portanto cá vão as dicas do que devemos fazer para não sermos contagiados e de este modo não contribuir para a estatistica:

Eu sei que já devem estar fartos de saber, mas não custa lembrar:


OS SINTOMAS



COMO SE PROTEGER



E UM POUCO DE HUMOR



Para Sonhar!!

O eclipse parcial do Sol que apenas foi visivel a Oriente.

A foto do eclipse foi captada no mar ao largo das Filipinas... lindo não é?!

terça-feira, julho 21, 2009

Rota dos Almocreves/ Caminhada Nocturna

(clicar sobre o cartaz para aumentar)

segunda-feira, julho 20, 2009

Visita ao Sobral

Partilhamos com vocês esta visita ao Sobral, relatada aqui no blogue pela Mariita. Para aumentar cliquem nas imagens.




























quarta-feira, julho 15, 2009

Natureza

Daqui a uns meses quando o Verão passar:



Serão as primeiras castanhas do pequeno e solitário castanheiro...


Serão amoras de um silvado sem fim...


E eu fico com água na boca a aguardá-las....

terça-feira, julho 14, 2009

Nova Imagem

Com a chegado do Verão e do Calor já estávamos a precisar de uma nova imagem no nosso querido Blog.
Assim, e não fugindo muito da imagem original espero que todos gostem da nossa nova imagem e continuem a contribuir com novas ideias, novas reportagem, fotografias, recordações e claro com todos os vossos comentários construtivos.

domingo, julho 12, 2009

BICHOS!!!

Bichos no campo há muitos, mas estes parecem mutantes, uns muito gordos e outros tísicos! Ora vejam os exemplos!

Algures na levada de uma presa sobralense descobrimos esta big lesma... como diriam os amigos do Gato Fedorento " (...) é muita gosma!!! "


Mesmo ao lado uma rã que se esqueceu de comer o seu pratinho de moscas... e ficou assim um bocadinho para o magrita!

Mais uma vez a Natureza Sobralense no seu melhor!

Divulgação

Como sabemos que gostam de recordar, têm aqui a possibilidade de reviver os dias árduos da malha.


Podem também recordar a malha realizada no Sobral no ano passado no seguinte link

http://sobraldesaomiguel.blogspot.com/2008/07/malha-do-centeio.html

sexta-feira, julho 10, 2009

Feira de São Tiago

Como já reparei que existem visitantes do blog interessados em saber o programa das festas de São Tiago na Covilhã aqui fica o cartaz com as principais actuações.

quarta-feira, julho 08, 2009

Senhora das Preces

“Noutros tempos” no primeiro fim de semana de Julho, muita gente do Sobral e das Beiras em geral, motivados pela fé ou pelo divertimento, se dirigia ao Santuário da Senhora das Preces. Por esta altura via-se a Serra do Açor e os seus montes coloridos de gente com os cestos da merenda à cabeça cantado as suas cantigas.
Mas a tradição já não é o que era, hoje a Romaria não tem a visibilidade que tinha no passado, quando de todos os caminhos aparecia gente com destino ao Santuário. Também os romeiros já não se deslocam a pé, salvo alguém em cumprimento de alguma promessa .
Depois de muitos anos a ouvir falar da Senhora das Preces, de também ouvir cantar algumas quadras sobre ela, este ano por lá passei. Subi também ao Monte Culcurinho onde está a capelinha da Sra das Necessidades. Penso que alguns de vós têm experiência de romeiros, estiquem as vossas memórias e contem-nos como eram vividos esses dias, como passavam o caminho, o que levavam na merenda, o percurso que seguiam, e tudo aquilo que acharem por bem dar-nos a conhecer.



MONTE CULCURINHO

Sra das Necessidades


A guieira não deixou ver "de lá para cá"


SANTUÁRIO



Capelas da Via-Sacra







Procissão

Casal de romeiros "à antiga"