segunda-feira, dezembro 07, 2009

Copenhaga: Cimeira da ONU sobre alterações climáticas

Por estes dias, os "senhores do mundo" decidem o nosso futuro em Copenhaga, capital de um país que é um bom exemplo de como, havendo vontade, se podem reduzir de forma drástica as emissões de gases de estufa. Será que aprenderão por lá alguma coisa, ou estarão – mais uma vez - a “fazer de conta” que se vão entender e pôr em prática as medidas de preservação do planeta azul? Sei que na abertura da Cimeira já foi passado um filme "choque", para tentar sensibilizar aquelas excelências, para os desastres que as alterações climáticas estão provocar e que se agravam a cada minuto que passa. Por isso, bem a propósito aqui fica um vídeo que o Sobralfilho publicou no seu blog e que espelha de forma tão dramática esta realidade do nosso mundo. Não seria demais se os "Cimeirantes" também lhe dessem a devida atenção!


"EARTH SONG by MICHAEL JACKSON (CENSURADO NOS EUA) - um dos maiores poluidores do mundo e que está presente na Cimeira...

3 comentários:

Anónimo disse...

numa epoca tao evoluida como a nossa sera que esta gente nao podia ter feito esta cimeira por "video conferencia" assim teria havido um pouco menos poluiçao ao juntar toda esta gente?

sobralfilho disse...

Tens um pouco de razão, anónimo.
Tanta gente junta gera uma factura pesada ao planeta. Mas o tema é tão importante que os problemas tem de se discutir de frente,olhos nos olhos, cara a cara... e mesmo assim o acordo não será fácil!

Eis alguns números em:

http://origin.planetasustentavel.abril.com.br/blog/redacao/211871_post.shtml

- Tudo é superlativo em Copenhague
Um dos aspectos que mais impactam, na Conferência do Clima – COP15, que começou hoje em Copenhague, na Dinamarca, são os números que envolvem o evento. Segundo a organização do encontro, 192 países estão representados e é prevista a participação de 110 chefes de governo e de estados, até o encerramento, no dia 18. A reunião deverá gerar movimentação de aproximadamente 17 mil pessoas, bem acima da edição passada, na Polônia, em que houve a presença de 9,3 mil pessoas. O custo direto para a realização do evento também não é nada barato. Está calculado em 2 milhões de euros.

Nesta ciranda de números, a delegação brasileira se destaca ao estar representada por 750 integrantes, o que é inédito até hoje. O grupo reúne 182 organizações, entre órgãos do governo, entidades e empresariado, que é a maior parcela.

Entre as organizações observadoras, que acompanharão o evento, são estimadas mais de 1 mil pessoas. São representantes do comércio e da indústria a jovens, além de integrantes da rede da ONU - Organização das Nações Unidas.

A cobertura da mídia também é digna de nota. Onze agências de notícias mundiais foram mobilizadas para a conferência. A quantidade de jornalistas credenciados ultrapassa 1,5 mil profissionais. O total de pedido de credenciamentos, no entanto, foi de 5 mil pessoas, o que segundo a secretaria da COP-15, seria inviável, já que o Bella Center - local que sedia o encontro - só comporta 15 mil, em 60 mil m2 de área, que deverá abrigar os delegados e demais participantes.

Segundo a secretaria da COP15, com toda a circulação estimada para a capital dinamarquesa, será emitido um significativo volume de CO2. Para a compensação, a Dinamarca desenvolverá um projeto na cidade de Bangladesh, na Índia, por meio da Agência Dinamarquesa de Energia. A estimativa é que sejam compensadas mais de 50 mil toneladas anuais de emissões, em função do encontro. (Sucena Shkrada Resk)

pobre disse...

Esta música vale muito mais do que todas as cimeiras que já se fizeram e ainda se vão fazer em relação à situação do planeta!

Conversa fiada que não vai dar em nada.

Prefiro sonhar com este som, para mim, o melhor do Michael!