domingo, maio 24, 2009

Há que poupar :)

"À semelhança do que fazem as crianças, urinar no duche deve tornar-se uma prática comum entre os adultos. É o que defendem algumas ONG (como a SOS Mata Atlântica) que ressaltam a importância da poupança da água. Cada descarga de autoclismo pode consumir entre doze a sessenta litros de água. Se pelo menos uma descarga por pessoa for poupada, é só fazer as contas aos litros de água que se não gastam. E os médicos dizem que não há consequências para a saúde, desde que o banho seja tomado em água corrente.
Afinal, ajudar o planeta não custa assim tanto!"


Noticia ionline.pt

20 comentários:

Anónimo disse...

Claramente, poupar água é um dever. Embora isto não tenha directamente a ver com Sobral de S. Miguel...

Mariita disse...

Desconfio que já todos os portugueses fazem isso...
E, já agora, não se esqueçam de ter um balde na casa de banho, para de cada vez que tomam o refrescante banho o encherem, até que chegue ao chuveiro a água quente. Essa àgua será depois utilizada em vez da descarga do autoclismo.
Nem queiram saber a quantidade litros de água que poupam!

Anónimo disse...

Devia ser uma constante nas nossas vidas... poupar água...
Em casa poupa-se, pelo menos fazemos um esforço. O Chuveiro, na altura do banho, deixou de estar sempre a correr.
A Mariita deu-me mais uma dica para poupar.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Epa q mania estupida de olhar p o proprio umbigo! Sinceramente porque raio noticias como estas nao tem a ver c o sobral? Por acaso no sobral n se gasta água?
Só me apetece dizer: GENTE ESTUPIDA!

famel disse...

Anónimo das 9:24, concordo contigo também não precisas de te zangar! Olha que os nervos fazem mal ao coração, e logo na 2ª feira contam a dobral eheheh
Isto de poupar água é importante em qualquer parte do mundo.
Se todos, mas mesmo todos, pouparmos um bocadinho, estamos a poupar litradas de água!!!
Já para não falar na poupança de euros.
E sinceramente ao primeiro anónimo digo-lhe que isto tem directamente a ver com o Sobral, ou não fosse o nosso concelho um dos que mais pagam pelo métro cúbico de água! Portanto se conseguirmos ajudar os sobralenses a poupar, melhor!
Eu aprendi com a minha sogra a boa prática de usar o balde para aproveitar a água do chuveiro.
Com a minha mãe aprendi a aproveitar a água de lavar os legumes para regar flores!

sobralfilho disse...

Um autoclismo com 60 litros de água? 12 garrafões de 5 litros?
Isso não é uma descarga de água - É uma trovoada...

(Com esta crise global, quem é que ousa cagar assim?...)

moka disse...

É obrigação de cada um de nós, poupar o máximo que puder, não importa onde.

Há alguns anos atrás, vi num documentário, uma forma de poupar muita água com o autoclismo, e consistia em colocar no seu interior um tijolo, se bem me recordo no final do ano, poupa-se várias centenas de litros de água.

jeco disse...

tanta coisa mijar ao mato no sobral e nas cidades mijar e cagar onde se toma a bica e eles k se desenraskem com a agua

acatar disse...

parece bizarro mas parece certo...

Anónimo disse...

Bem. Estou a rir-me neste momento..
É, por isso, que quando chego à EDP, não dispenso a espreitadela ao blogue...
Às vezes fico nostálgica e com saudades. É bom !...
Outras vezes rio à gargalhada. É igualmente bom!...
O Sobral está cheio de gente gira, viva, brincalhona, participativa.
Fico tão contente!...
Jeco: Parabéns. O teu comentário ultrapassa-me.É "sensacional"
Beijinhos a todos
Maria Ideias

naifas disse...

Então e porque não colocar um redutor de caudal nas torneiras? Acreditem que também vão poupar muita água!

jeco disse...

Camarada de club
e se fosse um STOP CAUDAL.
E basta dois cliks abrir e fechar e so custam dois euros cada e facil instalacao.
ate a proxima

Anónimo disse...

Eu concordo perfeitamente o facto de se poupar agua cabe a todos nos pois é um bem que temos de preservar! Por isso mm deixo vos aqui uma dica: a agua da cozedura dos legumes pode ser aproveitada para eliminar as ervas dos jardins e terrassas; é ecologico e natural nao necesitamos de utilizar produtos quimicos!

jeco disse...

nao ignoro o k disse o anonimo,mas esqueceu a temperatura da agua por que se for a ferver pode eliminar nao so as ervas mas completamente o jardim.

ate a proxima

Anónimo disse...

respondendo ao jeco! eu concordo perfeitamente contigo mas quando dei a dica referia me as calçadas e no jardim claro que tem de ser longe das flores e companhia se nao la se vai tdo! eu utilizo essa tecnica na minha terrassa uma vez que tem algumas fissuras no cimento e la vem as ervas malditas e tb numa pequena calçada e no jardim so junto ao contorno do jardim pk se nao la se vai tdo! e eu deito logo assim que termino de cozinhar ate mm qd faço massas! e resulta bem, e mais uma vez volto a dizer, é ecologico ja que agora comecei a ter cuidado com o que deito no meu jardim e na minha horta!

ate breve

jeco disse...

ja agora como no sobral se esta a utilizar muito os erbicidas e parece k sao carisimos e com qualidades nefastas para o meio ambiente, porque nao comecar a utilizar rolos de plastico preto e serve pra muitos anos.

ate a proxima

silence disse...

" Para reduzir o consumo anual de água e, naturalmente, a sua conta mensal, basta aplicar estas simples dicas em casa, tornando-os, a pouco e pouco, em hábitos de poupança para o seu quotidiano.


Para além de poupar dinheiro, estará a salvaguardar um dos bens mais preciosos da terra, que infelizmente se tem tornado cada vez mais escasso.

Pode poupar água começando por actos tão simples como quando lava as mãos, os dentes ou se barbeia. Se mantiver a torneira fechada ou encher o lavatório para fazer a barba, pode poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.

Na casa de banho, opte pelo duche em vez do banho de imersão (gastará 50% menos água) e, se possível, encurte a duração dos duches (menos 2 minutos debaixo do chuveiro implica uma poupança de 40 litros de água!) ou desligue a água no momento de se ensaboar e/ou de aplicar champô.

Ponha todas as torneiras a poupar para si com redutores de fluxo – uma pequena peça que se encaixa na torneira e que consegue reduzir o seu caudal em cerca de 50%. Outras sugestões incluem as torneiras electrónicas com sensores, activadas apenas com a passagem das mãos; ou as torneiras temporizadas, que desligam automaticamente após alguns segundos.

Os redutores de fluxo podem ainda ser aplicados aos chuveiros ou, em alternativa, pode adquirir um chuveiro de baixo fluxo para poupar ainda mais água!
Enquanto espera que a água na banheira ou duche aqueça, coloque um balde ou uma bacia para recolher os primeiros litros de água, utilizando-a para regar plantas, para encher os bebedouros de animais de estimação, para lavar uma peça de roupa à mão ou o chão da cozinha.

Cada vez que descarrega o autoclismo, gasta 10 a 15 litros de água. Possíveis sugestões: contenção nas vezes que descarrega, instalação de autoclismos duplos ou com botão de controlo, recurso ao método tradicional de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo. Na deite lixo desnecessário na sanita, vai obrigar a mais descargas.

Certifique-se que não tenha fugas de água em nenhuma divisão da casa – podem parecer apenas alguns pingos, mas, se não forem concertadas, as fugas podem custar-lhe mais 30 litros de água por dia!

Não lave o carro com uma mangueira, mas sim com um balde e esponja – em vez de 500 litros de água, vai consumir apenas 50 – uma grande diferença para a sua carteira!

Na cozinha, não deixe a torneira a correr enquanto lava a loiça, optando por encher um dos lados do lava-loiça com água fresca que pode servir para retirar o detergente das peças já esfregadas. Se tem máquina de lavar, não passe a loiça por água antes de a colocar na máquina – não contribui para a eficácia da lavagem e consegue poupar até 75 litros!"

silence disse...

" Ainda no que toca às máquinas de lavar loiça e roupa, só as ponha a funcionar quando estiverem cheias, se não, o desperdício de H2O será elevadíssimo. Se não tiver alternativa, escolha programas mais curtos e/ou económicos, para garantir algum nível de poupança.
Quando lavar alimentos, caso das frutas e legumes, aproveite essa água para regar as plantas lá de casa. O mesmo truque pode ser aproveitado quando muda a água de um aquário.
Mantenha sempre uma garrafa de água no frigorífico, para quando lhe apetecer água fresca, não deixe a torneira a correr até esta estar suficientemente fria.
Quando tiver de cozinhar com água, reduza a quantidade que coloca na panela e cozinhe com a tampa. Para além de poupar água, vai conservar muitos dos nutrientes e vitaminas dos alimentos cozinhados desta forma.
Utilize água fria sempre que possível, poupando assim na água quente. Evite descongelar alimentos com a torneira da água a correr, optando antes para um descongelamento natural ou com recurso ao microondas.
Quanto à rega de plantas e jardins, esteja atento ao solo para saber quando é que os seus verdes precisam realmente de água. Sabia que a maior parte das plantas morre de excesso e não da falta de água? Se a jardinagem não for a sua especialidade, existem os medidores de humidade do solo para o ajudarem – pode poupar muita água com recurso a esta pequena engenhoca! Nos meses mais quentes, regue o jardim de manhã quando estiver mais fresco, para que a água não evapore muito depressa. Evite regar em dias ventosos. Regue devagar, para permitir que a água se infiltre bem no solo, o que vai implicar menos regas.
Se tiver um sistema de rega, teste a sua eficácia em termos de tempo necessário para regar, programe-o para de manhã e certifique-se que a água não está a ser lançado para zonas que não sejam verdes!
Se conseguir, resista às decorações de jardim, como as quedas de água, chafarizes ou fontes, a não ser que essa água possa ser reciclada.
Se tem piscina, procure trocar os filtros tradicionais por filtros específicos, que permitem poupar água. Aplique uma cobertura na piscina – ao fazê-lo irá reduzirá a evaporação da água em 90%, ou seja, poupará aproximadamente 3800 litros de água por mês!
Aproveite a água da chuva, captando-a em baldes para depois utilizar para regar as plantas e o jardim, ou para usar na lavagem das varandas, dos pátios e caminhos do exterior da casa, por exemplo. Caso contrário, evite a mangueira quando quiser limpar as zonas exteriores da casa, utilizando antes uma vassoura. "

silence disse...

( cont. ) " Ainda no que toca às máquinas de lavar loiça e roupa, só as ponha a funcionar quando estiverem cheias, se não, o desperdício de H2O será elevadíssimo. Se não tiver alternativa, escolha programas mais curtos e/ou económicos, para garantir algum nível de poupança.

Quando lavar alimentos, caso das frutas e legumes, aproveite essa água para regar as plantas lá de casa. O mesmo truque pode ser aproveitado quando muda a água de um aquário.

Mantenha sempre uma garrafa de água no frigorífico, para quando lhe apetecer água fresca, não deixe a torneira a correr até esta estar suficientemente fria.

Quando tiver de cozinhar com água, reduza a quantidade que coloca na panela e cozinhe com a tampa. Para além de poupar água, vai conservar muitos dos nutrientes e vitaminas dos alimentos cozinhados desta forma.

Utilize água fria sempre que possível, poupando assim na água quente. Evite descongelar alimentos com a torneira da água a correr, optando antes para um descongelamento natural ou com recurso ao microondas.

Quanto à rega de plantas e jardins, esteja atento ao solo para saber quando é que os seus verdes precisam realmente de água.

Sabia que a maior parte das plantas morre de excesso e não da falta de água? Se a jardinagem não for a sua especialidade, existem os medidores de humidade do solo para o ajudarem – pode poupar muita água com recurso a esta pequena engenhoca!

Nos meses mais quentes, regue o jardim de manhã quando estiver mais fresco, para que a água não evapore muito depressa. Evite regar em dias ventosos. Regue devagar, para permitir que a água se infiltre bem no solo, o que vai implicar menos regas.

Se tiver um sistema de rega, teste a sua eficácia em termos de tempo necessário para regar, programe-o para de manhã e certifique-se que a água não está a ser lançado para zonas que não sejam verdes!

Se conseguir, resista às decorações de jardim, como as quedas de água, chafarizes ou fontes, a não ser que essa água possa ser reciclada.

Se tem piscina, procure trocar os filtros tradicionais por filtros específicos, que permitem poupar água. Aplique uma cobertura na piscina – ao fazê-lo irá reduzirá a evaporação da água em 90%, ou seja, poupará aproximadamente 3800 litros de água por mês!

Aproveite a água da chuva, captando-a em baldes para depois utilizar para regar as plantas e o jardim, ou para usar na lavagem das varandas, dos pátios e caminhos do exterior da casa, por exemplo. Caso contrário, evite a mangueira quando quiser limpar as zonas exteriores da casa, utilizando antes uma vassoura. "

JECO disse...

Acho k e o fim deste comentario,silence os meus parabens vens de explicar as regras fundamentais de poupar agua, espero e k todos sigam.

ate a proxima