quarta-feira, novembro 08, 2006

Naturalmente...Sobral!







14 comentários:

Asno disse...

Deve por aí haver gente que sabe a utilidade da planta que a serranita apresenta nos buracos das paredes, com uns chapeuzinhos verdes.
Se ninguém souber eu depois digo.
Até breve!

Hugo Silva disse...

Sim senhora muita categoria nas fotos =) lol.. de facto o sobral assim ate parece giro..

tava a tentar arranjar uma justificaçao para durante 16 ou 17 anos da minha vida nunca querer ir la.. LOLOLOLOL

complicadissimo.. enfim ..

beijinhos e abraços

finadamina disse...

Serranita, lindas "pelingrafias"!
Parabéns!
Tanto que eu brinquei com os "coucilhos"!

amigo disse...

consselhos! consselhos! consselhos! meu amigo

Fétera disse...

Nem todos têm a capacidade de ver a beleza da nossa terra!
Não é preciso fotos bonitas, basta apreciar cada recanto, cada por do sol, cada manhã, cada brisa fria e cada raio de sol!
Basta enquadramo-nos na paisagem, nas vivências e no trabalho!
Basta deixar para trás o fernezim da cidade!
E acima de tudo, basta ter uma ou duas gotas de sangue sobralense, para nos deixarmos contanimar.

Fotos excelentes, por acaso não és fotografa???

famel disse...

Concordo fétera...até nos dias menos bons encontramos no sobral, algo k nos toca e nos faz sentir melhor!
Agr no Outono, basta sair à rua e sentir o arrefecer do lusco fusco ou sentir o misto de cheiros do fim da tarde. O cheiro da lenha a adrer nas lareiras e o cheiro dos alambiques misturado com o cheiro das árvores e folhas lavadas pela chuva que caiu...
Contudo entendo o Hugo, criado na cidade p ele vir ao sobral devia ser uma seca!
Espero que aos pcs isso mude!

Mariita disse...

Quantos almoços e ceias foram preparados com os consselhos, e espalhados pelas escaleiras do Barreiro, com mães e vizinhas a bredar porque só sabiamos fazer asneiras!
Boas recordações e lindas fotos, que as não deixam esquecer.
Parabéns!

Serranita disse...

A planta do chapelinho verde é uma "Umbilicus rupestris", da família das
Crassuláceas, vulgar/ chamada bundle, conselhos, coucilhos, conchelo e ( o meu preferido) umbigo de Vénus.Possivelmente tem mais nomes populares.
Eu usava-a de criança para fazer sopas e saladas para as bonecas. Mas acho que havia quem a usasse para atordoar peixinhos.
Não fétera, não sou fotógrafa, mas a máquina acompanha-me muito, e quando vejo (e sinto) assim um ambiente não resisto a fotografar!:-)

Mariita disse...

Bacelos; Bifes; Cachilro; Chapéus-de-parede; Cauxilhos; Chapéu-dos-telhados; Cochilros; Conchelos; Copilas; Couxilgos; Orelha-de-monge; Sombreirinho-dos-telhados; Umbigo-de-vénus


In: aguiar.hvr.utad.pt

Penssador disse...

este cer vivo é utilizado na Russia como meio de comunicação,
foi provado cientificamente durante a guerra fria .
alguns soldados forão informados da chegada dos inimigos algumas horas antes pelos camponezes que utilizavão este meio de comunicação numa distancia de mais de 3000 Km.
Oje em dia é utilizado por algumas familias ruais .
A tecnica é simples e deitar-se de barriga para o chão com a cabeça em direcção de este ao lado dos conselhos depois tudo vai rapido se alguem passa no outro lado é falar!
a pessoa que passa no outro lado vai uovir e podem comessar uma converssa sem nenhum complexo porque se tem a impresção que a psessoa ésta mesmo ao nosso lado.
Lembro-me de pequeno que avia uma fabula onde as plantas e os animais falavão como os homens .
Talvez a tecnologia dos homens não é assim tão sufisticada.
Mas nos faz esquesser a pureza com que nos viemos ao mundo .
Faz dos homens o primeiro inimigo da natureza .
conclusão mesmo se não estamos colados ums aos outros fisicamente estmos todos ligados ums aos outros e as plantas por uma frequencia de ondas que pouca gente admete esta tioria.

Hugo Silva disse...

Vai mudando.. uma das cenas era eu viver num predio mesmo com paredes e muitas condiçoes e quando ia ao sobral era só disso.. pa 1 gajo da cidade isso nao era normal e era desconfortante.. otra cena era a porcaria da viagem demorar sei la... 5horas :S e agora e autoestrada e inda por cima com carta e sempre a fundo =) ate da gozo fazer a serra de rallye HEHEHEHE

Mas agora a casa da avó do adro está a ficar mm 5 stars!Por isso contem muitas vezes comigo la =D quer dizer.. acho que a avó po ano ja vai viver de vez po Sobral por isso secalhar nao irei tantas vezes pa nao a incomodar =)

Susete tou a pensar levar a troop ai na passagem de ano.. =P ainda n sei porque isso é morto e esta malta so quer e discos.. eu ca odeio.. pa mim basta alcool e 1 cantinho pa eu encostar LOLOLOLOLOL =)

penssador boa teoria ;)

famel disse...

epa morto no fim d ano n costuma ser..pelo contrario a malta de fora k tem vindo cá curtiu à brava o nosso cantinho e a festarola no salão! gostaram tanto k repetiram e vao voltar a repetir...

Sobralfilho disse...

Naturalmente... Boas fotografias.

virgilio neves disse...

As flores dos consselhos não eram uns grãozinhos a que chama´vamos arroz? e na base das plantas mais velhas não saiam uma bolinhas que eram as batatas? Que saudades dos meus 5 anos...