quinta-feira, janeiro 15, 2009

Actividades alternativas

No Sobral não é muito comum ver a malta andar de bicicleta pelos montes, no entanto, é comum nos fins de semana ver passar alguns ciclistas, a maior parte deles amantes do ciclo-turismo.
Contudo trago-vos hoje uma autêntica aventura cujos os protagonistas são aficionados no BTT e passaram há 2 anos "as passas do Algarve" para subir o Açor!
Cá estão eles na 1ª pessoa:
"Depois da Serra do Açor
...... é sempre a descer!! Ou devia ser a descer, mas afinal ....... até é a descer, simplesmente é preciso la estar para o fazer.Confuso??? Naaaaa!!!
Sabado , 17 de Junho de 2006
Conforme o combinado eu, o Sousa, o Valdemar e o Koelhone as 9:00 da matina estamos todos a porta do Valdemar no Canhoso prontos a arrancar para a nossa travessia Estrela-Açor.
Tempo: Chuva e alguma neblina.
Percurso: Canhoso-Covilhã-Tortosendo-Paúl-Casegas-Sobral de S. Miguel- (...)Ao chegar ao Sobral eis que o sol (de trovoada), abre e começa a secar o cabedal do pessoal todo. Estavam feitos (a brincar) 50 Kms e iamos comer a sandocha que cada um trazia no camelback, visto que estavamos a meio do percurso (falando em Kms, claro).
Mas enquanto o Sousa, pela 4 vez, virava a bicicleta de rodas para o ar para acertar o disco da frente, o Koelhone murmurou: "Se calhar era melhor guardar a sandocha mais la para a frente e comparavamos aqui qq nesta mercearia". Concordamos que era uma excelente ideia, pois o pior estava para vir (não tinhamos era a certeza do quanto). La compramos umas rodelas de chouriço, pão e uns bolecos para adoçar a boca. Barriga mais composta e lá nos fizemos ao caminho avisados pelo senhor da mercearia: "Daqui do Sobral não sai caminho para lado nenhum e muito menos para bicicletas". Foi caso para dizer "Olhameste", agradecemos o aviso educadamente e lá saimos nós do Sobral de S. Miguel pelo único caminho (ingreme como o caraças, mas saímos...). Depois da potente subida em cascalho solto, eis que chega a descida que nos leva praticamente ao mesmo sitio e nos faz subir outra vez. Se o senhor da mercearia nos visse era capaz de se rir de nós, mas também nos julgou mal, pois o que havia para resolver para sairmos do Sobral resolvemos sempre ...... em cima das bicicletas. Não basta sermos duros ... temos de ser rijos (como diz um amigo meu muita maçarico).
Percurso: Sobral de S.Miguel-Lomba da Cerdeira-Ribeira da Cerdeira-Serra da Cebola
Saídos do Sobral (tarefa difícil), depois da subida a da descida que nos levou praticamente ao mesmo sitio, lá subimos de novo e deixámos o Sobral pelas costas lá no fundo do monte. Esta ultima subida à Lomba da Cerdeira levou-nos aos 700 e tal metros e deu-nos o privilégio de contemplar o troço mais duro desta aventura que não era a subida à Serra do Açor, mas sim a subida à Serra da Cebola. Não, não iamos partir destes 750 metros mas sim da cota dos 600, pois tinhamos mesmo de descer ao vale da ribeira da Cerdeira. Na foto de cima, podemos ver a estrada que apanhamos depois da subida da Lomba da Cerdeira, o vale da ribeira da Cerdeira (à direita a estrada) e ao fundo, mesmo lá no fundo, no ponto mais alto, o marco geodésico Cebola, local de passagem para a outra encosta da Serra da Cebola. Ainda com o sol abrasador a bater-nos na carola, lá fizemos nós a nossa "peregrinação" ao topo da Serra da Cebola. (Não, o topo não é nesta capelinha, mas sim o monte mais alto que se vê ao fundo na mesma fotografia). (...)"
Aventuras... que poderemos adoptar, de TiagussBTT :)

14 comentários:

Anónimo disse...

Grandes malucos

Anónimo disse...

Radical eh!
Se eu tivesse folgo não me importava de alinhar numa aventura destas.

Anónimo disse...

quem faz essas subidas tambem é o Saraiva

Anónimo disse...

Tb xa vi o rui vir do carvalhal pa baixo smp a exgalhar na fragoneta lol

Anónimo disse...

É verdade já fiz a descida, desde o Carvalhal até à Ponte, pelo caminho que liga a Colada do Val Miguel ao Tanque. Estou certo que é bem mais fácil do que a subida, apesar de ter que vir sempre levantado para não ficar com um calo no rabo. No entanto, até ao Verão espero aompanhar, ou talvez não, o Saraiva numa das suas subidas. Deixo o convite a outros interessados, pelo mens para me fazer companhia... a comer o pó deixado pelo Sergio! lol

Anónimo disse...

eu tambem posso acompanhar uma dessas subidas........... mas de moto.

Anónimo disse...

Posso acompanhar, a pé?
Maria Ideias

naifas disse...

Aceito o convite, mas de bicla não porque fico com o rabo calejado lol a pé ou marcha consigo ir e aposto que conseguia acompanhar-vos.

Anónimo disse...

pois é amigos, aquela subida ao cimo do picoto não é pera doce.....quando se começa desde a junta até ao picoto são 13 km + ou-
MAS BEM DUROS é sempre a subir...e ao chegar ao alto do carvalhal quando se começa a ver a malhada chã ai meus amigos a inclinação é fortissima parece uma parede....
adoro fazer aquela subida...é simplesmente fantastica e a descida para o lado das miãs é vertiginosa e cheia de adrenalina....o amigo rui anda a prometer prometer mas nada....
quem quizer fazer a subida é só dizer um fim de semana que eu esteja na terrinha podemos ir até lá...até porque já faz um mês q n subo lá....

famel disse...

Eu já fiz essa subida a pé e foi porque era a trabalho...´foi muitooooooo duro debaixo de um sol abrasador!!!

De biciclta deve ser mt pior! Assim andas magrinho :)

Anónimo disse...

FORÇA RAPAZES!!!
DÁ GOSTO VER O ENTUSIASMO COM QUE PEDALAIS
PELAS ENCOSTAS DA NOSSA ALDEIA ;
TAMBEM EU NA MINHA JUVENTUDE SUBI A PÉ MILHARES DE VEZES PELAS MESMAS COLINAS PARA IR REGAR AS HORTAS OU SIMPLESMENTE TRATAR DAS CABRITAS; E AI DE NÓS SE NA VOLTA NÃO TROUXE SE-MOS UMA SACA DE PINHAS OU UM MOLHO DE JOINA PARA COZER AS BROAS NA SEMANA SEGUINTE
NAQUELE TEMPO ERA ASSIM O DIA A DIA DA NOSSA GENTE ;SEMPRE ALEGRE E CONTENTE
HOJE RELEMBRO O PASSADO E FELICITO OS NOSSOS
JOVENS PELO BELÍSSIMO TRABALHO QUE NOS OFERECEM NESTE BLOG MUITO OBRIGADO !
E SEMPRE EM FRENTE !

Anónimo disse...

ha ha ha !!!!
famel como sabes q eu sou magrinho?
deves tar a fazer confusão com outra pessoa.....

Anónimo disse...

Gosto muito da vossa conversa e fico deliciada e ao mesmo tenpo com uma "pontinha" de inveja.É que eu já não sou nova!...
Continuo com as minhas caminhads regularmente, onde, por vezes, também se verificam subidas, mas já não é nada como era. Paciência. Outras motivações vão surgir. Não sou de parar nem de me encostar.
O Naifas, o Aspirine(acho giro "aspirine". Nunca me passaria pela cabeça um pseudónimo assim. É preciso imaginação. É pena não conseguir situar-vos ou à vossa família.
Saí do Sobral com 18 anos. Já tenho 61. Não conheço as gerações que me seguiram. Fico triste.
Um abraço a todos
Maria Ideias

Tiaguss disse...

O que eu fui aqui encontrar, ao bisbilhotar o blog da vossa aldeia. :)

Obrigado pelo post.

Engraçado que este ano (lá para Maio) já tinha programado mais uma volta que irá passar no Sobral de São Miguel.

Abraços
Tiago Lages