sábado, janeiro 31, 2009

Passagens pelo Sobral

Alguém nos deu uma dica na caixa de mensagens, prontamente me decidi a visitar a página em questão e descobri com alegria, TODAS as crónicas da viagem do Jornalista Nuno Ferreira, que em Fevereiro de 2008 decidiu atravessar o país a pé!
Ao longo de alguns meses de 2008 acompanhei com um breve leitura esta viagem, através da revista "Única", mas escapou-me esta versão online!
As crónicas na "Única" deixaram de ser publicadas em Setembro, o Nuno perdeu o patrocinio, contudo ele continua a sua caminhada até ao dia que chegará a Melgaço!
E eu que pensei que ele iria desistir!
Agradeço imenso à pessoa que nos deu este link, pessoalmente deu-me a felicidade de continuar a acompanhar esta viagem que pelos vistos passou pelo Sobral!
Fica então o registo dessa passagem:

Nuno Ferreira a caminho do Sobral:

(...) O caminho foi bem duro entre as minas, São Jorge da Beira e Sobral de São Miguel devido ao frio, vento, chuva e sobretudo aos desníveis. Desci da Panasqueira, voltei a subir até São Jorge da Beira e voltei a descer até Sobral de São Miguel.


A caminho de Sobral de São Miguel a estrada atinge desníveis muito elevados. Passei por um pastor enfiado entre uns arbustos na serra a guardar meia dúzia de cabras.

Naquele dia, às quatro da tarde já era praticamente de noite quando finalmente entre curvas e contra-curvas, subidas e descidas cheguei exausto a Sobral de São Miguel. Não perdi muito tempo ali porque estava obcecado em chegar à estrada para Unhais da Serra e Covilhã o mais depressa possível. Mas não pude deixar de parar quando passou por mim um homem de boné na cabeça, a arrastar um carrinho de mão com lenha e sempre a cantar. Parou de cantar quando me viu. Pedi-lhe que continuasse a cantar, o que o deixou encantado: "É Quim Barreiros. Gosto muito de Quim Barreiros. É meu amigo. Já o vi em Gouveia, é meu amigo, até já me deu quatro pares de sapatos". (...)

http://portugalape.blogspot.com/

Pelos vistos ele cruzou-se com o nosso querido Flóris ou melhor, nesse momento o Quim II, a descrição não engana, era mesmo ele. E quem seria o pastor com que o Nuno se cruzou à vinda do Pereiro?

O certo é que ele continua em força a pé pelo país...se conhecerem alguém que possa patrocinar esta viagem comuniquem

Contacto: nunocountry@gmail.com

5 comentários:

olhodopombo disse...

E ele não tem um blog para descrever a viagem?
gostei desta historia.

famel disse...

Tem...por baixo da ultima foto tens o endereço do blog onde ele descreve a viagem.

Anónimo disse...

Flóris em todas, sempre em cima do acontecimento, é sem duvida o maior!

Anónimo disse...

sou capaz de arriscar no meu pai quanto ao pastor..ehehe

Anónimo disse...

Parabéns ao Nuno Ferreira.
Não devia ter sido fácil, mas como experiência ... será inesquecível, com toda acerteza.
Conheço, mais ou menos, estes caminhos (na noosa Zona) e, por vezes, é bastante doloroso.
Gostava de ter a "ousadia" de fazer uma viagem assim.
Maria Ideias