sábado, janeiro 31, 2009

Passagens pelo Sobral

Alguém nos deu uma dica na caixa de mensagens, prontamente me decidi a visitar a página em questão e descobri com alegria, TODAS as crónicas da viagem do Jornalista Nuno Ferreira, que em Fevereiro de 2008 decidiu atravessar o país a pé!
Ao longo de alguns meses de 2008 acompanhei com um breve leitura esta viagem, através da revista "Única", mas escapou-me esta versão online!
As crónicas na "Única" deixaram de ser publicadas em Setembro, o Nuno perdeu o patrocinio, contudo ele continua a sua caminhada até ao dia que chegará a Melgaço!
E eu que pensei que ele iria desistir!
Agradeço imenso à pessoa que nos deu este link, pessoalmente deu-me a felicidade de continuar a acompanhar esta viagem que pelos vistos passou pelo Sobral!
Fica então o registo dessa passagem:

Nuno Ferreira a caminho do Sobral:

(...) O caminho foi bem duro entre as minas, São Jorge da Beira e Sobral de São Miguel devido ao frio, vento, chuva e sobretudo aos desníveis. Desci da Panasqueira, voltei a subir até São Jorge da Beira e voltei a descer até Sobral de São Miguel.


A caminho de Sobral de São Miguel a estrada atinge desníveis muito elevados. Passei por um pastor enfiado entre uns arbustos na serra a guardar meia dúzia de cabras.

Naquele dia, às quatro da tarde já era praticamente de noite quando finalmente entre curvas e contra-curvas, subidas e descidas cheguei exausto a Sobral de São Miguel. Não perdi muito tempo ali porque estava obcecado em chegar à estrada para Unhais da Serra e Covilhã o mais depressa possível. Mas não pude deixar de parar quando passou por mim um homem de boné na cabeça, a arrastar um carrinho de mão com lenha e sempre a cantar. Parou de cantar quando me viu. Pedi-lhe que continuasse a cantar, o que o deixou encantado: "É Quim Barreiros. Gosto muito de Quim Barreiros. É meu amigo. Já o vi em Gouveia, é meu amigo, até já me deu quatro pares de sapatos". (...)

http://portugalape.blogspot.com/

Pelos vistos ele cruzou-se com o nosso querido Flóris ou melhor, nesse momento o Quim II, a descrição não engana, era mesmo ele. E quem seria o pastor com que o Nuno se cruzou à vinda do Pereiro?

O certo é que ele continua em força a pé pelo país...se conhecerem alguém que possa patrocinar esta viagem comuniquem

Contacto: nunocountry@gmail.com

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Calendário

Já há algum tempo que tinha a intenção de fazer uma recolha de alguns momentos que marcaram de alguma forma a vida Sobralense. Foi por isso que me ocorreu a ideia de fazer um calendário, onde registei alguns acontecimentos importantes, mas como poderão observar muita coisa ficou para trás. Sendo assim, conto com todos vocês para me ajudarem a completar este calendário. Todos os meses colocarei o calendário numa postagem normal e ficará um mais pequeno na barra lateral.
Aqui fica o mês de Janeiro apesar de já serem os últimos dias!!!



Conto com todos para podermos relembrar um pouco do nosso passado!

À boa moda sobralense

Hoje temos para partilhar com vocês uma cadela à boa moda sobralense, é a Chica.

A Chica não dispensa uma boa "golada" na Super Bock. Ora olhem bem para ela nos videos que se seguem

No café a Chica também não dispensa uma Mini

A Chica é a cadela da Mariana, da Adélia e do Tó...Eles podem dizer-nos se estas goladas trazem efeitos secundários...

Já sabem que se tiverem animais de estimação assim "habilidosos" podem sempre partilhar connosco. Se não forem habilidosos partilhem na mesma :)

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Quero Sol!

Ao fim de alguns dias de chuva, vento e neve os dias longos e cheios de sol parecem coisas muito distantes.




Aqui fica mais um registo fotográfico.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Pilha Galinhas


Factura da EDP
Temos todos ke pedir o cancelamento...eu nem sabia....ml
É só irem à EDP e pedirem o cancelamento. Eu já fiz................

UMA VERGONHA...!

Já toda a gente reparou na factura DA EDP que recebe em Casa?

Contribuição Audiovisual pelo valor de 3.42 Euros de dois em dois meses???
E porque temos nós, portuguesinhos, de pagar isto???
Eu não pedi nada de Audiovisual... Estou a pagar porquê e para quem???
E para onde vai esse dinheiro???
E mais grave ainda. Porque é que as escadas de condomínios também pagam
OS tais chamados euros para OS audiovisuais. Temos televisão quando subimos
as escada de Casa.
E outra, porque é que a casota de campo para apoio agrícola , também paga
para OS meios audiovisuais.
Só neste País. É O que temos e não há outro.

1 milhão de facturas dá mais de 3 milhões de Euros...
Onde anda esse dinheiro???

Eu quero saber... E se me disserem que é para a RTP eu exijo a devolução do dinheiro. Afinal pago a TVCabo para ter TV, outros pagam a TVTel, outros a Cabovisão, etc.
......mas há mais, e os contadores agrícolas espalhados por esses campos fora cada um a pagar esse imposto, deve ser para as plantinhas ouvirem música ... e as explorações agropecuárias...é que os animaizinhos parece que produzem melhor leite, ovos, carne... se calhar até se justifica !?
neste país tudo se paga, até as incompetências dos nossos desgovernantes.

Vamos divulgar, andamos a ser comidos por parvos e ninguém faz nada... Já temos minuta:

"EDP

Fax 210016305


Nome, Código de Identificação Local: .

De acordo com uma leitura que fiz à minha factura anual deparei-me já algum tempo com uma contribuição áudio-visual no valor de _____€ mensal ou anual.

Solicitei esclarecimento à EDP que me informou de se tratar de uma taxa não para a EDP mas sim para a RDP.

Uma vez que não tenho qualquer contrato com a RDP pois tenho acesso a televisão, internet( inclusive quando quero ouvir rádio) e telefone pela TV Cabo . ( ou outra entidade ), solicito que a EDP deixe de cobrar este valor


Com os melhores cumprimentos"

terça-feira, janeiro 27, 2009

Como passar um fim de semana no Sobral

Nesta altura do Inverno é sempre complicado arranjar passatempos no Sobral.
Será mesmo assim???
Eu acho que Não.
Ora vejam, na minha opinião são necessária 3 coisinhas apenas:

Amigos

Algo para petiscar:


E boa disposição:



Este fim de semana todos os requisitos se reuniram o que deu origem a uma grande pandega. O sitio escolhido foi "Os Galitos da Serra" onde a festa se prolongou até as tantas da manhã.

O Hélio foi o assador de serviço


A noite foi bastante animada e até houve um leilão no "capoeiro"



O Mega não faltou


Cerveja tambem não


E há sempre a brigada do "joi"



E pequenos momentos de reflexão



Como podem ver não é preciso nenhuma data especial nem motivo aparente, só estarmos no Sobral já é um pequeno passo para se passar bons momentos.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Publicidade Sobralense I

Na nova rúbrica do nosso blogue vamos aproveitar para fazer uma pequena publicidade aos estabelecimentos e serviços comerciais da nossa pequena aldeia.
Começamos com a firma "Taxis Neve da Serra".

http://taxisnevedaserra.do.sapo.pt/

No site encontram toda a informação referente a esta firma sobralense.

CONTACTOS:

Telefone: 275.663.285

Telemovel: 967.943.222 - 968.674.434 - 969.203.579

Email: taxisnevedaserra@gmail.com

domingo, janeiro 25, 2009

Visita Virgem Peregrina

No passado dia 15 o Sobral recebeu a visita da Virgem Peregrina que se encontra em peregrinação por várias paróquias do nosso concelho até ao dia 1 de Fevereiro.
A pedido do Arciprestado da Covilhã, esta visita foi-nos concedida pelo Santuário de Fátima, disponibilizando a 8ª réplica da Virgem Peregrina que começou por percorrer o mundo após a 2ª Guerra Mundial.
A presença da imagem nas paróquias mobilizou muitos crentes que acorreram à sua passagem.
O Sobral também foi exemplo disso e aldeia "parou" para receber a imagem e acompanhá-la no dia seguinte à capela do Pereiro.
Estas mobilizações mostram-nos que apesar de questionada várias vezes a Igreja dos nosso dias, a fé em redor da Nossa Senhora de Fátima continua a ser uma fé convicta e um apoio para muitas pessoas.
No Sobral talvez muitos tenham ficado surpreendidos com tamanha adesão da nossa gente neste evento religioso. O cordão humano era grande para receber a santa e à saída o cordão de automóveis era também ele enorme.

Imagem da Santa à chegada ao Sobral

No Pelourinho da Covilhã dias antes, o Bispo da Guarda (Manuel Felício) falou na recepção à Santa Peregrina como “uma grande manifestação de fé, comprometida em transformar a sociedade mais humanizada”. Após a cerimónia, reiterou o apelo: “Temos de ancorar a nossa vida a valores que não passem” e a afastar-nos da cultura por aquilo que “chama aos sentidos, mas depois desilude”.

Agora permitam-me uma pequena questão, que me assolou após ler um pequeno livro que entregaram aos presentes.

Na contra capa do pequeno livro estava estampada uma cópia da carta que chegou do Santuário de Fátima, confirmando a peregrinação da imagem ao nosso Arciprestado. No final dessa carta um pequeno parágrafo dizia (por breves palavras) que todas as ofertas que fossem recolhidas nestas visitas a cada paróquia, deveriam ser entregues imperetrivelmente ao Santuário.

E eu pergunto-me se o Santuário não recolherá no seu espaço, esmolas suficientes ao longo do ano...

Não merecem muito mais estas pequenas paróquias receber as ofertas para apoio a centros paroquiais ou outras instituições sociais? Ou para realizar pequenas obras nas capelas ou Igrejas? Visto de outra maneira poderiamos interpretar esta obrigação de entregar as ofertas, como uma cobrança pela cedência da imagem...

Mas bom isto são apenas as minhas divagações...O momento a recorder, é sem duvida esta mobilização vivida há dias na nossa aldeia!

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Estreia!!

Para a minha estreia aqui no blog gostava de partilhar com vocês mais uma das minhas fotos.




Alguém sabe onde fica?

Bem Vinda!!!

Comemoramos as 100.000 visitas com a entrada no blogue de um novo elemento! A nossa correspondente no Sobral CÉLIA SILVA!!!!!

A CÉLIA É SINÓNIMO:

= ALEGRIA


= FESTA E ANIMAÇÃO

= E SOBRAL

Que a tua entrada fortaleça ainda mais o nosso blogue por muitos e longos anos.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

100.000 + 25.496 Visitas

Um abraço especial a todos os que nos ajudaram a alcançar as 100.000 visitas!

Muito obrigada...e que estas 100.000 se multipliquem muitas vezes!

Skuuuuu

Sku à moda da Carrasqueira que a Sandra nos mostra... para fazer inveja à malta


Que se "acuse" quem já fez muito sku nesta barreira...e há-de haver muito a "acusar-se" eheheheh

Eu acuso-me já! Fiz muito sku aqui, eram dias inteiros, só parava para ir mudar de calças porque ficava toda molhada!

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Granizada

Apesar do imenso frio, foi este gelo que caíu por estes lados. Mando umas fotos, que acho elucidativas, já que da neve do dia 9 não "apanhei" grande coisa e também não tive tempo de organizar as fotos.

A palmeira, muito longe do seu habitat...


Com este gelo, quem quer jogar bola?



A - minha - rua...


Ficou uma boa pista, para acidentes...



Fotos e comentários de mariita

Ainda a neve

Fotos da neve ontem à tarde no recinto escolar


Fotos enviadas por Adélia Pinto

terça-feira, janeiro 20, 2009

Neve...muita neve!!!

A neve a pegar no chão...isto sim já se parece mais com um nevão

Patricia, Daniela, Ricardo e João Pedro laureavam pela neve


Tó Serralheiro comprovando que era mesmo neve e não chuva :)

Uma bela descida coberta de neve...só se vê as pegadas


A Sandra aproveitou para matar saudades dos tempos de criança



Mais uma descida em grande velociade (também querooooooooooo)

E para finalizar esta bela imagem



Espero que a neve continue a fazer-vos esta agradavel visita

Mais neve da manhã






Fotos da Claudia Pinto que tem uma bela vista sobre a aldeia...estas foram tiradas às 9 horas da manhã!

Neve...mais uma vez

Mais uma vez a neve desceu ao Sobral, nunca nos cansamos de ver a neve, pelo menos aqui em Portugal! Portanto deixo-vos mais umas fotos que a Célia e a Sandra nos enviaram esta manhã!

Às 8 horas era este o cenário...

Entretanto derreteu alguma neve

Hoje vão precisar de muita lenha para se aquecer


Mas às 10 horas a neve voltou em força. A instabilidade leva a que a neve não seja muito contínua, mas a sua visita é sempre bem vinda.

Neste momento a estrada nas Pedras Lavradas já se encontra encerrada.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Dias de chuva

Como passar o intervalo nos dias de muita chuva e muito frio? Ficar no quentinho da sala e fazer um desenho...



Sejamos sinceros, quem nunca fez um desenho no quadro durante o intervalo? Pela cara do André e da Fernandinha parece ser uma boa forma de passar estes intervalos de Inverno. Obrigada à Célia pelo envio da foto.

domingo, janeiro 18, 2009

Informação

Para todos os interessados informo que se encontra à venda o Lagar do Vale. O Lagar tem ainda alguns utensilios no seu interior e inclui-se na venda uma pequena propriedade anexa ao mesmo.

O telhado e paredes foram há pouco tempo restaurados. O moinho não está incluido.
Para mais informações devem contactar o nº 275663598

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Actividades alternativas

No Sobral não é muito comum ver a malta andar de bicicleta pelos montes, no entanto, é comum nos fins de semana ver passar alguns ciclistas, a maior parte deles amantes do ciclo-turismo.
Contudo trago-vos hoje uma autêntica aventura cujos os protagonistas são aficionados no BTT e passaram há 2 anos "as passas do Algarve" para subir o Açor!
Cá estão eles na 1ª pessoa:
"Depois da Serra do Açor
...... é sempre a descer!! Ou devia ser a descer, mas afinal ....... até é a descer, simplesmente é preciso la estar para o fazer.Confuso??? Naaaaa!!!
Sabado , 17 de Junho de 2006
Conforme o combinado eu, o Sousa, o Valdemar e o Koelhone as 9:00 da matina estamos todos a porta do Valdemar no Canhoso prontos a arrancar para a nossa travessia Estrela-Açor.
Tempo: Chuva e alguma neblina.
Percurso: Canhoso-Covilhã-Tortosendo-Paúl-Casegas-Sobral de S. Miguel- (...)Ao chegar ao Sobral eis que o sol (de trovoada), abre e começa a secar o cabedal do pessoal todo. Estavam feitos (a brincar) 50 Kms e iamos comer a sandocha que cada um trazia no camelback, visto que estavamos a meio do percurso (falando em Kms, claro).
Mas enquanto o Sousa, pela 4 vez, virava a bicicleta de rodas para o ar para acertar o disco da frente, o Koelhone murmurou: "Se calhar era melhor guardar a sandocha mais la para a frente e comparavamos aqui qq nesta mercearia". Concordamos que era uma excelente ideia, pois o pior estava para vir (não tinhamos era a certeza do quanto). La compramos umas rodelas de chouriço, pão e uns bolecos para adoçar a boca. Barriga mais composta e lá nos fizemos ao caminho avisados pelo senhor da mercearia: "Daqui do Sobral não sai caminho para lado nenhum e muito menos para bicicletas". Foi caso para dizer "Olhameste", agradecemos o aviso educadamente e lá saimos nós do Sobral de S. Miguel pelo único caminho (ingreme como o caraças, mas saímos...). Depois da potente subida em cascalho solto, eis que chega a descida que nos leva praticamente ao mesmo sitio e nos faz subir outra vez. Se o senhor da mercearia nos visse era capaz de se rir de nós, mas também nos julgou mal, pois o que havia para resolver para sairmos do Sobral resolvemos sempre ...... em cima das bicicletas. Não basta sermos duros ... temos de ser rijos (como diz um amigo meu muita maçarico).
Percurso: Sobral de S.Miguel-Lomba da Cerdeira-Ribeira da Cerdeira-Serra da Cebola
Saídos do Sobral (tarefa difícil), depois da subida a da descida que nos levou praticamente ao mesmo sitio, lá subimos de novo e deixámos o Sobral pelas costas lá no fundo do monte. Esta ultima subida à Lomba da Cerdeira levou-nos aos 700 e tal metros e deu-nos o privilégio de contemplar o troço mais duro desta aventura que não era a subida à Serra do Açor, mas sim a subida à Serra da Cebola. Não, não iamos partir destes 750 metros mas sim da cota dos 600, pois tinhamos mesmo de descer ao vale da ribeira da Cerdeira. Na foto de cima, podemos ver a estrada que apanhamos depois da subida da Lomba da Cerdeira, o vale da ribeira da Cerdeira (à direita a estrada) e ao fundo, mesmo lá no fundo, no ponto mais alto, o marco geodésico Cebola, local de passagem para a outra encosta da Serra da Cebola. Ainda com o sol abrasador a bater-nos na carola, lá fizemos nós a nossa "peregrinação" ao topo da Serra da Cebola. (Não, o topo não é nesta capelinha, mas sim o monte mais alto que se vê ao fundo na mesma fotografia). (...)"
Aventuras... que poderemos adoptar, de TiagussBTT :)