quinta-feira, janeiro 13, 2011

LEMBRANDO...

Se os leitores do blogue não se importam, lembro o nosso amigo e conterrâneo Laureano Soares, Poeta Sobralenses - que muitas vezes deve ter subido estas escaleiras e não tão bem arranjadas - e festejou ontem o seu aniversário.  Ainda que seja com um dia de atraso, aqui ficam os parabéns e votos de muitos anos felizes e sempre inspirados, na memória viva da nossa aldeia serrana. Que o seu dom e arte nos continuem a brindar com muitas palavras feitas poesia de amor, com amor e por amor. Obrigada!
ESPLENDOR

Quero saudar-te, aqui, querida
Terra da minha idade matinal.
Quero que sejas sempre, alto erguida,
neste lindo jardim que é Portugal.

Airosa és, mas estás escondida,
serrana aldeia tu não tens rival
e nem podes passar despercebida
pois tua graça uma cidade vale.

Hás-de subir, e quem assim te pede,
faz tudo pela raiz e te concede
de sua vida filial amor.

Eu sei, para mim, quão difícil é,
mas creio em ti. Em ti eu tenho fé.
Um dia te dão justo valor.


Laureano Soares
Raízes de Ardósia

15 comentários:

sobralfilho disse...

Oi, Laureano,

Um abraço e parabéns

Serranita disse...

Parabéns, Laureano!

virgilio neves disse...

PARABÉNS,LAUREANO.um abraço

Anónimo disse...

Foi o Laureano que enviou o soneto, ou a Mariita, que sem consultar o poeta, aqui deixou o poema?

célia disse...

Os meus parabens!

Anónimo disse...

Mariita,

Muito comovido pela sua homenagem, Parbabéns e Votos de Felicidade.
Mutissimo obrigada.

Um sincero abraço de amisade.

Laureano

*********************************

Igualmente a todos vòs meus caros conterrâneos e conterrâneas, grato pelos vossos Parabéns e Votos de Felicidades, que tâo suavemente vieram acariciar a minha alma e coraçâo.

Um saudoso abraço para todos vòs.

Sob o titulo do Post "LEMBRANDO" ofereço ao meu povo o simples soneto que segue em baixo.


//////////////////////////////////


LEMBRANDO

"Lembrando..." Quantas vezes percorri
Muitos dos caminhos da nossa aldeia
Relembro o seu luar da lua cheia
As fadas que amei e nunca esqueci.

A minha infância contigo vivi
Humilde povo, que à luz da candeia
Muita vez comia uma frugal ceia
És o mais fiel que eu conheci.

Mas o tempo passa, fugiram os anos,
Cada um de nòs viveu desenganos,
Desde a juventude, desde a mocidade.

Por tudo isso aqui neste simples verso,
Meu coraçâo diz a todo o Universo,
De vòs, minha gente, é grande a SAUDADE.

Laureano Soares.

Canadà, Janeiro 2011

Mina disse...

Olá, amigo Laureano.
Parabéns, por ontem, hoje e amanhã. Adorámos os poemas. São lindos. Reflectem o amor pelo berço, que muitos, embora longe, continuam a amar, com saudade. Muitas vezes carregadas de duras lembranças. Mas são sempre saudades.
Um grande beijo da Mina e um abraço do Zé.

ABLopes disse...

Os meus parabéns!

Anónimo disse...

No princípio dos tempos,
Depois de separar a terra das águas e pôr fim ao caos,
Deus apontou um lugar a Ocidente
E disse que ali ficaria o Sobral,
Protegido por montes em redor,
Sem excessos de ventos e chuvas,
de frios e de calmas, de riquezas e misérias,
Com pão à justa medida e gente simples, até entre os poetas.

Parabéns, Laureano.
Tu és o nosso Petrarca.
Sem te conhecer, nem tu a mim,
Por causa de tantas distâncias,
Entre mil anónimos, quase sempre triste, como outro Bernardim,
também sou um simples Falcão Peregrino.

Quem ???????? disse...

Quem queria rancho para animar a malta

Anónimo disse...

Meu caro conterrâneo, anonimo, Falcâo Peregrino.
Se por ventura desjas contactar-me: icisol@hotmail.com
E nesse caso ja nos poderemos conher... um pouco mais.

A todos, mais uma vez Muito Obrigado, e que o Novo Ano vos traga Prosperidade, Saude e Felicidades.

Laureano Soares

Anónimo disse...

O que cogitaria o «chico esperto» ao questionar a Mariita sobre se consultou o Poeta antes de 'publicar' o seu notável soneto? Não reparou ele que, a final da transcrição, se encontra a indicação do Autor e da Obra, por certo pública, de onde foi extraído? E que, com esta transcrição, deu a conhecer a muitos Sobralenses, como eu, um Poeta da sua Terra que não conheciam? Para além de, com justiça, ter prestado uma pequena homenagem a quem, de facto, a merece?

Fez-me lembrar o corvo que, neste blogue, um dia pretendeu reclamar direitos de imagem a propósito de umas fotografias de medronheiros que, por acaso, até tinham sido 'batidas' em terra com dono e com todas as autorizações pré-legais, legais e pós-legais que imaginar se possa!

No caso em apreço, o próprio Poeta terá dado a resposta que o anónimo «chico esperto» não queria ouvir.

O que me parece é que anda, por estas bandas, muita dor de cotovelo envergonhada. Mas se há dor, o remédio é, meus Caros, benuron, de preferência em supositório...

Continuem os denominados Contribuidores, sem desfalecimentos e revestidos de couraças de indiferença contra tais 'pobres de espírito', a dar-nos da nossa Terra e das suas gentes o melhor que ela tem. E, por isso, só temos que estar-lhes gratos e manifestar-lhes o nosso total apoio.
M. Faustino

Anónimo disse...

Muito bem, Laureano.

Parabéns

Maria Ideias

infiltrado disse...

Parabens de que?isto nao foi ele que escreveu...

Um cx...viajante disse...

Ó infiltrado, parece que estás fora do real. Os parabéns, quanto a mim merecidos, são pelo aniversário do nosso conterrâneo Laureano. As pessoas que lhos dirigiram, fizeram-no, com consideração, estima e concerteza amizade. Não acredito que o desabafo do "infiltrado" seja de menosprezo ou falta de consideração pelo aniversariante. Pois o Laureano é pessoa respeitado e respeitador,que nos merece grande estima e apreço, pelo que verdadeiramente é. Acredito, pois, que as observações feitas acima, não sejam para, com maledecência, atingirem a pessoa que aqui me apraz enaltecer, não só pelos seus dotes poéticos, mas igualmente pelo seu valor moral e maneira íntegra de estar na vida.
Um abraço para o Laureano.