segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Abalo Sismico

Foi precisamente há 42 anos que foi sentido na nossa Aldeia um abalo sismo.

" Às 3.40 horas da madrugada do dia 28 do mês findo (Fevereiro) sentiu-se nesta freguesia um violento abalo sísmico. Muitas pessoas fugiram para a rua fazendo alvoroço e gritando que se acabava o Mundo. Dizem as pessoas mais idosas que foi o tremor de terra mais violento que se registou nos últimos 50 anos. Cerca das 5horas da madrugada, do mesmo dia, voltava a repetir-se o abalo sísmico, desta vez com menos intensidade. C. "

in Noticias da Covilhã 08-03-1969



Por: Ferruki

4 comentários:

Anónimo disse...

Neste sismo, fomos solidários com todo o país

http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/Sismo_1969.pdf

Mariita disse...

Não estava no Sobral, por isso não senti. Mas alguns anos antes, quando ia com a minha avó para as Barrocas do Muro, senti bem um certo "roncar"... Eu ia a saltitar como de costume e começo a sentir aquele barulho que não sabia identificar... minha avó chamou-me para o pé dela e sentamo-nos num murito que estava ali a jeito... ela muito calada, por certo no recolhimento das suas orações, mas com a minha mão presa na dela, o que me fazia pressentir que não devia sair dali... quando o barulho passou fiquei a saber que se tratava de um tremor de terra... cuja tinha passado muito perto de nós e se deslocou em direcção às Minas da Panasqueira.

Em anos mais recentes já senti alguns pequenos tremores... se for sempre assim... não é nada de mais, ainda que chegue para ficar com algum medito...

Serranita disse...

Felizmente, nunca senti um abalo sismico!Ou se calhar até senti aqueles pequenos tremores,mas associo sempre a coisas mais normais, como a passagem de um autocarro/camião na rua, que ás vezes fazem trepidar as paredes! Já aconteceu lá em casa sentirem, ligarmos a tv e realmente ter havido tremores na hora que se sentiu, e eu nem me aperceber!

Anónimo disse...

http://casegas.blogspot.com/2011/02/pascoa-chegou-mais-cedo-ao-sobral-o_22.html