quarta-feira, abril 13, 2011

Com Gratidão

Com esta imagem fica a minha singela homenagem ao Sr. Professor Daniel, porque grande parte da sua vida foi passada aqui, na nobre missão de ensinar. É na escola e em todo o espaço envolvente que mais me lembro dele, com  a sua presença serena e o imenso respeito que impunha, mesmo sem nada dizer. Não fui sua aluna, mas para mim faz todo o sentido recorda-lo hoje, como se ainda por aqui caminhasse, ao encontro dos imensos alunos que o esperavam. A todos ensinou e preparou para que pudessem ter um futuro melhor. Até um dia, Sr. Professor e bem-haja!

6 comentários:

Anónimo disse...

As fotografias sobralenses impressionam não só porque parece serem tiradas de helicóptero, mas sobretudo pos por nos darem a impressão de uma aldeia fantasma nos últimos tempos. Ali, para além da beleza da natureza, eu vejo apenas as imagens que guardo em mim: as crianças do meu tempo em correrias e jogos mil e volto a recordar o Prof. Daniel. Paz à sua alma.

virgilio neves disse...

Mariita,a foto é óptima e enquadra bem o espaço do triângulo:-Escola-Casa-Centro de Dia-,que nos trarão sempre à memória a pessoa do Prof.Daniel.
No dia 8 de Abril - dia do seu falecimento - apressei-me a postar aqui a notícia,e como já eram 3 da manhã(e não 1 hora como indica a publicação) não me alonguei tanto como desejava na homenagem à memória da sua pessoa e até omiti os pêsames,que que só transmiti à família por telefoneno no dia 10.
DOU agora a ideia(e sugestão)
aos Sobralenses de todas as gerações que na passagem do 1º aniversário do seu falecimento, (que coincide com o Domingo de PÁSCOA),lhe prestemos uma homenagem com missa,romagem ao cemitério e se possível o descerramento(pela Prof.D.Mª de Lurdes-Sobralense adoptiva)de uma lápide em qualquer cantinho adequado da nossa freguesia.
Oxalá a minha e outras ideias colham simpatias, e que elas sejam expressas ao longo do ano que temos pela frente.

Mariita disse...

Virgílio, escreves-te muito bem sobre o Sr. Professor. A foto, pareceu-me que ajudaria a complementar o teu texto. Também porque o apelo ao berço foi mais forte e quis estar no Sobral para a última viagem, que terminou precisamente aqui...
A tua ideia é óptima, subscrevo-a inteiramente e não me parece que seja difícil concretiza-la,

sobralfilho disse...

virgílio neves,
Também acho a ideia apropriada e o considero o espaço de tempo de um ano,razoável para se considerarem as várias opções que vierem a surgir.

Margarida disse...

Marrita,

Não tenho uma costela nessa linda aldeia. Sou apenas uma admiradora e valorizo o vosso esforço pelo exercício da cidadania.
Ao ler a recente notícia: "Alunos do ensino privado pedem cada vez mais transferência para o público", pergunto: Em Sobral de S. Miguel as crianças também são transferidas para o ensino público? Ou as escolas públicas são encerradas?

Margarida disse...

Mariita,

Peço desculpa por ter escrito, na mensagem anterior, o seu nome errado.

Um abraço,

Margarida