sábado, abril 09, 2011

Lembrando o nosso professor DANIEL

Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte do já saudoso Prof. Daniel. Tal como eu, muitos Sobralenses devem ter boas lembranças do nosso PROFESSOR. Por mim, nunca esquecerei aquele vizinho que conheci (era ele recruta de cabeça rapada) quando eu tinha os meus 4 anos de idade. No ano seguinte tirou com o seu "Kodak" a minha segunda fotografia, e daí a 2 anos começou a ensinar-me as primeiras letras e algarismos e no ano seguinte ensinou-me muito mais! Às vezes com uns puxões de orelhas e reguadas pelo meio, outras, apenas com as repreensões que também causavam o seu efeito. Mesmo assim, sempre achei que ele devia ter razões para isso. No 3º ano foi a Professora Maria de Lurdes (sua namorada) que me ensinou. Na 4ª classe (de novo com o Prof.Daniel) já eu era mais traquina, mas lembro-me de ter apanhado "nas nalgas" umas varadas de marmeleiro apenas uma vez. Nessa altura deixou os cigarros Sporting e passou a fumar HIGT-LIFE, e muitas vezes me interrompeu as brincadeiras de rua (junto ao poço do Ti Abrantes) quando do terraço da sua casa nova me pedia para lhe levar da "loge" do meu pai um daqueles maços de cigarros todo branquinho com 8 letras douradas cujo significado eu desconhecia. Pela vida fora, sempre que nos encontrávamos, falávamos como dois velhos e grandes amigos. Tenho a certeza que também ele tinha boas recordações de todos nós - seus antigos alunos e amigos. PAZ À SUA ALMA.

14 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço quem possa ter deixado mais marcas positivas, físicas e espirituais no Sobral de S. Miguel do que o Prof. Daniel dos Santos. A década de sessenta pertence-lhe por inteiro. Com o seu magro salário de Professor do Ensino Primário, levantou duas casas que marcam a paisagem da aldeia: uma, numa espécie de palco, a que deu vida entre sobreiros face ao balcão e plateia que toda a freguesia constitui, outra, no Cabecinho, o primeiro elo da terra à sua envolvência. Ele fez a nossa meninice e juventude mais confortável Foi Presidente da Junta e durante os seus mandatos desenvolveu-se o abastecimento de água e a chegada da energia eléctrica ao Sobral. Todavia, mais marcante foi a sua actividade docente. A minha geração aprendeu as letras com ele e sabe que ele era um homem particularmente inteligente que merecia voos em outras partes e Coimbra foi o seu Destino. O Professor Daniel deixa, pois, sobretudo, um legado espiritual. Nós devemos-lhe parte da nossa composição intelectual, a feita pelas letras, pelos números, pelas primeiras ideias de espaço, de tempo, a explicação dos assentos da composição do mundo em que vivemos. Em termos individuais, a morte dele significa para os que foram seus alunos nas primeiras letras tanto como a morte de um pai pois foi ele que gerou em cada um de nós a vida intelectual. Colectivamente, o Sobral deve-lhe muito, aquilo que é impossível contabilizar e não se consegue pagar. O precioso livro Com(n)tradições fica aí para lembrá-lo a todo o orbe e para todos os tempos. Eu deixo aqui os meus pêsames à família enlutada.
António

Massamá disse...

Professor Daniel,os sobralenses muito devem ao homem que na escola, os ensinou a ler e escrever,moldou e aperfeiçoou na formação de homens e mulheres,para o futuro.Na junta esteve ligado ás obras principais, como abastecimento de água e luz eléctrica ao Sobral,em tempos muito difíceis.Que este exemplo de vida,nos dê forças para os desafios que se aproximam.Envio os meus pêsames a toda a família.Jorge

Mariita disse...

O homem partiu mas obra ficou e por ela será recordado. Sentidos pêsames a toda a família do Sr.Professor Daniel.

H. Sobreiro disse...

Os meus sentidos pêsames a toda a fmilia do Sr. Professor Daniel

Mina disse...

O blog, por vezes alegra-nos, outras vezes choca-nos. Foi o sentimento de grande tristeza que neste momento me invadiu a alma. O Sr. Professor Daniel foi para mim um simbolo de um homem com H grande, tinha por ele uma grande admiração e carinho, por tudo o que ele fez na nossa terra e sobretudo a forma como tratou os seus pais,especialmente nos momentos difícies na sua velhice.Foi para mim um grande exemplo.Deixo nestas singelas palavras a minha homenagem e à sua familia os meus sentidos pêsamos.

virantu disse...

É com bastante tristeza que, ao passar por aqui encontro esta triste noticia, de mais alguém de tanto valor para os Sobralenses, parte para sempre.
Os meus sentimentos mais sinceros, para toda a família do nosso professor Daniel.
Faço minhas as palavras de todos os comentários e até sempre.
Virgílio Silva Antunes

sobralfilho disse...

Alguém escreveu que a vida é tão tramada que ninguém sai dela vivo. Mesmo sendo assim, a morte duma pessoa amiga, que merece o nosso respeito, simpatia e amizade, deixa-nos sempre o sentimento de que fomos traídos. O professor Daniel foi também um dos pilares onde, no meu percurso de vida, me apoiei para moldar o meu saber. Já com os meus 21/22 anos, no ano lectivo de 1966/1967, bati à sua porta (e do Padre Rey Barata), quando decidi propor-me ao exame (ad-hoc) do então 1º. Ciclo, no Liceu da Covilhã. Franquearam a porta tão empenhadamente que mercê da classificação obtida fiquei dispensado da prova oral. E ele, professor, amigo e solidário, terá ficado tão contente que me ofereceu 2 discos (singles) um do Rafael, cantor espanhol, e outro dos Rolling stones que, ainda, guardo religiosamente.

Foi também amigo e companheiro de estrada do meu Pai e, juntos, enquanto membros da Junta de Freguesia, travaram, em prol do progresso do Sobral, algumas pequenas-grandes batalhas.

Ao professor Daniel manifesto aqui o preito da minha gratidão e à família, esposa e filhos, as minhas sentidas condolências.

Anónimo disse...

Foi com muita emoção que li a noticia do falecimento do Sr. Pr. Daniel.
A família e em especial à sua esposa D. Lurdes queria aqui deixar uma mensagem de gratidão e as minhas mais sentidas condolências.
Maria de Jesus

Anónimo disse...

Conheci-o na qualidade de discípulo dos seus ensinamentos na quarta classe e desde então,fortificou-se um elo "entre nós" e que a partir de agora vai perdurar no "meio de nós".
Foi sem dúvida, para mim e outros Sobralenses, o nosso primeiro Mestre.
Constatei e senti a sua amizade verdadeira, transparência e além de Mestre, a sua simplicidade.
Indiscutível também, foi o seu empenho na elevação da freguesia, como autarca e mais tarde na edificação do CENTRO DE DIA.
Especialmente para mim e não muito distante, fica a sua despedida meiga e confortante do dever cumprido e esperança na ida que já vislumbrava.
O Mestre sabia que ao nascer-se fica-se fadado a partir.
Até um dia! Meu Mestre.

Anónimo disse...

Privei de perto com o Professor Daniel, quando estava em casa da Professora Otília (na eira) a preparar-me para fazer a admissão ao Liceu. Ele era frequentador assíduo da casa desta professora.
Fui várias vezes à biblioteca buscar livros para ler.
Era uma pessoa extraordinária. Sempre pronto a ajudar.
É com muita consternação que apresento aos seus familiares os mais sentidos pêsames e deixo esta pequena homenagem:

Na mão de Deus, de Antero de Quental

Ao Exmo Senhor Professor Daniel

Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da Ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.

Como as flores mortais, com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão,
Depus do Ideal e da Paixão
A forma transitória e imperfeita.

Como criança, em lôbrega jornada,
Que a mãe leva no colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,

Selvas, mares, areias do deserto...
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na mão de Deus eternamente!

Maria Ideias

Anónimo disse...

Creio que o Prof. Daniel, podia ter subscrito esta quadra de um seu antigo aluno:

A minha seara está loura de madura.
Oiço o canto lento e triste da ceifeira.
Na espiga cheia, a vida ainda continua,
Enquanto eu caio prostrado na eira.

Anónimo disse...

A Junta de Freguesia ainda não fez nada que eu saiba para nomear uma rua Virgílio Ferreira. Mas é imperdoável que não dê o nome do Professor Daniel a uma das ruas na envolvência das Escolas.

Matilde Sobreiro disse...

Sentidos pêssames à familia do Sr. prof. Daniel.
Nunca o poderemos esquecer, pois há sempre em várias situações, em vérios sitios algo que nos fará lembra-lo.
Que Deus o tenha perto de Si.

Um TALo De Cebola disse...

Não conheci tão ilustre, enaltecido e admirado professor, mas pelo que dizem os que com ele aprenderam a soletrar e a dominar as difíceis tabuadas, com quem venho humildemente aprendendo, não me custa admitir que ele também me ensinou (me ensina), ainda que indirectamente. Obrigado Sr. Professor.