quarta-feira, agosto 09, 2006

Há um ano...


...Cheguei ao Sobral pelas 3:30 da manhã. A aldeia parecia um “presépio” iluminado. Não me lembro de alguma vez ter visto tanta luzinha áquela hora. Cada casa tinha pelo menos uma janela iluminada. O dia começava cedo para os caminhantes, que se preparavam para a subida à Serra.
Foi um percurso entre a Fonte da Ponte e a Fonte Fria, nas margens do Rio Ceira (nascente), pela antiga Rota do Sal, por caminhos de Almocreves, Carvoeiros, Ganhões e Boieiros. Para muitos seria o recordar, o matar saudades de tempos passados, quando por aquelas encostas havia mais vida, se trabalhavam as fazendas e pastoreavam caprinos e ovinos. Para mim, seria o finalmente pisar o chão que desde criança ouvia falar com a promessa de “havemos de lá ir” e “vais gostar muito”. E gostei!
Ficam algumas imagens...




14 comentários:

Chenouca`s disse...

Espectacular serranita!!! Não fiz parte desta "excursão" mas orgulho-me de ter "ingressado" em muitas outras - iniciativas individuais ou em grupo - ATL, "Ecos do Açor",..., e que eram sp viagens estonteantes e hilariantes. A mais marcante foi claramente uma caminhada num dia a seguir a uma Páscoa - alguns resistentes devem lembrar-se! Partimos muito tarde para uma Serra do Açor completa/e nevada, passando pelas cataratas da cabrieira - deslumbrantes, altivas e tão eloquentes. Nunca eu imaginara ver uma paisagem daquelas. Chegamos a um ponto em que "atolados" na neve encaravamos um dilema de "quase" sobrevivência - regressar ou continuar - seria díficil atravessar a serra naquele estado,e com aquelas temperaturas. Sem sentir os pés e quase de uma forma inconciente continuamos... na esperança de alguém nos procurar pelo acesso mais rápido. Pelas 21h de um dia de Inverno lá chegamos à estrada e a uma "boleia"...! Ninguém falava, ninguém sussurava,... mas todos pensamos que poderia ter sido diferente!!!

Serranita disse...

Chenouca's essa foi mesmo uma aventura, mas a paisagem, a envolvência, deve ter compensado tudo!Eu foi a 1ª vez que fui lá para cima, mas penso voltar (muitas) mais vezes!

Sobralfilho disse...

Não estive lá, nesse grande dia….
Mas que fiquei com pena, fiquei.
Seria 4ª. vez.

Pobre disse...

Poisé esse dia foi lindo, ver o sol nascer é poético... um espetáculo esse dia!!
Ainda me lembro dos maravilhosos acordes do Floriano, que embalavam o meu soninho lá em cima depois do almoço...hehehehe

aspirine disse...

não fiz essa caminhada, mas já fui várias vezes á serra ao poço da viola / torres de s.pedro / piodão e outrs. quando estou e posso vou sempre fazer um percurso. uma vez dormimos no carvalhal, não pssso contar o resto mas foi uma grande moca. gandas malucos.

nuno marques disse...

Eu também já participei varias caminhadas até à serra. A última delas vai ficar para a história, era eu, o Miguel, o Brito, a Carina, a Célia(Cremilde), a outra Célia (Zé do carmo) e a Susi. depois de uma grande molha o nosso abrigo foi um telheiro no carvalhal, do alemão, que foi onde nos podemos secar e onde passamos o resto do dia. Vai ficar para sempre como o passeio das cuecas modelo (satisfação devolução). Ainda te lembras Susi????

famel disse...

s lembro...eu sou novinha m posso dizr k conheço a nossa serra c a palma da minha mão...
dd os meus 8 anos k pratica/ tds os anos vou ate ao cabeço do gondufo...ja fui ao poço da viola, ao s. pedro do açor, ao cabeço "d'ánave", porta dos mouros, entre tantos outros sitios.
recordo tds as caminhadas c mt carinho e alegria, m essa k o nuno falou foi real/ espectacular.
a manha prometia ao fundo 1 grd chuvada d verão, m ng acreditou em mim e la fomos apanhamos chuva dd o talegre ate ao carvalhal (chuva da grossa) e dps foi c o nuno disso...1 espectaculo.

lembro-m ainda melhor da 1ª vez k fui subir a serra, a euforia era tanta k n dormi nd na noite anterior. tava 1 calor insuportavel e eu fui p o terraço empaturrar-m d bombons a noit td, dmanha, dd os torgais ate ao carvalhal foi smp a vomitar!
foi 1 grd aventura pk eramos td mt canitos e ng kria k fossemos sozinhos! m correu td bem, sem mapa, bussolas la fomas e ca chegamos :)

Carmo disse...

Pois é Nuno que belo dia nós passamos lá em cima (apesar da molha). Ainda hj quando vejo aquelas fotos com a roupa a secar e a malta a comer o melão e a melancia k tu e o Brito levaram me farto de rir. Temos k lá voltar!!

VIRGILIO NEVES disse...

Boa reportagem Serranita, também não pude comparecer a essa caminhada e tive pena. mas acrescento que passei muitos verões no carvalhal e dormi lá dezenas de noites. o nascer do sol era espectacular ...e continua a ser felizmente .Fiquei 30 anos sem lá voltar mas quando lá cheguei chorei muitas lágrimas... e na 2ª vizita ao poço da viola a respiração quase parou e o coração saltou.Que paisagens...

Anónimo disse...

Enjoyed a lot!
» »

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Sabor latino restaurant person gps tracking car vehicle http://www.infiniti-auto-2.info/appliancesinsanantoniotexas.html fotografias amateurs http://www.zyban-tablet.info/zyban-compare-price.html Ordinary amateurs Massive fat girls Chevrolet impala 1968 convertible Lamborghini racing picks acura integra grille inserts Increase of sloppy work at us patent office

Anónimo disse...

What a great site Dunlop tour 24 plus golf clubs refrigerators ge Reservoir camping Us refinance auto loan malpractice Valium online gambling online antivirus digital photography printing dirty stories Big boobs chicks mcse Tummy tucks orange county facelift safecosmeticsurgery.com Accutane sex drive vacuum cleaner boating in england My 401 k account threat management training Mammouth fire alarms Compare top digital cameras