segunda-feira, novembro 06, 2006

Os torneios da Sueca...(já lá vão uns anitos)

Ainda se lembrar da mítica "Aparelhagem Santos e Santos"? E das tardes passadas no leilão das "ofertas" e no torneio da "Sueca"?
Eu lembro-me de olhar para os tabuleiros recheados de bolos , frutos secos e jeropiga e ficar com água na boca...lembro-me de gastar as moedas que ía juntando e comprar umas rifas com o sonho de ganhar o melhor brinde da "montra"....lembro-me de toda folia, mas do que mais me lembro era de passar a tarde a "engendrar" um plano maquiavélico para conseguir participar no torneio!



AIIIIIIIII O TORNEIO DA SUECA!!!!!! O longo torneio...
Olhava com atenção os jogadores , na esperança de conseguir ver os sinais que eles faziam e as jogadas de mestre, no sonho de um dia participar e alcançar um bom lugar.
Contudo, passava mais um ano e nenhuma rapariga tinha coragem de participar! Snif! Snif!
Nem mesmo a herança do Avô Galhetas (que era viciado na jogatana) fazia os meus 10, 11, 12 anos, parecerem uns 20, 21 ou 22 anos...
Ninguém me deixava jogar....


Passem os anos que passarem vão existir sempre estas tardes de jogo, onde os homens se concentram como se tivessem nas mãos a sua maior riqueza e não a pudessem perder!
Não sei onde nem de quando apareceu este vício das cartas, só sei que seja nas festas, no café, ou na ribeira, as cartas estão sempre na nossa mão e são um dos maiores passatempos de novos e velhos!




Já me esquecia de salientar que este ano tivemos uma dupla feminina a alcançar (se não estou em erro), o quarto lugar no torneio da festa dos Galitos!
Parabéns à Claudia e à Andreia! Estreia em grande!


Fotos cedidas por um visitante

11 comentários:

Anónimo disse...

Concentradissimos! Até se esquecem de pedir a jola.
Boa famel!
As cartadas estão no sangue sobralense.

Anónimo disse...

HAHAHA, o Charles na última foto tá um show!! hehehehe tá mais concentrado que os jogadores!

Anónimo disse...

Já tinha ouvido falar em tardes bem passadas a fazer estes torneios, mas na verdade nunca presencie nenhum, são estas as primeiras imagens que vejo referentes aos torneios. Lá estão todos muito bem concentrados, nas suas estratégias.
Embora não conheça, muitos dos participantes, foi bom ver algumas pessoas que andaram comigo na escola.

Anónimo disse...

bem estas fotos ja sao bem antigas!!! mas estao muito giras!!! como sempre famel fazes recordar-me destas tradiçoes! é pena muitas delas estejam a dispersarem-se no tempo!!!
pessoal temos de nos juntar todos e formar um grupo para riavivar estas tradiçoes

Anónimo disse...

estas fotografias são um misto de sentimentos.alegria porque gosto de jogar a "sueca" e sempre participei nestes torneios de verão(obtive grandes classificações).tristeza porque ao ver estas fotos revejo pessoas que nos eram muito queridas e que já não estão entre nós, eram grandes jogadores de sueca "do melhor" mas sobretudo eram grandes grandes amigos. todos sabem de quem estou a falar..

Anónimo disse...

super les photos ça permet de voir le sobral meme quant on est loin !!!merci!!!!

Anónimo disse...

Além de reavivar tradições, estas fotografias mexem com afectos... saudades!

Anónimo disse...

Como é óbvio estas recordações magoam... mas ficam as imagens perpetuadas pelo sabor da saudade!!! Enfim, há coisas q ñ passam despercebidas...e há memórias q ñ se apagam!!!
Estes torneios eram/são um frenezim, para quem os assiste/ia, para quem os organiza/va e mais q ñ fosse em lazer eram uma "compenetração" total... para todos os envolvidos, bem como nas malhas e na "petanque"!!! Estas fotos além de serem uma reliquia são-me certamente familiares, (in)felizmente demasiado!!! Parabéns ao visitante... espero que a "gaveta" das memórias ñ fique esquecida (mas arrumada)!!!

Anónimo disse...

do TI GALHETAS MEU PAI (UM GRANDE JOGADOR DE CARTAS ,EU GUARDO UM BARALHO DE RECORDAÇÃO)

Anónimo disse...

belas recordacoes tenho eu dos torneios! e 3 tacas em casa para me lembrar=P

Anónimo disse...

ObrigadO famel por teres faladO em nÓs mas tens um pequenO errO eu jOguei cOm a tania e naÕ cOm a andreia mas naÕ faz mal O k cOnta é a intenssaÕ e eu agradeçO. Olha cOntinua assim prk ta bué fixe!!!!!!!!!!!!!!