O primeiro orador, membro da equipa de protecção florestal da GNR, falou-nos acerca de prevenção de incêndios e protecção de pessoas e bens, nomeadamente da aplicação do Decreto – lei 124/06, que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.
A abordagem do tema limpeza de matas e pinhais levantou uma certa discussão entre a assistência e deixou no ar várias questões : face à obrigatoriedade da limpeza dos pinhais pelos proprietários, quem o vai fazer? O idoso? Os filhos que estão fora? Quem suporta os custos? Onde colocar a matéria combustível e quem a recolhe? E se eu limpar mas o vizinho não?
Levantaram-se também questões acerca da demora nas respostas aos pedidos de autorização para efectuar queimadas, entre outras, donde se concluiu que apesar da crescente sensibilização da população e esforço das instituições, estas não estão ainda aptas a responder a algumas questões, por a lei ser pouco flexível e não estar adaptada a cada caso/região.
O quarto tema da tarde, “Xisto e património edificado” foi-nos trazido pelo Arq. Pedro Rodrigues (seixo rodrigues arquitectos), que apresentando casos, alertou para o que de bom e de mau se tem feito no património arquitectónico das nossas aldeias. Alertou também para a necessidade de se apostar no saber-fazer e especialização da mão de obra para as técnicas tradicionais de construção e no uso dos materiais autóctones da região, como uma mais-valia para a manutenção da identidade e essência da aldeia.
Por fim, o Dr. Pedro Farromba (Business Angels) fez uma síntese da tarde de palestras, dando ênfase aos pontos mais importantes, dando a sua opinião de visitante do que seria bom ou não explorar no Sobral, quais as melhores oportunidades e como o Business Angels pode ajudar no apoio a novas ideias.
4 comentários:
Será a geração do nunca?!!!... Tudo se resumirá a umas meras palestras, que terão o seu mérito hoje, mas e depois? Depois disto não baixem os braços, há que realizar algo, FORÇA."Mudam-se os tempos mudam-se as vontades, muda-se a...composto de mudança".Todos juntos aguardamos.
famel falta a foto do sôr policia!!!!!!! lol
Pois, anónimo, não sei pq parece que ninguém fotografou a 1a apresentação!
Gostaria de ter estado presente e só assim poderia comentar com justiça o que se passou. De qualquer modo, quem esteve presente argumentou e certamente algumas ideias vão ficar para o futuro.
Famel, para ti, e todos os que trabalharam para que este evento vingasse, parabéns! E, só desejo que outros se possam seguir.
Enviar um comentário