segunda-feira, março 10, 2008

Para a malta que me chateou :)

Grande espanto o meu quando esta manhã abri o email e vi duas mensagens de mulheres sobralenses, que me "deram na cabeça" por ter deixado passar o Dia da Mulher sem uma homenagem às mesmas!
Epá vou ser sincera...esse dia para mim passa-me ao lado, talvez porque a minha geração cresceu sem sentir essa diferenciação, segregação, descriminação que existiu à volta da mulher de outros tempos.
Felizmente nunca me senti inferior (excepto fisicamente, claro está) a homem nenhum, aliás lá em casa todos fomos habituados a fazer todos os trabalhos, fosse no campo, na serralharia ou em casa (mas assumo que eu fui sempre muito bem tratada comparativamente aos meus irmãos, não por ser rapariga mas por ser a mais nova eheheheheheh).
Hoje em dia trabalho num mundo de homens e sinto o mesmo respeito que sempre senti na minha casa.
Como estudante também ocupei cargos normalmente entregues a rapazes e acho que tambám me safei bem, ou seja nunca senti um desejo muito exacerbado de gritar "GOSTO DE SER MULHER", deixo isso para as meninas da publicidade "Evax" :)
Mas se normalmente não sinto essa diferenciação, devo agradecer a grandes mulheres que ao longo dos séculos lutaram por uma sociedade igual, por exemplo a Carolina Beatriz Ângelo a primeira mulher a votar no quadro dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia, a Mary Quant estilista que criou a mini-saia, entre outras grandes mulheres!
Portanto deixo aqui a minha sincera homenagem às nossas mulheres, às mulheres sobralenses, que batalharam muito para dar um futuro melhor aos filhos.
E aproveito as fotos do leitor Fernando Paulo Antunes para expressar o meu sincero agradecimento às mulheres mais velhas da nossa aldeia, que passaram por muito!


E para os homens sobralenses não ficaram com ciúmes fica uma foto também para eles
Queria só agradecer mais uma vez ao Fernando e deixar-vos como desafio a já habitual descrição das pessoas que estão nas fotos!

9 comentários:

Anónimo disse...

Desta vez nem arrisco o mais pequeno palpite!...
Mas gostava de saber quem são os vivos e quem eram os já falecidos... o aprisco p.j. dá uma demão?

Anónimo disse...

Virgilio ajudo no que que for capaz primeiras impressões esta foto do grupo de homens salvo erro foi tirada nos anos 1941-43 no sítio chamado vale de amoreira perto de góis a das mulheres desconfio que já identifiquei pelo menos duas e esta foto deve ser dos anos antes de 1949 antes do dador da foto ter nascido pois una das mulhers que eu penso ter reconhecido faleceu en 1949 darei mais imformações depois de manipular as fotos o que me vai dar um bocado de trabalho mas espero mais resultados

Anónimo disse...

Só reconheço duas ,na fila de trás à direita:a mãe e a avó do Fernando com o cesto dos ovos à cabeça

Anónimo disse...

Um beijinho a todas as sobralenses que me encheram o coração. Quem nunca amou uma sobralense nem imagina o que perdeu!

Anónimo disse...

começando pelas mulheres de pé direita para a esquerda mãe e avó do fernando paulo a seguir ana luisa mãe do josé rito,a seguir maria luisa mãe do manuel bento,e a maria rosa irmã do joão da rosa, na frente ,mesma ordem maria luisa mãe do zé fecisco,a seguir laura luisa irmã da mãe do fernando,segue a teresa luisa mulher do joão da rosa, última de jesus irmã da teresa luisa desta familia duas estão vivas a mãe do fernando e a de jesus.
o sobralense ausente acertou nas que nomeou mas se reparar bem no cesto são frangas e não ovos pois pode ver-se a cabeça duma franga no cesto.
segunda foto mesma ordem:1-manuel alfredo,4ºcom camisa xadrez josé alfredo,5ºde casaco antónio alfredo estes três são irmãos o josé é o pai da maria pinto que mora na rua que vai do adro para a antiga junta e é prima do fernando.na frente sentados 1ºjosé ramos (gago alcunha)irmão do ti Padeiro.2º com a viola ti zé sobreiro,4º luis ramos irmão do ti Padeiro,5ºo pai do fernando e o puto é o irmão do fernando o Zé.como disse antes esta foto tenho a certeza que foi tirada na aldeia de vale de amoreira perto de góis nos anos 1941 - a 1943 os restantes na foto são naturais da aldeia e embora eu conheça pelo menos mais dois homens e um rapaz não os mensionei porque aí no sobral niguem os conhece de todos os que se encontam na foto dos homens só um está vivo o puto na foto

Anónimo disse...

Uma pergunta, o senhor saberia tocar guitarra ou era so para a foto?

Anónimo disse...

o ti sobreiro sabia tocar viola e o outro senhor sabia tocar guitarra não mensionei o seu nome porque não era do sobral e aí ninguem o conhecia

Anónimo disse...

Obrigado aprisco p.j. foi uma boa ajuda , agora que dissestes os nomes, ficou fácil "identificar o rancho de primas e irmãs. assim como os homens do Sobral.

Anónimo disse...

sempre às ordens virgilio tenho gosto em me ocupar com estas coisas para reconhecer algumas pessoas foi necessário tirar as fotos para o meu computador e depois com um programa de software que eu tenho manipulei as fotos aumentado a pouco e pouco dando mais ou menos claridade até que as pessoas fiquem mais claras mas mesmo assim nem sempre dá resultado depende muito das fotos algumas vezes não consigo nada.
e já agora boas festas para todos os sobralenses espalhados pelo mundo