domingo, março 23, 2008

"E de nós" - Penitentes 2008

Como prometido deixo-vos as fotos dos Penitentes desta Páscoa! Mais um ano em que a tradição se cumpriu com as presenças suficientes para nos proporcionar uma noite "fantasmagórica"...não fossem o zumbido do vento frio e a luz da lua nublada suficientes para meter medo!


Os primeiros a marcar presença com a bem voz afinada


AS várias representações da paixão de Cristo, as chicotadas, a escada, os pregos...



O varredor dos passos


E as canas bem altas que quase, quase nos acertaram


Foi uma noite espectacular e todos os pormenores se ajustaram. O luar iluminou as mentes mais criativas, que enquanto esperavam para ver passar os Penitentes, nos brindaram com algumas histórias macrabras para ajudar a recriar o ambiente!

Para o ano há mais...


Fotos da visitante Sacristoa

13 comentários:

famel disse...

Para quem não conhece esta tradição passo a explicar dentro do que é o meu conhecimento.

No Sobral esta tradição caracteriza-se por uma procissão ou cortejo composto por rapazes e homens do Sobral, e que normalmente se realiza na Quinta e Sexta Feira Santa com o intuito de recriar os "Passos de Cristo" ou "Paixão de Cristo", mais conhecidas como "Via Sacra".

Os mesmos "escondem-se" debaixo de lençóis ou mantos brancos, com uma coroa de rama de chorão enrolada na cabeça.
Cada um destes rapazes leva um objecto que pretende transmitir um simbolismo. São eles as candeias, crucifixo, cruz, escada, cesta com pregos, chicote, relha, canas ou varas e vassoura. Cada objecto tem a sua importância, a qual por vezes não consigo entender.
Por exemplo a vassoura serve para varrer os passos para não serem seguidos pelas almas ou serve para varrer os pecados dos antecessores? As canas servem para assustar e afastar os curiosos mais visíveis?•
Bom o que é certo é que este cortejo segue pelas ruas principais do Sobral em silêncio, efectuando as paragens contadas, nas quais os mesmos entoam o seguinte cântico num tom inebriante:

Os 3 primeiros - "Oh meu bom Jesus, pelos tormentos que padeceste na cruz, tende misericórdia das almas".

Os restantes respondem - "E de nós"

E assim seguem até chegarem à igreja de onde partiram. Aí dão mais 3 voltas à igreja e no final rezam um Pai Nosso encomendado às almas.
Não sei qual a origem na nossa terra de esta tradição, de qualquer modo espero que ela se mantenha durante muito mais anos.

Anónimo disse...

E eu inda vi uma cana a fazer razia sobre mim...ia ficando sem 1 olho...lol

virantu disse...

Famel, obrigado por partilhares com os sobralenses e visitantes deste blog, a continuação das tradições sobralenses. Está simplesmente óptimo!!!

Quanto ás origens dos penitentes, como se pode ver na página da urbi onde, se fala sobre a Procissão dos Penitentes no Paul, penso igualmente que remontam à idade média.
Link:
http://www.urbi.ubi.pt/000418/edicao/reg_procipen.html

E depois de uma procura na internet, para além de outras páginas de um certo interesse, também destaco a seguinte, com um pequeno extrato, que, me parece ter uma certa semelhança aos penitentes.
http://www.redemptor.com.br/default2.asp?pg=sys/nucleo&cat_cod=863&canal=682&pga=4
(E aí veio a peste negra, que dizimou a população de toda Europa. Num prazo de dez anos (1253-1263), mais de um terço da população morreu por causa da epidemia.

Longas procissões de penitentes, flagelantes, percorriam as cidades em busca do perdão divino, visto que a praga foi considerada um castigo de Deus. Como conseqüência, houve a representação de uma miríade de santos e de capelas funerárias.)

Anónimo disse...

estava tudo muito fixe só é pena que aquele que vai a levar nas costas nao seja mesmo a serio dava outra graça e outro realismo. Nao acham? hihi

Anónimo disse...

O quer dizer da malta jovem sobralense?! Que não falham, basta terem alguém a manobrar as coisas e eles estão sempre lá e este ano foi mais uma prova de que ninguém quer deixar morrer as tradições da nossa aldeia.

Este ano com as megas canas, nem o "Mega" escapou ehehehe

E o resto da assistência também não estava à espera da audácia dos portadores das canas! Como disse a Cat foi quase, quase...

Famel agora manda daí o video para a malta ver o desempenho!

Anónimo disse...

Ho famel, nem parece k ouvias as "Estórias" da Avó a dizer k foi uma das primeiras no sobral a assistir aos penitentes pela primeira x (...) feitos por um grupo de colegas (vindos do Paul e Erada)dos mineiros do Sobral. Depois deixaram de vir e os rapazes sobralenses continuaram a tradição...até hoje... e já lá vão uns 80 anos mais coisa, menos coisa!!!

Anónimo disse...

Eu estive la...e as canas estavam bem altas!!!Mas os penitentes cumpriram muito bem a sua função.Portaram-se todos muito bem!Agora é preciso é continuar estas tradições da nossa terra, para tentar dinamizar mais um pouco a nossa querida aldeia!Venham mais iniciativas destas!Malta nova...depende de nós!Agora falta o fabulástico video!!!

Anónimo disse...

Para não fugir a regra, mais uma vez se realizou a procisssão dos penitentes. Este ano, e com muita pena minha, não pude ir a terra e participar, trabalhei todo o fim de semana, mas para o ano pode ser que a vida corra de outra maneira. Lembro-me da primeira vez em que participei, em que fui o escolhido para levar com o cinto, no cartaz dos gelados que roubamos ao ginjas e me foi colocado nas costas. Um abraço para todos os galitos. continuem assim. Para o ano talvez se possa convidar o malga de sopa para levar com o chicote, mas sem nada por baixo, porque e de certeza mais real.

Anónimo disse...

Para a próxima é melhor fazerem um seguro de saúde, porque com canas deste tamanho a mossa deve ser grande ;)

Anónimo disse...

É sempre com com imenso prazer que venho visitar o blog (4 5 vezes por semana) e manter-me assim em contacto com o lindo torrâo natal que me viu nascer.
E que saudades!....
Desejo salientar, que a primeira vez que teve lugar o evento dos penitentes no Sobral, ha cerca de 60 anos. Recordo com saudades esses tempos.... Antigos?
Tinha eu os meus 8 anos quando alguns mineiros do tempo, (como vos contou a vossa avò, esposa do ti galhetas,) em conjunto com amigos do Paul e possivelmente alguns da Erada. Nos brindaram com a primeira apresentaçâo dos passos do Senhor, expressâo dos tempos.
Certas pessoas muito conhecidas de todos nòs, participaram nos anos seguintes nos penitentes. Lembro aqui, o Ti Zé Herminio e o Ti Manuel Paiva e outras pesssoas das quais ja nâo recordo o nome.

Parabéns aos participantes dos tempos actuais e passados, continuem sempre para que possamos reviver e que nâo se percam através dos tempos as belas tradiçôes dos nossos pais, avòs e bisavòs.
...............................

Nunca te esquecerei berço doirado,
Torrâo natal que me viste nascer
E de ti serei sempre apaixonado,
Até ao dia em que deixarei de ver.

Terra de urses, papoilas e carqueja
Do rosmaninho em flor, do giestal,
do figo e da maçâ, pêssego e cereja
Na serra es um jardim, rico Sobral.

Teus filhos que partiram e voltaram
Sempre teu nome ergueram com vaidade,
E todos esses que ao longe ficaram
De ti, seus coraçôes, têm saudade.

L.S.

Anónimo disse...

A quadra Pascal no Sobral não eram só os Penitentes, havia a encomenda das almas, com os intervenientes colocados em locais estratégicos, para ter maior efeito nas noites escuras e as Boas Festas dadas de casa em casa, com um misto de cor e alegria.Porque não tentar recordar no próximo ano?

Anónimo disse...

massamà,
esqueceu-se de mencionar que era também pela Pascoa que o seu padrinho lhe dava o Folar.

E quanta procissâo, a partir do Cabecinho até a igeja onde os Cânticos Pascais eram entoados jà com uns bons copitos a fazer efeito ?....
Quem se recorda?

Anónimo disse...

As boas festas serviam era para os padres encherem os bolsos.

Ainda bem que já não há nada disso na nossa terra.