terça-feira, março 18, 2008

Teatros no Salão

Já vimos várias vezes aqui no blog algumas fotos de teatros realizados no Salão há muitos anos atrás.
Hoje mostro-vos algumas fotos de outras pessoas e outros teatros realizados também no Salão mas há poucos anos atrás.
Pelos vistos continuou a correr nas veias dos Sobralenses o sangue de artistas!
Normalmente era durante as festas de Natal ou do Dia da Criança que crianças e jovens do Sobral se juntavam, sob a alçada dos mais velhos, para preparar umas peças, danças e cantorias. Acho que não nos saímos mal, mas devemos agradecer às catequistas que nessa altura tinham uma paciência de Job para nos aturar.




A caracterização também ficava a cargo das raparigas mais velhas que lá iam dando o jeito para transformar raparigas em mecânicos cheios de óleo, meninas e meninos em personagens do Presépio, enfim tratavam do figurino com muito afinco!


Como eu adorava estas festas, era uma correria diária quando vinhamos das escola ou nas férias, para irmos ensaiar as nossas peças. A Chenouca deve lembrar-se bem desses dias e dos berros que tinha que mandar para conseguir calar a garotada...o Salão nesses dias virava um pandemónio, mas no dia da Grande Festa estavamos todos lá bem ordenadinhos e caladinhos a assistir e com os olhos a brilhar de felicidade.
Em relação a estas fotos confesso que não me lembro qual era a peça apresentada na primeira foto, mas tinha uma caracteristica muito comum nos nosso teatro...a interactividade com o público.
Na segunda estavamos a cantar qualquer coisa mas também já não me lembro o quê?
Tenho muito mais destas festas mas em vídeo, portanto peço a quem tiver mais fotos desta ou de outras festas para enviar.

11 comentários:

famel disse...

E já agora faço um desafio aos mais velho...que adivinhem quem está nas fotos eheheeh

Anónimo disse...

Mas que bela prenda Famel, relembrares os nossos tempos de criança sempre tão preenchidos.
As saudades destas festas são tantas que era capaz de repetir tudo novamente e ainda com mais vontade!

Anónimo disse...

Esta já é do meu tempo! Contudo, não me lembro que peça estava em palco nem o que se estava a cantar.
Enfim... boas recordações.

Já que estou por aqui aproveito para dizer que no próximo dia 30 de Março a hora vai adiantar. ás 01h passam a ser 2h e entramos assim no horário de Verão.

Anónimo disse...

Epa que me desculpem os mais velhos, mas os nossos teatros eram do melhor que há! Para além das peças ainda tinhamos publicidade nos intervalos! Quem não se lembra do "Toine acaba a supe" (Roik cup a soup), ou do "Eu sou um pêssago" ou da publicidade da Cerelac adulterada para Caldo Verde XAUUUUUUU ERA A LOUCURA! Famel do que te foste lembrar!
E a dança das velas?! Muito fixe, isso é que eram dias bem passados.

Anónimo disse...

Eu por mim não arrisco um palpite pois parece-me que todos já nasceram depois de eu partir

Anónimo disse...

eu estou nas duas fotos.e pois a dança das velas.foi muito fixe.tens fotos dessa dança.

famel disse...

Eu não tenho fotos, se tiveres manda! Já agora lembraste que teatro estavamos nóa a representar?

Anónimo disse...

Belos tempos esses!! Todos os anos no natal e no inicio do verão lá tva o pessoal da catequese a preparar mais uma dança e um teatro p encher o salão! Alguns desses teatros eram escritos por nós em algumas tardes d inspiração, lol. K saudades!

Anónimo disse...

HO Famel... fiz mts Teatros e acho k cada um gostei mais de representar k o outro... Mas o meu Preferido.... Recriado de uma peça já antiga, foi sem duvida o do "Tcharabécu do arado", a Mota do Saruga anda meia avariada!!! Foi por isso k ficas-t a FAMEl...

Anónimo disse...

A Pe�a se n�o me falha a mem�ria (K admito k j� n�o � a mesma dos tempos destes teatros e de tantos outros da Escola), acho k era um Programa de Televis�o e tu tavas a levantar o cartaz das Palmas ou de Rir... e apresentadora fazia perguntas uns aos outros... e as respostas eram uma spiadas engra�adas...

Anónimo disse...

No meu tempo de escola também se faziam teatros. Um ano, já não sei bem, talvez o Fernando da Ponte se lembre, eu e ele fomos dançar o fandango. Chegamos a ir representar a escola a Cebola.
E à minha irmã foi-lhe atribuído este pequeno tema:
"Um dia a uma cigana, minha sina mandei ler.
Pegou-me na mão e disse: - O teu destino é sofrer.
Livrai-me do sofrimento pedi à Mão de Jesus.
Nossa senhora apontou-me - "SEU FILHO MORTO NA CRUZ".