quinta-feira, dezembro 11, 2008

Centenário de Manoel de Oliveira

Hoje é dia de felicitarmos Manuel de Oliveira pelo seu 100º aniversario. O realizador de clássicos como "Aniki bobó" ou "Non, ou a vã glória de mandar" é o mais velho no activo e alcança com bastante energia esta bela data.
O realizador vai mesmo passar o seu centésimo aniversário atrás das câmaras a filmar em Lisboa o seu 49º filme, "Singularidades de uma Rapariga Loura", baseado num conto de Eça de Queirós, publicado no começo do século XX.

O que mais gosto no realizador português é o facto de ele preservar a cultura e história portuguesa nos seus filmes. É uma forma de mostrar ao mundo o que foi e é a nossa História e a imponência que a mesma teve ao longo dos séculos.
Ficam dois links para quem quiser saber mais um pouco...e já agora os nosso PARABÉNS!
  • http://saber.sapo.pt/wiki/Manoel_de_oliveira
  • http://www.madragoafilmes.pt/manoeloliveira/#

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, famel! Mas neste "sítio mal frequentado" continuamos a ter um espírito de "medalhas e condecorações do 10 de Junho"!
Gostei da tua homenagem ao Manoel de Oliveira no blog! Oxalá seja um prenúncio de que este "sítio" tem mudança e esperança com a malta mais nova!

naifas disse...

"Sitio mal frequentado"????

Quanto ao Manoel de Oliveira confesso que acho os filmes um pouco mortos, mas que ele é um defensor da nossa cultura é e felizmente ao fazer estes filmes está a preservar a memória da nossa história, aliás, está a perpetuá-la!

Anónimo disse...

Os filmes do Manoel de Oliveira não me cativam.
De qualquer maneira cem anos é uma maravilha.
Espero que continue de boa saúde e criatividade para a produção de novos filmes.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Aqui está um homem para quem o trabalho é um prazer! Goste-se ou não dos filmes que faz, é um exemplo que muitos deviam seguir, pela persistência, criatividade, e produtividade. Para além disso, leva o nome de Portugal bem longe o que para todos nós -para mim é- motivo de orgulho. É reconhecido pelos grandes cinéfilos, é premiado, aclamado e continua um homem de trato simples e afável.
Grande homem!