domingo, fevereiro 15, 2009

Burriquitos

A nossa leitora Adélia Pinto foi aos seus arquivos e encontrou a foto de este burrito, animal em vias de extinção, infelizmente.

No arquivo de fotos antigas do Fernando Paulo também conseguimos uma foto de um burro nas ruas do Sobral. Antigamente muita gente tinha um burro para ajudar nos carregos. Infelizmente hoje em dia penso já não existir um único burriquito! O meu avô teve um "Carriço" e vocês lembram-se de mais burritos?

15 comentários:

Anónimo disse...

Ainda me lembro de haver tambem um cavalo, acho queerado Ti Zé Manel

Anónimo disse...

Desculpem a confusão, mas se atentarem bem nas duas fotos, para além da côr há uma grande diferença:O equídio da foto a preto e branco é um garboso Cavalo, que dava pelo nome de "Pileco"e calcorreou os acidentados caminhos das aldeias e lugarejos dos arredores do Sobral transportando o "Capador" profissão exercida pelo Ti Abílio, pai do Sr.Henrique Geraldes e mais oito irmãos.Portanto cada macaco no seu galho e cada equino no seu ramo geneológico.Apesar de como dizia o "OUTRO" nehum ter nascido no Sobral a verdade é que houve muitos Burros na nossa Terra e seria interessante dar-lhe no blogue o valor que representaram para a economia e desenvolvimento do Sobral.Aqui fica o repto para quem tiver fotos e recordações desse animal que na verdade está em vias de extinção.

famel disse...

Vendo bem a foto é um cavalo! Obrigada pela achega!

famel disse...

E o cavalo do Ti Zé Manel era uma égua bem bonita, na qual ainda tive a sorte de apanhar umas boleias quando voltava do Penedão.

Anónimo disse...

O ultimo burro que existiu no Sobral foi o da Senhora Teresa Silva, a quem eu ainda pedi colaboração em alguns presépios vivos assim com uma vaca que era do Zé Tomé. Eu pessoalmente tive o prazer de andar várias vezes de burro no meu tempo de criança. Pois o meu avô João tinha um.
Famel penso que ainda tenho mais algumas fotos de burros alguns com uma carga de mato bem grande. Assim que as encontrar envio.

Anónimo disse...

Tenho saudades do tempo em que algumas vezes andei de burrito. Era o burro da ti Micaela. Também me lembro de um cavalo que a Lucrédia tinha e mais tarde um outro cavalo que era da minha ti Perpétua.
Agora há carros. É o progresso. Ainda bem que ficam algumas recordações.
Maria Ideias

sobralfilho disse...

Adélia,

O teu avô João não tinha nenhum burro.

O teu avô Joaquim é que teve um.

O burro a que te referes, quando eras criança, era do Ti-Manel.

(A César o que é de César...)

Anónimo disse...

Maria Ideias, o cavalo da Lucrécia, é o "Pileco" da foto a preto e branco que nos fez muito jeitinho, transportando as malas de Casegas para o Sobral, quando a carreira acabava em Casegas.

Serranita disse...

E já que se fala de burros,animal com que simpatizo, aproveito para "publicitar" uma associação com que trabalhei e que se esforça por preservar a única raça portuguesa ainda existente, (reconhecida oficialmente, embora existam tb os burros da Graciosa - Açores). Em Portugal começam a dar-se passos pra salvar o burro da extinção e usá-lo em várias actividades alternativas (passeios,turismo rural, asinoterapia, etc). Em França, Itália, Espanha,etc já existem explorações de burros, e já se usa muito o leite de burra na industria cosmética e farmacêutica, nomeadamente no aleitamento de bébés que não toleram a proteína do leite de vaca. E até salpicões de carne de burro (que não sou fã, de todo).
Quem sabe ainda vamos voltar a subir os montes Sobralenses em cima dum burrico.
E não me alongo mais:)

Quem tiver curiosidade espreite.

http://www.aepga.pt/portal/PT/123/default.aspx

Anónimo disse...

Fernando:
Um dos senhores não é o ti Abílio, pai da Lucrécia?
Parece-me
Maria Ideias

Anónimo disse...

mesmo assim ainda temos muitos que sao mais que burros

Anónimo disse...

Maria Ideias, acertaste em cheio.Na verdade é o pai da Lucrécia.O Outro personagem para além do "Pileco" é o Senhor meu Pai.

Anónimo disse...

Fernando:
Tive dúvida em relação ao senhor teu pai. Bem me pareceu.
Que bom poderes ver o teu pai nesta bonita e tão significativa fotografia.
Maria Ideias

famel disse...

Gosto da forma como tratam a figura paternal, é mesmo à moda antiga "o senhor meu pai". Já não sou dessa fase, nem tao pouco dos vocemecês, o que não quer dizer que não tenha o mesmo respeito pelo meu pai, claro está.

Anónimo disse...

É evidente. Não é por se tratar o pai ou mãe por tu que se tem menos respeito.
O meu pai, Manuel Ideias, ficava fulo quando cheguei de Angola e o meu Victor me tratava por tu.
Mas ainda bem pequenina, ao toque das Avê Maria tínhamos que estar todos em casa. Rezàvamos o terço à lareira e antes de irmos para a cama tínhamos que pedir a benção.Não achas que era muito burocrático?
Maria Ideias