segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Drama no Sul da Austrália

Nestes ultimos dias temos sido confrontados com as tristes noticias que nos chegam da Austrália. Se aqui está frio e há muita neve, na Austrália o calor aterrador faz propagar inúmeros incêndios. Incêndios estes que infelizmente têm morto muitas pessoas e deixado outras sem nada... são noticias muito tristes, que nos fazem lembrar os incêndios que também por cá já fizeram das suas!
No seguinte link e video podemos ouvir a descrição de este flagelo vivido na primeira pessoa, pela voz do descendente sobralense Luís Geraldes


Na RTP ontem à noite:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=386808&tema=27



Na SIC esta manhã:

14 comentários:

Anónimo disse...

ao Luis Geraldes (primo do Custódio)que foi meu colega nas Minas da Panasqueira em 1975 -quando tínhamos 19 anos ,- envio nesta hora difícil, um grande abraço de solidariedade e votos para que todos os contratempos sejam ultrapassados com a maior brevidade.
Virgílio P. Neves

Anónimo disse...

Ao Luis Geraldes:
Força, vais conseguir ultrapassar e sair desta, tenho a certeza. É nas horas dificeis que é preciso ter coragem e, acreditar.
Muita força e um abraço
Maria Ideias

Anónimo disse...

Quando ouvi o nome, comentei: Geraldes... é apelido Sobralense.
Vejo que é mesmo, só é pena ter tido conhecimento nestas circunstâncias.
Para o Luis e todos os que estão a viver este profundo drama, votos de coragem e a minha solidariedade para o que for preciso.

Anónimo disse...

Luis, mesmo sem conhecê-lo deixo um abraço de solideriedade. Deve ser horrivel. Já agora agradecia a alguem que saiba, que me ajude a perceber quem é a sua familia no Sobral.

famel disse...

O Luís é filho de um irmão da tia Patrocinia Bárbara mãe do Custódio! É portanto primo dos Custódios. Se não estou em erro a sua mãe era do Vale da Cerdeira.

Anónimo disse...

Obrigada Famel.

Anónimo disse...

Famel, já agora, gostava de saber qual a relação familiar com António Pinto Geraldes, também do Sobral

Anónimo disse...

ha aqui gente que já anda à caça... cuidado Luis

Anónimo disse...

Este Sr. anónimo deve ter uma alma bem negrita, assim como um espelho bem sujo, dado que transfere para quem não conhece, a sua própria personalidade.
Se o Luís ler este triste comentário, saberá que a energia positiva não chega atrás de todos os calhaus da nossa maravilhosa serra.
Pois, Sr. anónimo, a "gente que anda à caça", se é a mim que se está a referir, conhece o Luís há muitos anos, assim como a um dos filhos (o Ticiano), que é um jovem simpático, educado e com os princípios nobres que certamente os "geraldes" de verdade sabem transmitir aos filhos. Por acaso, hoje, já telefonei ao Luís, e soube que os filhotes estão bem, graças a Deus. Coisa que duvido que o Sr. Anónimo, tão preocupado, tenha feito. Tenho a dizer que os "geraldes" que eu conheço, não precisam de se esconder para escrever atrás de anonimatos, pois não temem o que escrevem. Veja, por isso, se cresce, Sr. anónimo. Julgar os outros é muito feio. Eu, só queria conhecer uma parte da minha família que, por ter ficado órfã quase à nascença, nunca conheci. Pedi ajuda genealógica. Não financeira nem hereditária (se é este o esclarecimento que pretende).

Anónimo disse...

Sinceras desculpas à srª Ana,o comentário não era dirigido a sí para que fique bem claro...

Anónimo disse...

Ana Geraldes, agradeço-lhe a preocupação por este meu primo. Assim como a todos os outros.

A nossa família (Geraldes dos "Custódios") descende da mesma com o nome de Pinto Geraldes, somos, portanto, ainda primos (como, aliás, mais de metade do Sobral uns com os outros). Nestes (parte de Pinto Geraldes) houve um que imigrou para o Porto, dando assim origem a esta família na cidade invicta (que entretanto tb perderam o 'Pinto'). Por acaso, estes contactarm recentemente o Luís Geraldes para tentarem tb eles conhecerem as suas raízes.


Sem dúvida que os Geraldes são uma grande família :P

'Custódio' Geraldes

Anónimo disse...

Sr. Anónimo, muito obrigada pelo esclarecimento. Há alguns anos, desde que conheci o Luís, que esta curiosidade me tem acompanhado. Nessa altura em que falámos meia dúzia de minutos, ele falou-me do Sobral dizendo que era uma terra linda e que eu tinha que a conhecer. Desde essa altura que ando a adiar essa visita, até porque não conheceria uma terra nova sem algum guia autóctone. Já agora, que segundo o(a) amigo(a) serei mesmo descendente dessa maravilhosa Serra, ser-me-á lícito lançar um desafio? Será que podíamos combinar, um dia que o Luís tenha possibilidade de vir ao Sobral, fazermos um almoço de Geraldes? Seria um motivo com data marcada, portanto inadiável, para eu conhecer o Sobral. E, já agora, mais este ramo de uma árvore, pelos vistos frondosa e que a minha família mais chegada, manteve demasiadamente podada.
Mais uma vez muito obrigada

Anónimo disse...

Ops, cliquei na opção errada e a mensagem anterior ficou anónima.

Anónimo disse...

Boa noite gentes da minha terra,

Alguém me sabe dizer se estes Geraldes estão de alguma forma ligados à pintora Geraldes da Silva, dona de um atelier de pintura e de uma galeria de arte no Porto?