terça-feira, agosto 18, 2009

Incêndio

Foi no sábado passado que o Sobral sentiu o perigo de mais um incêndio próximo da aldeia. Durante a tarde uma forte trovoada parecia estar pronta para descarregar uma grande chuvada, mas dois grandes raios despoletaram dois incêndios que felizmente foram controlados e chuva nada...
Com poucos minutos de diferença, uma "peste" caiu na lomba do Pereiro e outra no Casal da Pires. O pequeno incêndio que começou junto ao parque eólico, em construção por cima do Pereiro, acabou por apagar-se sozinho com a pouca chuva que por lá caiu.
No caso do Casal da Pires a chuva não caiu, e a zona de denso pinhal logo mostrou grandes labaredas que colocaram em risco a aldeia. Felizmente, tal como no incêndio da ladeira que deflagrou há umas semanas atrás, os meios aéreos chegaram rapidamente evitando o pior. As equipas de sapadores, as descargas de espuma e água ajudaram a controlar o fogo até à chegada das corporações mais próximas que concluiram os trabalhos de combate e rescaldo do incêndio.
Não deixou de ser um grande susto que mais uma vez assustou os sobralenses, mas que poderia ter tido consequências mais graves.
Ficam umas fotos da leitora Rosa Ramos que documentou os trabalhos dos meios aéreos directamente dos Torgais.



Fotos de Rosa Ramos



6 comentários:

Anónimo disse...

Porquê que nao fazem um post com fotografias da festa dos galitos??
é que nem todos os visitantes deste blog possuem conta no hi5 para poder visualizar o que lá está relativamente à festa...

famel disse...

Calma que o post há-de vir. Estamos ainda a reunir fotos de todos os que captaram os momentos da festa.

naifas disse...

Depois de tantos anos a sermos massacrados pelos incêndios, eis que vemos finalmente uma boa actuação.
Desde que os serviços foram descentralizados e passaram para a tutela das diversas protecções civis, que o combate tem sido mais eficiente.
Será por serem mulheres a gerir? Se assim for entreguem mais serviços às damas que o povo agradece.

Mariita disse...

Da minha varanda já deu para ver a mancha negra que o fogo provocou. Ainda bem que depressa foi extinto, senão, lá ficava eu - mais uma vez - sem a "minha" paisagem.
Que seja sempre assim, com homens ou mulheres o que importa mesmo é a eficiência!

famel disse...

Hum da varanda da mariita vê-se a mancha? Mas penso que não será a do Casal da Pires, talvez a da Ladeira, certo?
Bom mas no meio de tudo isto o que conta é que foram dois incêndias às portas da aldeia, mas que felizmente foram controlados!

Mariita disse...

Famel: tens razão de certeza; da minha varanda vejo desde a fonte da Ponte até aos Torgais e Caratão até ao cimo da encosta. A parte que está queimada - ainda uma boa extensão - é do lado do Caratão.

Nota: para além da queimada cá ao fundo, lá no cimo da serra, dentro em breve, a paisagem será diferente. Já estão de pé alguns "espigões" do parque eólico - tal como se vê nas fotos do incêndio do Pereiro - Também aqui, teremos uma dia destes: um antes e um depois!