quarta-feira, agosto 05, 2009

Raízes do Açor

A ti Sobral, ofereço-te palavras
em tom do meu encanto,
Pela terra que me viu nascer, crescer.
Pelas tuas ruas, aprendi em cada canto,
A valorizar cada momento, que em teus mantos eu vivi
Pelos teus montes e vales, percebi a beleza
Que te originou Sobral
em cada cheiro, em cada sabor,
Recebi o prazer a humildade, o orgulho
de a ti pertencer.
Por estar longe,
Em ti me aconchego, me lembro, me recordo,
De cada sorriso, gargalhada,
De cada detalhe que me proporcionaste …
E ao teu povo, que ainda em ti reside,
E aos que vão resistindo,
Quando se juntam pelas tuas ruas,
Onde o Xisto é senhor, e a Ardósia a rainha dos teus telhados,
Soam ecos de juventude,
Que desde sempre e para todo sempre irão manter
vivas as tuas tradições oh Sobral.

Poema escrito por: Joana Ferreira

8 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!...Muito lindo!... Um abraço de amor a terra que te viu...nascer... crescer.

Parabéns Joana!

Continua sempre, sem esmorecer e, quando um dia tu editares o teu primeiro livro de poesia... Brévemente... espero!
Gostaria imenso de estar presente para te oferecer de um certo modo, o que eu ja recebi... da tua parte.

Um grande abraço com carinho e saudade.

Tejo... um parente.

Malga de sopa disse...

lindo JOANA um abraço

Anónimo disse...

Escreves bem, Joana, com sintaxe e ortografia, em prosa escorreita, porém, poesia é algo mais. Nela, as árvores tomam vida, as pedras vibram e os seres transformam-se em outros seres. Se isto fosse poesia, ouvirias o choro dos pinheiros, as sobreiras e as oliveirs milenárias entravam-te pela janela e contavam-te histórias nas noites de insónia e as manhãs de Maio..., não há outra terra com manhãs de Maio como a tua, eram sinfonias. Continua, mas liberta-te, e um dia farás poesia, navegarás pela ribeira do Porsim e voarás sobre o Gondufo.

famel disse...

Joana não encontraria palavras mais bonitas para descrever a nossa terra.
A tua sensibilidade é realmente magnifica!
Continua a brindar-nos com poemas tão lindos como este!

Mariita disse...

Joana: parabéns e continua!

j.c.d.f. disse...

desde já venho agradecer, aos que me desejam felicitações,por estes versos simples, que fiz com muito orgulho, e pelos que ainda virei a fazer, aceito as criticas de bom grado, pois é com elas que de certo uma pessoa melhora ao longo do tempo... muito obrigado, pelo apoio e carinho, famel, e célia, pois sem vós este poema não estria aqui...

Anónimo disse...

Lindo!!!
Obrigado Joana.Um beijo




Goncalvitas

Carvalho do meio disse...

Bravo!!! Joana. Ja tinha lido este poema em qualquer lado.