"Gaspar
No blog podem ler também os comentários do post
SOBRAL DE SÃO MIGUEL, região demarcada do queijo corno!
Os patrocínios para a festa continuam em aberto e portanto contamos com a colaboração de todos, e principalmente contamos com a presença de todos os Sobralenses.
Não faltem!! Obrigado :)
Quem estiver interessado em participar deverá inscrever-se por email cssilva87@gmail.com, ou por telefone 275 663 193, visto serem necessária 50 inscrições para que a recolha se possa realizar.
Desde já muito OBRIGADO :)
A recompensa indevida
De negro retinto e os cabelos grisalhos encobertos por um lenço caseiro, Conceição dos Santos é uma das muitas viúvas da silicose de Sobral de S. Miguel. Tem 59 anos, idade com que morreu, o marido, João Brás. Desde muito novo que ele trabalhou nas minas. “Aos 15 anos o meu João ficou lá sem uma perna. Ainda aprendeu a arte de alfaiate, que era profissão mais em conta para uma pessoa com uma perna artificial. Como não se governava voltou para as minas por mais 35 anos. Um dia sentiu que não podia trabalhar mais. O cansaço não deixava e foi definhando cada vez mais”.
Para todos, esse era o princípio do drama. O cansaço e a dificuldade de respiração. Depois, a inactividade e uma vida ainda mais difícil. “Sim, que se havia de fazer com os quinhentos escudos mensais da Caixa? Até que, um dia, teve um destancamento de sangue e morreu ao cabo de uma semana. Escoou-se pela boca”. Dos oito filhos do casal, cinco já casaram. As duas filhas menores fazem companhia à mãe. Agora, a Conceição dos Santos não recebe um tostão. “Durante um ano, depois dele ter morrido, ainda me deram os quinhentos escudos. Mas foi só nesse tempo. Hoje,nem isso. Não recebo nada. Para que andou o meu homem a trabalhar tanto tempo?” pergunta, de olhos esbugalhados pela dor e pelas lágrimas. E a mesma pergunta repetir-se-ia dezenas de vezes, tão dura como verdadeira. E quantas vezes já terá sido feita?
Em Sobral de S. Miguel são, talvez, cerca de quarenta viúvas que continuarão a interrogar-se. Da mesma forma, foi difícil estabelecer o número aproximado dos homens afectados pela silicose. À volta de cem, na opinião de alguns. Talvez menos, prognosticam outros. (...)"