quinta-feira, setembro 28, 2006

Antes e depois...













Cá está a mais recente mudança da aldeia. Para os que não sabem esta é a Capela da Santa Bárbara e Nossa Sra. do Bom Parto.
A Capela de branca alvura e azul celeste deu lugar a uma capela de tons mais fortes e mais rustivos....será uma aproximação aos humanos, ou já não vendem tintas de cor "celeste".
O que interessa é que o edifício agora já não corre perigo de ficar sem telhado!

60 comentários:

sarilha disse...

Pois é... a nossa Capela está realmente de cara lavava... pena que a agitação que a envolvia durante o mês de agosto se tenha perdido... o 2º fim de semana de agosto era sp o mais esperado.... era quando a família se reunia, se festejava, se convivia...era quando aquela "avenida" da rua do bairro da carrasqueira se enchia de gente pra orar as santas e principalmente se divertirem...ver a quermesse, o cortejo, o lanche familiar à 2ª feira...
Ainda bem que a capela está cuidada, arranjada. Pena é que falte o calor humano. As pessoas continuam a divertir-se mas pra outras bandas...

chenouca`s disse...

Tb concordo sarilha, mas axo q aquele castanho destoa da "cultura" beirã, faz-me lembrar as casas alentejanas...mas o mais importante é q há uma restauração e pior não ficou. Relativamente a essas tradições da "Sta Bárbara" realamente o q me provoca mais saudosismo é esse "mar de gente", e esse almoço "alancharado" familiar das 2ªs feiras, era realmente magnifico pena q nunca mais vai ser igual,...

Sobralfilho disse...

Sta Bárbara, Santa Bárbara… Era dia de canas de foguetes e pirolitos

Serranita disse...

Ainda não vi a capela, mas, pela foto, não me parece estar mal.É talvez uma questão de habituação aos novos tons.

Bem Azado disse...

Isto tem mão do barba de chibo!

nuno marques disse...

Concordo contigo chenouca's, realmente o castanho não esta lá grande coisa. A capela precisava à muito de uma boa reforma, mas...o castanho...não combina nada, tudo em branco possivelmente iria ficar mais bonito. Mas mais isso do que nada e nas condições em que estava o telhado até era um perigo. É pena é que tudo se vá acabando e o famoso 2º fim de semana de Agosto vai ficando um pouco mais esquecido. Era uma alegria ao sábado o povo acompanhar a procissão até a igreja e depois voltar ao recinto para uma noite de folia com grupos musicais e até fogo de artificio. Obrigado famel por mais esta noticia que eu fico a saber da minha terra.

Serranita disse...

Vendo agora a imagem maiorzinha e com mais atenção, acho que mudei de idéias...

famel disse...

Eu pessoal/ gosto! Nc Gostei mt dos tons azuis e brancos k ha p/ essas igrejas fora.

becas disse...

castanho cor-de-merda, realmente há gosto mt estranhos...
É homenajem ás barbas de alguém?
lol

Anónimo disse...

é homenagem a ti palhaço......

Anónimo disse...

sim pq cor de merda só mm tu...

Anónimo disse...

... q mau feitio...

becas disse...

anónimo, é você senhor padre?
nunca ouviu dizer q qd nos batem numa face, deve dar a a outra?
Então u ké q tá paí a arregantar?
Vá masé fazer as festas seu calão!

Silveira disse...

ó becas, tu realmente falta-te qq coisa, tlvz "tomates" ou "tomategas" pq me parece que andas a precisar de uma mudança radical, tlvz para outro blog!!! Linguagem dessa, atitudes destas ñ são bem recebidas... seja contra quem quiseres!!! Controla-te, educa-te, civiliza-te e vai ver se está a chover!!!! Hasta la vista...CROMO!!!!!

becas disse...

silveira, és o anónimo, o das barbas, ou o futuro sacristão?

virgilio neves disse...

A SACRISTIA COM telhado tambem ficou melhor.
Ouvi dizer que andou por aí o dinheiro do nosso mecenas SR. António Lopes. Ou foi só na Igreja Matriz? Como ex-mineiro que foi a dádiva enquadra-se bem, e da minha parte lhe agradeço.

Bem Azado disse...

Há quem diga que só deu os tostões para arranjar a igreja, para arranjar um recibosito de donativo para meter para o IRS...
Que acham?

Sobral disse...

cala os cornos mal azado. ja começas com merdas? so tens de olhar e calar. merda tens tu na cabeça meu cabrão.

Sobral disse...

o mesmo digo pro corno do becas. ja olhas te pra ti meu borra botas. se calhar nem barba tens e andas ai a gozar com a dos otros.

becas disse...

sobral, desonras a terra com esse nick.
Sabes o que quer dizer isto meu papa-hóstias? .|.

becas disse...

...e picado como tás, se andares só a papar hóstias...
Deus ma mim livre!

teresanibal disse...

Nom ai preciso vir aqui fazeir eis te spétáculo.Ainda cai munta auga nas bicas da fonte da ponte p'ra lavar as linguas badalhocas.E os filhos da terra, por todo o lado por onde andaram,sempre foram tolerantes,educados.Paraice-me beim q'inda teindes munto que passar p'aprindreirins a seir pessoas c'ma deive seir.Façam criticas contrutivas,gostem ou não,tolerem.

Sobralfilho disse...

Alertado por telefone por um amigo que quis saber se eu era o sobral, vejo que a guerra está ao rubro…
Não, eu, Sobralfilho, não sou "desta paróquia”… e não
tenho afinidades com o sr. sobral.
"Na minha" diz-se: "Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra”

Anónimo disse...

apagaram os comentarios? nao valeis nadinha.meia duzia de palavras destablizam-vos logo. k deus tenha pena das vossas almas.

Anónimo disse...

sao bocas como estas k levam o padre a nao casar,baptizar ou enterrar.por causa das vossas palhacices andam os da festa a pagar por vós palhaços.

Anónimo disse...

e tendes tanta vergonha k ate vos envergonhais de dizer kem sois. meia duzia de dias durante as ferias no sobral e ja vos da direito a criticar tudo e todos?

FERNANDOSOBREIRO disse...

Sendo Sobralense de gema e lendo os comentarios de Becas , bem azado ,pergunto? Que vindes comentar asuntos que nao vos dizem respeito , salvo se sois do sobral que eu nao acredito se sois de gema em vez de becas , bem azado porque nao vos assinais com os vossos nomes proprios ;Certo é alguem esta a pagar os anonimatos e nao so ; se os comentarios fossem em nome proprio ;ai sim se via quem tinha voz ;sem mais FERNANDO SOBREIRO

Serranita disse...

Bem azado, não sei que é o Sr. Mecenas que deu a ajudinha para arranjar a Igreja, muito menos as motivações que o levaram a ter tal gesto (bonito). Mas mesmo que fosse, como dizes, " para arranjar um recibosito de donativo para meter para o IRS..." é de louvar. Há muita maneira de "fugir " aos impostos, que ao menos seja de forma legal, em favor duma comunidade.

Serranita disse...

Ao Sr.Sobral: Realmente apagaram os comentários mas como eu já tinha guardado 2 pontos que gostaria de comentar, lá vai:

1 – “Sobral said... a educação deve deve começar pelos criadores deste blog.se estes são mal-educados, não me venham dizer k nao vos posso chamar nomes”

R - Tudo o que é escrito no blog, incluindo comentários, é da responsabilidade de quem o escreve.
Cabe a cada um saber manter a sua postura, independentemente de estar ou não de acordo, e todos se podem manifestar pois ainda estamos num pais democrático. Quero dizer que, mesmo entre contributors, não há obrigatoriedade de concordância.
Como eu tudo na vida, se há alguém que tem um ponto de vista diferente, há que respeitar. Achei que lhe ficou mto mal escrever a frase que escreveu. Falando por mim, não lhe admito que nos venha chamar mal-educados, pelo menos avaliando em grupo e sem razões válidas para isso.


2 - "Sobral said... façam os vossos comentários.nao desonrem kem sabe mais k vós.e se gostam de criticar bem ou mal,educadamente ou nao, começem por aceitar criticas.ou isto so tem um sentido?nao se aceitam criticas aos criadores?tirando o sr. virgilio e a famel os otros ate têem vergonha de dizer kem são."


R - Aqui concordo consigo, as criticas são bem-vindas. Com a última frase não concordo. Acho que não há qualquer razão para vergonhas dos contributors não aparecerem (falo tb por mim), mas tb não acho necessário postar BI e registo criminal. Já todos sabem +- quem somos, (nem eu conheço todos) e isso não é o mais importante!


Qto ao Becas, da minha parte já há muito deixou de merecer respostas...

Irónica disse...

É verdade anonymous...mania desta gente passar meia dúzia de dias durante as ferias no sobral e achar que tem direito a criticar tudo e todos!
Nunca passei férias no Iraque, nem na Terra Santa
Nunca fui aos EUA, nem conheço o Bush
Conheço a América Latina e os problemas humanitários, mas não nasci lá!
Sei que há fome, guerras, mas nunca estive em África
Sei que há degelo, mas nunca fui ao Pólo Norte
Nunca joguei no Benfica, Sporting ou Gil Vicente, nem nasci em Barcelos ou Lisboa, nem em nenhum destes sítios...
Os meus bisavós eram do Sobral, nascidos e criados, os meus avós eram do Sobral, nascidos e criados, a minha mãe é do Sobral, passei (passo) lá temporadas, férias, fui baptizada, fui crismada...Mas não nasci lá!
Resumindo, nem lá longe ou cá perto, tenho direito criticar ou dar opiniões!!

famel disse...

2 dias que fico sem aki vir e já anda td em alvoroço. Vou então expressar tb a minha opinião:

1º acho k a discussão é importante na sociedade, é bom k haja opiniões diferentes, afinal de contas ng agrada a gregos e troianos, e é da discussão que por vezes nasce a luz! só n concordo é com faltas de respeito e má educação.

2º qd coloquei aqui este post foi c o intuito de mostrar a quem não está cá as obras que vão sendo feitas e as mudanças que ha na nossa aldeia...longe do sobral, mas pelo menos andam todos actualizados :)
não pensei que viessem para aqui com este "palavreado", m eu não apago comentários...e n posso "lavar a boca a ng", isso parte de cd 1.

3º prefiro mil vezes um post vom 10 ou 13 comentários, mas decentes, do que 30 ou 40 só com palavras feias.

4º expressem a vossa opinião, sendo ela concordante ou não, mas também não é preciso "comerem-se vivos".

5º sejam mais tolerantes, lembrem-se que já fomos um país bastante oprimido e mundo perfeito, INFELIZMENTE, não há!

6º Ao becas e companhia, nc respondi e nem sequer me dou ao trabalho de responder!

7º Sobralenses de gema, sobralenses não de gema mas por afinidade, sobralenses de férias e todos os outros que gostam da nossa terra mesmo que não sejam de cá, continuem a visitar-nos, podem contribuir e dar ideias e opinar mt!
Isto não é o blog de ninguém, é o blog do SOBRAL!

Para terminar queria só acrescentar, que fico muito contente por saber que há tantas, mas tantas pessoas que gostam do Sobral, mesmo que espalhadas pelo mundo...

Continuem assim pois o blog está no caminho certo!

virgilio neves disse...

Dá~lhe dessas Famel.
...E vamos ao concurso das fotos.

Anónimo disse...

sois uma cambada de criancas.tenham postura e continuem como antes fazendo reportagens da terra e nao da politica eclesiastica da terra.Pq a religiao só tráz guerras.

Anónimo disse...

Meus filhos do diabo continuem a dar ânimo a este sitio, isto precissa da vossa rebeldia, isto sem vós não é nada, ouvi a voz do pecado meus irmaos, principalmente o demonio becas (conheçi um cão com este nome no sobral)e o demonio mal azado.força meus jovens demonios,mostram-de-lhes daquilo k sois capazes.

Belzebu

chenouca`s disse...

Apoiado famel...100%!!! Já ganhaste... Eu já tou como tu, ausentei-me 2 dias e o blog descambou, caramba, é preciso isto tudo!!!! Viva S.Miguel!!! O nosso padroeiro...

Bem Azado disse...

Não anónimo, o que leva a não baptizar, casar ou enterrar, é por "os da festa" terem posto musica aos berros durante a procissão se fosses mais á missa saberias disto!
E digo-te mais, que gosto de poucas comparações com palermas como o becas ou como tu. Aliás, até me questiono se não sereis o mesmo.

Bem Azado disse...

Não quis dizer com este comentário, que não esteja do lado "dos da festa". Se puseram a musica alta, da próxima vez inda mais alta a haviam de pôr, que é que as pessoas cumpram as suas obrigações religiosas, e para o que foram ordenadas.
Houvesse coragem para acabar com estas palhaçadas. Não somos capazes de enviar uma carta ao bispo? Temos medo de quem? RUA! Logo virá outro!

Sobral disse...

a falar assim, ate ja era capaz de te dar um beijo.força com a carta para o bispo. e nao foi a musica, foram as bolas.porke a musica alta foi ao cabecinho e vinha de um carro. ate te digo o que estava a tocar que eu estava la( seria o meu?).

Farto dos parvos disse...

É preciso tanta coisa? Afinal o blog não era para divulgar a nossa aldeia? Dou os meus parabéns a quem até aqui tem feito um bom trabalho, o resto só aí anda a mais!
Já agora Senhor Bem Azado, o senhor é do Sobral? É que se é,não deve ir à mesma missa que eu, ou então não lava os ouvidos. Que eu saiba não foi por causa do que você disse que o pároco teve aquela atitude! Anda a ouvir muita coisa por fora e agora vem aqui enterrar-se! Já que está tão preocupado com a religião vá prégar para a sua terra!

f sobreiro disse...

bem azado enviar uma carta ao bispo!
porque nao; mas olha que nao pode ser assinada com o nome de bem azado; Basofias muitas!! na hora nao ha ninguem cagarolas como tu e nao so ha muitos

virgilio neves disse...

Realmente andam por aí há muito tempo umas alminhas que só gostam de chamar á atenção ... sugiro que se ignorem por completo os comentários deles p/ ver se os mesmos se "enxergam".

Bem Azado disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bem Azado disse...

ao senhor que anda farto da sua pessoa, queira saber que a minha actividade profissional e local de trabalho apenas me permite visitar a terra nas épocas festivas.Talvez não seja mais sobralense quanto o senhor, mas quase de certeza há mais tempo. Não esteja tão seguro dos motivos que alega relativamente á incúria do pároco, mas isso é outra história para outros locais, bem como a das bolos, porque essas também é outra, que aprendam a medir que já não esmurram com bolas. "O seu a seu dono"!Mais lhe digo, que este blog não tem dono nem ditadores nunca os contributors o foram e não é o "senhor ninguém" que o vai ser, logo, ponha-se no seu lugar. E faça lá a carta que assinatura aparecerá.
Para o senhor sobral (ou será que devo dizer becas ou upa upa ou calunioso ou boca suja), estou farto de o aturar e apenas tenho a dizer-lhe isto: .|.

Bem Azado disse...

E como tanto a um como a outro, nunca lhes li qualquer contributo de valor, escusam sequer de me responder, dou-lhes menos valor q anónimos, sim porque esses ás vezes aí daizem alguma coisa de jeito, agora anda paí ralé que é só arruaça mesmo e ñ respeitam opinião de ninguém e reitero: RUA COM O PADRE!

Sobral disse...

rua com o padre.assim é k é falar mal azado.criticar sem ofender.estou contigo. veha a carta k assinaturas nao faltarao lhes garanto.

Anónimo disse...

pareces um garoto a falar.nao lhes dou valor,ja me chatearam e a mim ninguem me chateia.toma juizo

Bispo disse...

Afinal o Sobral também tem muita intriga, inveja e gente ignorante.
Depois de ler estes comentários todos, qual é o perfil ideal para Pároco do Sobral??

Anónimo disse...

podiamos fazer um concurso "perfil do padre". Eu lanço a 1ª pedra: Cumprir com as funções para que foi ordenado, como já alguém disse atrás.
Podíamos combinar um local no sobral para escrever a carta.Alguma sugestão?

xe disse...

bem quanto à remodelaçao da capela nao gostei muito mas tb nao me importo com a mudança; quanto ao pormenor do telha é k é pior pk houvi dizer que nao fizeram uma substituiçao completa.... pessoal dexem-se de intrigras... se o senhor padre vir isto ate pode ficar orgolhoso em dividir a populaçao sobralence... temos de nos unir e dar uma "sapatada" no padre para ver se ele se vai..... venha la essa carta!!!!!!!!!!!!

bispo disse...

Fico com a ideia, que no Sobral os que nunca frequentaram as cerimónias religiosas, que não participam em nada na igreja, com este ou outro padre, são os que agora querem que o padre "vá embora".

Labardo disse...

Mais uma guerra criada pela religião...Espero que não haja fogueiras de Santa Inquisição, bombas nem mortes nem nada dessas coisas.
As religiões podem fazer bem a muita gente, mas já fizeram muito mais mal...

nuno marques disse...

Em resposta ao bispo, o padre ideal para o Sobral já lá esteve. Chamava-se Nuno Maria, era uma pessoa espectacular e que levou para a nossa terra motivação para os jovens de desenvolver e criar actividades quer na terra quer fora dela como nunca se tinha lá visto pelas mãos de qualquer outro paroco. Era uma pessoa que zelava pelos interesses do povo e até fez reviver uma tradição à muito perdida que foi no domingo de Páscoa correr todas as casas da freguesia para dar as boas festas. Esse sim, era um padre que ficando no Sobral iria certamente leva-lo muito mais além de onde ele está.

Bem Azado disse...

APOIADO!

xe disse...

nuno faço minhas as tuas palavras!!! tens sempre as respostas mais acertadas!!!

Anónimo disse...

é pena a criadora do blog ñ se manifestar acerca do padre...censura?

Anónimo disse...

deve haver compadrio...

famel disse...

1º devias ver no dicionário o significado da palavra "censura"...

2º eu qd tenho alguma coisa a dizr digo directa/ às pessoas...n venho p aki armar-m no(a) maior

Anónimo disse...

entao nao se manifesta? vai tratando de retirar(censurar) os coments.nao aguentao com eles.

Cobrador_da_CP disse...

ai ai...pfffff...ando farto de percorrer blogs e bloguinhos...isto é só conversa da treta e...muito má....e...um enorme atentado à lingua portuguesa, escrita claro...

Pita disse...

Conheci pouco o padre nuno, mas onde ele estava fazia o espaço parecer belo. Até mesmo a cabela já velha.