segunda-feira, setembro 11, 2006

HOMENAGEM A UM SOBRALENSE

Hoje ll de Setembro, se fosse vivo, estaria festejando 64 anos de vida, o grande sobralense ANTÓNIO PINTO LOPES-(Polícia Beirão). Era o irmão mais velho do Floriano.

Conhecido pela sua poesia popular, o meu primo TÓ,amava profundamente o Sobral, como se pode constatar nos seus livros. Entre eles VIAGENS EM POESIA de 1992, onde ele não se cansou de cantar o seu torrão natal.Deixou-nos ainda novo,em Jan.de 2004
mas quero ofereçer-lhe esta prenda de aniversário,certo de que se estivesse connosco, seria um grande contributor do nosso blog. Da pag. 105 do livro citado extraí o poema SETEMBRO:


Entrava o mês de Setembro
conhecido pelo São Miguel
e o dia 29 é destinado
ao nosso patrono fiel.

Domingo próximo do dia
a sua festa tinha lugar
alegre a Freguesia
toda a pompa lhe ia dar.

A missa era rezada
ou cantada em latim,
e se não estou errado
até 1964 foi assim.

Em geral a missa da festa
com a alusiva homilia
dava lugar apregador
duma outra Freguesia.

Após esta celebrada
tudo apostos p´ra procissão,
dando assim início
p´las ruas da povoação.

Estandartes e andores
dos Santos da Freguesia,
todos tomavam parte
na última que se fazia.


Com meus pais e manos
no dia onze deste mês,
a festa dos meus anos
tinha neste a sua vez.

1 comentário:

Anónimo disse...

Virgilio Neves. Este dia 11, para nós será sempre muito triste. Todos nós te agradecemos, por aqui te teres lembrado de meu pai.

Certamente se fosse vivo, este Blog seria mais uma grandiosa forma de elevar a sua terra natal, que tanto ele amava, e que nunca se cansava de elogiar.