quarta-feira, outubro 31, 2007
terça-feira, outubro 30, 2007
Os magustos
Os intervenientes logo nos contam melhor como foi este magusto...e ha por aí muito boa gente que tem histórias muito engraçadas dos magustos!!! Será que vão ter coragem para contar eheeheh
segunda-feira, outubro 29, 2007
Blog da Sandra
A Sandra Malandra partilha connosco as fotos e aventuras que vai tendo por esse mundo fora...
Como boa descendente de sobralenses a Sandra não esquece a terrinha e sempre que pode "lembra" o nosso Sobral.
Conheçam o seu blog http://www.asvoltasporai.blogspot.com/ e vejam especialmente os posts de 8 de Agosto de 2007 porque não consigo colocar aqui o url (não sei bem porquê!)
domingo, outubro 28, 2007
Isto não se faz...assim!
Pois é as fotos espectaculares que o Virgilio tirou lá do alto andam pelo Google Earth a completar as vistas da Serra do Açôr e outros sitios envolventes.
Dedicado ao Curral de Moinas :)
Tenho a certeza de que estão implicadas as autoridades.
terça-feira, outubro 16, 2007
Caminhada dia 28
A participar na caminhada a realizar no dia 28 de Outubro de 2007 (Domingo).
O grupo é composto por alguns Sobralenses residentes na aldeia que se tem juntado para fazer umas caminhadas nas imediações da Freguesia.
A próxima caminhada tem como percurso: Sobral de São Miguel - Carvalhal - Picoto - Vale da Cerdeira - Penedão - Sobral de São Miguel.
O ponto de encontro é às 6h30 no Largo do Cabecinho, não é necessária inscrição prévia, basta aparecer, trazer o farnel, estar devidamente equipado e "carregar" uma boa dose de alegria e força...porque a caminhada vai ser longa.
Outras informações:
Dificuldade: Média/Alta
Percurso de 30 km (aproximadamente)
Passem a palavra e apareçam...e como eles dizem "Se o São Pedro nos ajudar...vamos caminhar!"
segunda-feira, outubro 15, 2007
ONDE HÁ ESCOLAS HÁ PRAXES ? ! ! !
Os "veteranos" eram da 3ª classe - que partilhava com a 1ª, a sala do primeiro andar (dos garotos) - e todos nós alunos do Prof. Daniel. Claro que raramente se misturavam a brincar com os mais novitos, e embora alguns o fizessem, era raro. Cada turma inventava as suas brincadeiras no recreio, e naquela manhã resolvi mais uns companheiros ir até á Eira de baixo. Não era para vermos as mulheres atarefadas a estender a "debulha" de milho da gélida noite anterior, que para ali fomos em correria - que isso não era novidade - , mas sim para ver ferrar uma junta de bois ali bem pertinho do estendedouro. Aquilo era obra de apreciar !!! Mas ninguém gostou de nos ver por perto. As mulheres porque lhes " tapáva-mos o vento" de erguer o milho, e os ganhões porque espantáva-mos os animais.
Só nos restou dar meia volta , e encaminharmo-nos para o recreio da escola, mas a poucos passos dali , sairam-nos ao caminho três grandões a fazerem-se muito amigos a chamarem-nos p'ra brincar .Com tanta simpatia e conhecendo bem todos eles, aceitei entrar na brincadeira dos grandes que cada vez se faziam mais amigos. Eram eles: - O Zé Vicente, o mais novo do meu primo -Ti Pereira do café das Ladeiras -que naqueles tempos trabalhava nas florestas do Canadá . O segundo era o Humberto, que eu via sempre que ia ao Sr. Chico comprar selos para a loja do meu pai ou quando ia lá pôr as cartas no correio. E por último o Helder -irmão do Rui ,do meu ano - e que eu estava farto de ver , por ir muitas vezes á loja do Ti Inocêncio cortar o cabelo - ali por baixo do café do Carreira - pois a máquina do meu pai "emperrava"d'amiúdo e arrepelava o cabelo. outras vezes era porque o Ti Manuel Paiva não tinha muito vagar...E agora vem a história da praxe . Resolveram aqueles "meninos" cavar um túnel com um braço de comprimento num pequeno relvoeiro que tem uma oliveira e fica em frente á casa do prof. Daniel e lá bem no fundo, coberto com uns punhados de terra ,meteram um monte de bosta de boi ainda fresca que foram antes apanhar ao tronco .
Como eu tinha sido a vítima escolhida e destinada a ser "praxada" pediram-me que ajudasse a tirar a terra do fundo do túnel ...Eu ajoelhei-me e acedi prontamente . Senti algo muito macio por entre os dedos e quando me perparava para interrogar o que seria, já só os vi bem longe a entrar os portões da escola a rirem que nem uns doidos.
No ano seguinte ainda pensei continuar com a quela praxe, com outro caloiro qualquer, mas lembrei-me que ainda tinha um irmãozito mais novo para entrar pá escola e desisti.
quinta-feira, outubro 11, 2007
Há 348 anos no Sobral...
Correio do leitor
quarta-feira, outubro 10, 2007
Descuidos...
sábado, outubro 06, 2007
Voz do leitor
Até eu que não costumo acertar nestas coisas de receonhecer os rostos nas "fotos do fundo do baú" , aqui consigo reconhecer a Eugénia, a Matilde e a Jacinta. Ah e a nossa amiga Sacristoa também pode ver aqui a sua mamã! Será que acertei?
sexta-feira, outubro 05, 2007
Voz do leitor
Mas lá que seria bom a escola continuar VIVA, lá isso seria!!"
Covilhã questiona DREC sobre fecho de cinco escolas
A Câmara da Covilhã vai remeter um pedido de explicação às estruturas da educação acerca dos critérios que estão na base da proposta que aponta para o encerramento de cinco escolas do primeiro ciclo do ensino básico no concelho, já neste ano lectivo. Dos estabelecimentos sinalizados, dois deles têm um número de alunos ainda tido como significativo – rondando a dezena de alunos – residindo aí a primeira crítica da autarquia.
“A Câmara tomou uma posição de contestar junto da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), solicitando a identificação de critérios. Temos conhecimento de escolas, em concelhos próximos, com quatro crianças, que são mantidas. Nós temos uma com 14 alunos que vai fechar e queremos saber o critério e a lógica disto”, disse João Esgalhado, no final da reunião de Câmara de sexta-feira, onde foi elaborado o pedido de informações.
O vice-presidente da autarquia classifica as opções como “um conjunto de decisões arbitrárias, que não têm em conta estes contextos sociais e culturais do concelho da Covilhã” e recorda todos os passos deste processo. De uma lista inicial, apresentada em Janeiro, constavam sete estabelecimentos de ensino. Depois da contestação formal da edilidade, “foi garantido que nenhuma iria fechar”, acrescenta, recordando que existia, no entanto, a decisão de fechar, em 2008/2009, as escolas de Sobral de São Miguel e Bouça. “Surpreendidos ficamos quando, há pouco tempo, recebemos um ofício da DREC informando do enceramento de cinco escolas, mas com a curiosidade adicional de três delas não constarem da lista inicial”, explica o número dois do executivo municipal.
A proposta actual aponta para o fecho de portas de uma das escolas de Peraboa, Bouça (Cortes), com três alunos, Terra da Senhora (Unhais da Serra) com 10, Borralheira (Teixoso), onde estudam oito crianças, e Aldeia do Souto, que iria ter nove estudantes. Uma das particularidades é o facto de Sobral de São Miguel, prevista para encerrar no próximo ano, passar a receber os alunos de Terra da Senhora. E este caso apresenta novas dúvidas a João Esgalhado: “Trata-se de uma escola requalificada e que tem 10 crianças. E para onde se mandam estes alunos? Para Sobral de São Miguel, viajando num autocarro que nem sei se existe, enfrentando perto de 1h30 de viagem, quando Paul está mais perto”.
Outros problemas têm a ver com Peraboa, onde existe outra escola que “diz não ter capacidade para receber os 14 estudantes”, e Aldeia do Souto, “onde os pais não querem ver os alunos em Vale Formoso, por questão de rivalidade, e preferem Orjais”. “São situações ridículas”, sublinha João Esgalhado, criticando a Direcção Regional com o exemplo de Peraboa: “Quando há uma escola que diz que não pode receber os alunos, é indicativo que a DREC não teve a preocupação de consultar a escola que está ao lado sobre a capacidade de receber mais gente”.
Segundo o vice-presidente, a posição da autarquia é de contestação pelo fecho de estruturas educativas, embora “nalguns casos seja justificável”. João Esgalhado considera que a decisão “contribui para a desertificação das aldeias rurais”.
quarta-feira, outubro 03, 2007
Maria no país dos barretes!
Ela acorda muito triste mas aliviada porque afinal era só um pesadelo!!!
Mas seria um pesadelo????? Nãoooooooooo era a realidade...Maria tinha levado com um grande barrete...
E assim continua o nosso país a enfiar barretes aqui e ali, enquanto aqui ao lado na vizinha Serra da Estrela tudo continua na mesma.
Não deixem de dar um saltinho ao blog www.ocantarozangado.blogspot.com é preciso não deixar o nosso património natural "morrer".
http://ocantarozangado.blogspot.com/2007/09/ningum-sabe-onde-esto-rvores-oferecidas.html
terça-feira, outubro 02, 2007
"Algumas das relíquias que o Sobral ainda guarda"
Algumas tradicionais
É impossível passear pelas estreitas ruas, é não reparar nas obras de arte, que encontramos a cada esquina.
E desta vez reparei, nas “nossas” janelas."