terça-feira, outubro 30, 2007

Os magustos

Quase a bater à porta o feriado dos Santos aposto que todos nós ja pensamos nas castanhas assadas.

Pelo menos desde que me lembro de ser gente, no "dia de todos os santos" via muitos grupos de pessoas a fazer magustos ou no Outeirinho, ou na Portela ou até mesmo em cima da chapa lá de casa.
Certo é que apesar de ser um dia supostamente triste ou de recolha, as tardes acabavam sempre com uns certos "carregos"...a jeropiga era forte, mas o pior era beber de todas elas...
As enfarruscadelas também eram muitas, era o dia dos índios.
Nunca me vou esquecer dos magustos da catequese e das miticas desculpas que as meninas insistiam em usar. Todos os anos era a mesma desculpa: "Não me esfarrusques porque sou alérgica", acham que alguém se importava com isso? Claro que não...as melhores enfarruscadelas eram as mais forçadas!

No ano passado o S. Pedro passou-nos a perna, na havia maneira da caruma secar, mas este ano promete, portanto aproveitem bem o dia e comam muitas castanhas, mas não bebam água porque ficam com a barriga "empedrenida", bebam jeropiga, muita jeropiga!

E para terminar deixo-vos umas fotos de um magusto realizado na Capela (estão a ver como não me enganei) há alguns anos atrás.



Os intervenientes logo nos contam melhor como foi este magusto...e ha por aí muito boa gente que tem histórias muito engraçadas dos magustos!!! Será que vão ter coragem para contar eheeheh

23 comentários:

Anónimo disse...

Tenho pena de não conseguir ampliar as fotos pra identificar as pessoas. Julgo reconhecer algumas mas é difícil...socorrooooooooo!!!!!

famel disse...

Eu realmente gostava que elas aumentassem, e ate hoje ainda n consegui descobrir pk é k algumas aumentam e outras n.
Relativamente as pessoas, mm k as fotos aumentassem n iria reconhecer as pessoas

famel disse...

Eu realmente gostava que elas aumentassem, e ate hoje ainda n consegui descobrir pk é k algumas aumentam e outras n.
Relativamente as pessoas, mm k as fotos aumentassem n iria reconhecer as pessoas

Anónimo disse...

Grds pielas se deveriam apanhar por esses magustos for!!!
E hoje tb se veem por aí algumas lolol...
Dps do magusto de sabados veremos foram mtas ou nao!? lololl

Anónimo disse...

Grds pielas se deveriam apanhar por esses magustos for!!!
E hoje tb se veem por aí algumas lolol...
Dps do magusto de sabados veremos foram mtas ou nao!? lololl

Anónimo disse...

Mas o pormenor da foto é o grd pinhal k está por de trás do pessoal do magusto..

Anónimo disse...

Os sobralenses na casa dos 20 devem lembrar-se de um magusto muito maluco.
Na altura em que ainda nos juntávamos para jogar à moca e aos indios e cowboys decidimos fazer um magusto.
Ainda eramos miudos de ciclo, mas os nossos pais lá nos encheram os sacos com as castanhas mais grossas e deram-nos uma garrafita de jeropiga.
Lá fomos nós para o meio do pinhal depois dos terrenos do ti Brás. Fizemos o magusto, bebemos da jeropiga de todos e comemos muitas castanhas. Até aqui tudo bem, mas deois decidimos jogar às escondidas.
Não me lembro que foi o maluco que subiu a um pinheiro com o rádio (a fugir para o tijolo) e lá adormeceu; Pena é que debaixo do pinheiro adormeceu também o Eloi.
(O Eloi sempre foi o mais acidentado da nossa idade! Ainda me lembro das quedas das figueiras ou da pedra que quase lhe caiu em cima no poço da Laje)

Pois desta vez o Eloi ja tinha bebido um bom bocado, e eu que estava a contar deixei-o estar, mas assim que vi o outro lá em cima do pinheiro "ferrei-o" e gritei "Hey já estás ferrado".
O gajo decide mexer-se e cai-lhe o rádio (diga-se tijolo).
Já estava a ver o tijolo em cima do Eloi, só que o gajo lá meio aos "SS" mexeu-se e por sorte o rádio caiu mesmo ao lado.
Lá aparecem todos e decidimos beber mais jeropiga em prol do "desvio" do Eloi.
Se já estávamos animados, mais animados ficamos e lá viemos para casa (uns com mais receio dos pais do que outros), apoioados usn nos outros!
Não sei se foi por causco susto, o que é cero é que não me lembro de ais nenhum magusto depois disso!

Anónimo disse...

muito gostava eu de castanhas, assadas ou cozidas. agora a palavra magusto donde virá ela?
desde pequeno que meus pais diziam que eu comia tudo de magusto,(quando era miúdo)isto, sempre que apanhava um pacote de bolachas, rebuçados, ou até uma cesta de cerejas.As castanhas também as tinha ás sacas de 50 kg, senão fossem do castanheiro de carvalho eram das do Fundão para vender na loja...mas muitas "saíam á casa."

Anónimo disse...

Depois de algum trabalho consegui aumentar as fotos e até manipular para ver se conseguia conhecer alguém não foi fácil mas penso que conheço três na segunda foto, são elas a Ivone com a mão por cima dos olhos,a prima Fernanda Pacheco na frente com os joelhos dobrados e do lado direito entre as duas moças parece-me a mulher do Chico (apelido Pardal).Na primeira foto não consegui conhecer ninguém

Anónimo disse...

aprisco ve la bem mas nao sao essas pessoas na segunda foto a que està com a mao na a frente e uma filha do tatà a a que està ao lado é uma filha do jose lima là ao fundo reconheço o cristovao do seu lado esquerdo ha o genro do to pinto santosdo lado direito o filho do britoa da saia aos quadrados iria para a teresa anibal ao lado esquerdo dela a outra filha do tatào resto do pessoal nao os reconheço porque nao consigo ampliar a foto como deve ser

Anónimo disse...

fms talvez tenhas razão a mim pareceu-me que eram as que eu mensionei mas posso estar enganado pois já saí daí há 39 anos há muitas pessoas que cresceram depois de eu partir mas estas parece-me que estou certo eu aumentei as fotos e manipulei-as a dar-lhes mais clareza mas mesmo assim é difícil reconhecer as pessoas porque ate uma certa medida está menos mal a partir daí começam a ficar deformadas.Contudo obrigado pelo teu comentário por vezes é com a troca de pareceres que se chega a uma resolução

Anónimo disse...

Como já disse...só ampliando consigo decifrar. Mas "penso" que nessa foto estou eu, a minha irmã, a Matilde Simão, a Fátima (moça negra que não sei que é feito dela), o Hermínio Vicente, o Saúl, a Henriqueta e sobrinha, etc...mas tou a adivinhar...

Anónimo disse...

para mim sao fotos dos fins de 60 ou principios 70.

Anónimo disse...

É só farruscos!

Anónimo disse...

Anónimo do dia 11 também me lembro, embora que vagamente dessa tarde, eu era uma das mais novas devo ter sido a única que não bebi jeropiga!
Também me lembro de estarmos a fazer espetadas com os miscaros que a famel encontrou!
Duvido que os envolvidos se lembrem bem porque carregaram bem na pinga.
Foi uma tarde divinal, aliás as tardes de Domingo na capela eram sempre divinais!

Anónimo disse...

Mas a famel só nasceu em 83. Como é possivel t. ?

Anónimo disse...

Li melhor e entendi t., referes-te a outro magusto, não ao dos anos 70.

Anónimo disse...

Desculpem só aparecer agora, mas andei pelos magustos beirões e só no regresso à base me deparei com estas fotos de 1969 que em tempos passei à Famel. A identificação possível a esta distância é a seguinte:Tarcisio Neves Saul Pires Isidro do Padre António,Prof.Ilda,Herminio,Angelo,Fernanda Pacheco,Alzira Vicente,Matilde Vicente,Fernando Paulo,Henriqueta,Sobrinha da Henriqueta, José Simão-irmão da Matilde,meios encobertos penso estarem o Umberto e penso que o primo dele o Helder.Há ainda umas farruscas que penso serem a Ivone e a Drª.Fátima Paiva. Vantagem de ser o dono dos originais.Garanto que esse dia houve valentes bebedeiras.

Anónimo disse...

Não há como o dono pra explicar! Alguns bem me parecia que reconhecia. Outros não...culpa talvez da ressaca dessa bebedeira... rsrsrsrs

Anónimo disse...

Será que algum dia vou sacar umas pessoas conhecidas à primeira?

Anónimo disse...

f paulo olha que em 1969 o cristovao ainda nao comia castanhas nem o filho do brito nem o filho do izidro augusto retifica la bem

Anónimo disse...

Eu nunca disse que o Cristóvão estava na s fotos em apreço e não está.As fotos são de 1969 foram tiradas na Capela e delas constam as pessoas que eu indiquei.Aceito que haja semelhanças físicas entre algumas pessoas das fotos com outras que pretensamente alguém lá queira colocar mas só semelhanças, nada mais.Fms lamento desapontar-te.

famel disse...

fms que grande confusão, o filho do brito a comer castanhas em 1969? O filho do brito é da minha idade, somos de 1983. E mesmo o cristovão e filhas do táta tamb~em não me parece que estejam na foto.