Luís Fonseca - Diário XXI
"A EnerArea – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior vai reciclar os óleos alimentares usados nos 13 concelhos que constituem a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e na Diputación de Salamanca. Segundo Carlos Santos, director daquela entidade (que nasceu no seio da AMCB), o objectivo é produzir 15 mil litros de biodiesel por dia.
(...)
O projecto de recolha baseia-se em mini-oleões de 5,5 litros que serão distribuídos às famílias. “São para usar em casa e têm tampa de segurança”, descreve Carlos Santos. Depois há oleões de 30 litros destinados à restauração e instituições como lares e centros de dia, “que se assemelham a uma mala de viagem e podem ser empilhados”. Todos são depois levados para contentores de 200 litros que estarão colocados em pontos estratégicos em cada município (cinco por cada município), como por exemplo, junto a superfícies comerciais. “É o local onde as pessoas compram os óleos e para onde se lembrarão de levar os usados”, explica
(...)
O biodiesel (combustível obtido a partir de óleos vegetais) constituiu uma energia renovável e uma alternativa aos combustíveis tradicionais, por exemplo, nos automóveis, sendo assim um recurso em franca expansão. Além disso, tem ainda a vantagem de reduzir os efeitos poluentes no meio ambiente, nomeadamente no que concerne ao tratamento dos óleos alimentares nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR). “Até ao momento, não existem respostas para o tratamento dos óleos alimentares, sendo que a maior parte da população opta por despejá-los incorrectamente na pia, o que prejudica o funcionamento das ETAR”.
Na área dos 13 municípios da AMCB, o projecto espera distribuir recipientes a:
- 64.181 famílias
- 250 empresas de restauração
- 240 instituições
-5 contentores por concelho (65 no total)
Igual quantidade será disponibilizada para abranger parte do lado espanhol
Concelhos abrangidos
A AMCB é composta pelos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso."
Noticia na íntegra http://www.diarioxxi.com/?lop=artigo&op=d645920e395fedad7bbbed0eca3fe2e0&id=ee3b82c0e2e4bfc25da9d31e9f754061
OK quando li a noticia fiquei bastante contente, afinal de contas é uma boa pratica ambiental, é pioneira na nossa região e está directamente nas nossas mãos transformá-la num sucesso... OK sim Sr. mas...afinal...o Concelho da Covilhã não pertence a esta associação, ou seja o Sobral não vai ser abrangido por este projecto!
Politiquices à parte gostaria de saber se não haverá uma forma de podermos entrar no projecto. Recolha de assinaturas, pedido escrito à AMCB, sei lá qualquer coisa, mas deve poder haver uma forma de ajudarmos o ambiente e dar um destino correcto aos oleos...porque de certeza que a maior parte de nos no Sobral continuamos a despejar o oleo onde menos devemos.