quinta-feira, dezembro 11, 2008

Campanha Sobreiros

Descobri esta campanha a favor da preservação dos Sobreiros em Portugal e achei que seria pertinente partilhá-la com vocês. Primeiro porque além de serem uma riqueza natural, são também eles que nos dão a cortiça, que é uma matéria-prima muito importante para o nosso país. Segundo porque o nosso Sobral foi e é terra deles. Temo-los imponentes espalhados pelas encostas...o problema é que por trás dessa imponência escondem-se algumas doenças silenciosas que podem matar lentamente os Sobreiros da nossa aldeia. Infelizmente penso que é isso que está a acontecer com o Sobreiro do Salão!

A campanha da preservação dos Sobreiros chama-se "Save Miguel", Miguel é um Sobreiro especial que é procurado por um actor americano familiar a todos nós...vejam o video e conheçam o site desta campanha




www.savemiguel.com


Os Sobreiros são espécie protegida pelo Decreto-lei n.º 169/2001, é possivel classificá-los como património natural e de interesse público. Sendo que esta classificação protege os Sobreiros de "ataques exteriores", como por exemplo do corte deliberado dos mesmos. Permite também, que especialistas da área analisem os mesmos com intuito de os proteger das doenças!
Que bonito ficaria o Sobreiro do Salão com um belo jardim aos pés...era retirar de lá aquele mono de blocos e fazer um belo jardim que ainda não temos na aldeia!

31 comentários:

Anónimo disse...

Exelente sugestão, espero que os responsáveis da junta, sejam da mesma opinião.
Mais uma vez te dou os meus agradecimentos parabens Famel.
Eusébio N. Marques

Anónimo disse...

Já existem tratamentos para este tipo de arvores. Por norma, as camaras municipais ´têm um gabinete proprio que estuda/classifica e trata este tipo de Arvores. Agora pergunto eu! Será que alguem ou alguma instituição já contactou a câmara? Quase de certeza que não! caso contrario esta arvore já teria sido objecto de estudo e preservação.


CMSS

Anónimo disse...

Ficam aqui alguns links que podem interessar a alguem ou alguma instutuição.

http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/proteccao-florestal/arvores-de-interesse-publico

http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/proteccao-florestal/arvores-de-interesse-publico/arvores-monumentais-de-portugal

CMSS

Anónimo disse...

Mais um.

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MADRP/DGF/pt/SER_classificacao+de+arvores+como+sendo+de+interesse+publico.htm

CMSS

naifas disse...

Boa Famel!
Sempre de olho bem aberto, assim é que é!!!
Há que utilizar estes espaços para fazer lembrar destas coisas. Porque decerto que não deve ser fácil para as chefias lembrarem-se de tudo.
Esperemos que este apelo não caia em charco de água suja, como foi o caso do apelo do Fernand Paulo para os vestigios dos carros de bois na Laje, pois penso que continuam lá abandonados!

famel disse...

Aproveito para transcrever o comentário do Sobralfilho:

sobralfilho disse...

"Famel,
Caramba! e eu que ando “enganado” mais ao menos há 60 anos: Sempre conheci o “sobreiro do Salão” como sendo uma sobreira. E a sobreira ramalhuda que estava no Barreiro, na vereda a caminho do Tarrastal e do Casal da Pires, de grande porte e cujo caule teria de diâmetro cerca de 1,15m, a outra que estava ao lado, e as que estavam na Horta que alimentaram muitas fogueiras do Natal, a que se encontra na Eira de Baixo, também doente há mais 20 anos, cujo efeito se nota numa certa época do ano em que parece que vai secar (e não é por falta de água), também são consideradas sobreiras.
Também temos, no Sobral, sobreiros. Estes de menor porte. Nós, os mais velhos (os cotas, claro…), no Sobral, sempre consideramos aquelas árvores gigantescas como sendo sobreiras: acreditamos que têm frutos e folhas diferentes dos sobreiros. Eu sei que a “ciência” não nos dá razão! Mas alguma vez essa “ciência” estudou as “sobreiras” do Sobral? Muito provavelmente nem sabe que existem/existiram (pois já não podem estudar a “ramalhuda.”e outras). Seguidamente os dicionaristas, com base na ciência, entenderam chamar à “sobreira” um regionalismo.

Ora, sabendo que há, no universo dos comentadores deste blogue, especialistas na matéria seriam bom que eles dissessem da sua “Justiça”.

Ps. Segui os links indicados e conclui que nas árvores ali visíveis, pelo seu porte e grossura do caule nenhuma batia a “sobreira ramalhuda”, nem o castanheiro que estava no Fojo do meu pai, João Pereira, hoje da Adélia (pena é eu ter perdido os slides). Este castanheiro “caiu de pé” - não resistiu a um dos muitos incêndios que por ali passaram."

12/12/08 23:15

famel disse...

E aproveito para responder:

Nunca pensei que houvesse realmente diferenças entre Sobreiros e Sobreiras, pois na escola sempre me ensinaram que era a mesma coisa... o termo "sobreira" não seria mais do que um regionalismo.
Se afinal existe mesmo essa diferença, temos mais uma razão para preservá-los(as).
E temos tantas dessas belezas na nossa aldeia. Na horta, no Barreiro...
No "Pegeiro" temos uma enormeeeeeeeeeeeeeee que tem conseguido safar-se dos incêndios.
Para que possamos recordá-las mais tarde, vou fotografá-las e perpetuá-las no blogue!

Anónimo disse...

Famel, não conheço nenhuma sobreira da familia dos quercus... talvez o que chamem sobreira quererá dizer Azinheira que é bastante diferente do sobreiro, quer na folha, "bolota" e mesmo tronco... E o espanto destas árvores protegidas é que os incendios não são fatais para esta familia pois devido á sua casca isolante protegem o interior do tronco parte vital das plantas...

Anónimo disse...

Peço desculpa, para não induzir em erro, familia são as fagaceas o genero é que é quercus...

sobralfilho disse...

Eu não sei se há diferenças. Acreditando na ciência não há diferenças. O que eu disse é que nós os mais velhos no Sobral "acreditamos" que há. e, Sr. Anónimo, sei muito bem o que é uma azinheira. No "meu" Tarrastal havia (e ainda há algumas) muitas. E digo "meu" porque hoje já não é meu...
- Mas, o que importa aqui ou melhor o cerne da questão é de facto a sua preservação.

sobralfilho disse...

Famel,
Esta agora não percebi. O meu 1º. comentário é uma transcrição. Então o original foi apagado?

famel disse...

Não Sobralfilho, o original continua direitinho no post "Sólo Fértil V", apenas o transcrevi para este post porque achei que aqui estaria mais adequado e deste modo os entendidos nesta matéria das árvores não ficassem sem o ler...visto que o teu comentário foi muito muito bem postado! :)

Anónimo disse...

Será que o teu irmão não nos poderá dar uma ajuda? Ele é entendido nestas coisas não é?

Anónimo disse...

Já agora gostaria de ser seguidor do blogue. O que é preciso fazer?

Anónimo disse...

Peço desculpa ao sobralfilho mas não tinha lido o post da trancrito estava a responder ao que a Famel escreveu. Posso garantir que é o termo "sobreiras" é um termo usado mas que é o mm significado de sobreiro... mas essa diferença de termos pode ser pelo seu aspecto diferente (sem podas, ou seja, natural) que os sobreiros ai tem e enquanto no alentejo terem um aspecto mais arredondado. Pode ser por isso a diferença, nao posso afirmar com certezas.
O sobreiro do sobral, necessita de cuidados e no nosso pais existem empresam especializadas na recuperação de árvores que procedem a podas correctas, efectuam cirugias em arvores, evitando o seu apodrecimento.

sobralfilho disse...

Famel,
É o que se chama "estar na Aldeia e não ver as casas".
Assim, peço-te humildemente desculpa.

A minha intenção era comentar no sítio exacto, ou seja neste post.
Pelo que fizeste bem em transcrevê-lo para aqui.
Bem-hajas

famel disse...

No sitio ou não, fizeste bem em expressar a tua opinião!
Era bom, que um post como este, desperta-se bem mais interesse e discussão! Mais opiniões ou ideias.
É que daqui a uns anos se este ou outro blogue sobre o Sobral existir, não gostaria de ver lamentações por causa da extinção dos Sobreiros(as) do nosso Sobral.
Também espero que um dia os meus netos não tenham que me perguntar porque se chama a nossa aldeia "Sobral". Espero que tal como eu, vejam os sobreiros(as) ainda imponentes e façam a devida associação.

sobralfilho disse...

Anónimo,
De facto quer as sobreiras que os sobreiros no Sobral não eram podadas/os. De qualque modo, o que era impressionante era a grossura daquelas árvores e não seria por uma estar plantada numa "terra" melhor. Por vezes, no mesmo sítio, terra com as mesmas características, pelo menos aparentemente, havia uma de grande porte (caule e ramagem) e outra/outro de menor envergadura.

No que concerne à sua preservação, podia-se tentar fazer um pedido à Junta de Freguesia, e paralelamente um peditório para custear as despesas e/ou outras iniciativas.

Anónimo disse...

Famel a tua preocupação é boa e concordo contigo, só se comenta muito quando o assunto é mais contorverso. Mas deixa lá que metade desses comentários também não se aproveitam. Vale mais poucos e bons, do que muitos e nenhum de jeito.
Para a próxima tens que dar um contexto mais religioso ao post lol

famel disse...

Anónimo poderás regitar-te numa conta google/blogger em baixo, após esse registo vais à barra laterl direita da apresentação do blogue e clicas em "seguir este blog"

Já agora no meu comentário anterior queria dizer "(...)despertasse bem mais interesse e discussão(...) e não "desperta-se".

Anónimo disse...

Gostei. Principalemnte do comentário do anónimo que tem a brilhante ideia de contactar a câmara. Sim, por certo o mal do sobreiro ficava resolvido e logo pela raíz!

Anónimo disse...

Tema Apaixonante "Sobreira" "Sobreiro".
Hoje, com 60 anos, só me recordo da sobreira da Horta e do Salão.
O que me entsuiasma neste blogue, é precisamente isto,conseguir-se um debate seja qual for o tema.
Acho que todos os sobralenses que frequentam este blogue o fazem duma maneira construtiva, por isso, parabéns a todos os que são capazes de emitir a sua opinião.
Ao Sobralfilho, que presumo, seja mais ou menos da minha época, os meus cumprimentos.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Para o anónimo que tem a excelente ideia de criticar, dizendo a câmara resolve o problema pela raiz. Mais o informo que isto não é um fórum politico. Também tem outro link,onde pode tentar. Caso contrario e se o mesmo tem ideias melhores que as exponha, de certeza que alguém terá a coragem de a aproveitar.

Aguardamos a sua opinião.


CMSS

Anónimo disse...

O comentario anterior é dirigido ao ANONIMO das 12:45
CMSS

naifas disse...

Penso que o comentário do anónimo das 12:45 reflete o a actuação da Câmara relativamente a muitas árvores que são cortadas a "torto e a direito" sem planeamento algum pelas freguesias do concelho.
Sinceramente CMSS penso que o anónimo tem toda a razão e não tem nada a ver com politica, tem mesmo a ver com ter olhos na cara e estar a atento aos outros blogues.

Anónimo disse...

Em beneficio da duvida vamos contactar a http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/proteccao-florestal/arvores-de-interesse-publico, a ver se eles dão resposta. Só precisamos que quem tenha possibilidades tire as fotos e os contacte.(alguém que viva ou vá ao Sobral)
Referente à câmara da Covilhã desconheço esse procedimento e abandono.
Então pergunto para que serve o gabinete técnico florestal criado nessa câmara? Mais posso acrescentar que se as referidas árvores não estiverem classificadas podem ter 500 anos que a lei não as protege. Excepto claro dos sobreiros, que têm legislação própria.


CMSS

famel disse...

Eu já fiz esse contacto para pedir informações relativamente a este processo da classificação há quase dois anos quando trabalhei na Junta.
Até hoje ninguém me respondeu. A ajuda que tive nessa altura foi do Pedro Santos autor do blog www.asombraverde.blogspot.com que leu um comentário meu num outro blogue referente a um concurso de árvores no qual referi os nossos sobreiros.

A semana passada voltei a tentar um novo contacto, já recebi a confirmação da leitura do email que enviei...agora basta esperar por uma resposta que esperemos possa chegar desta vez.
Tendo mais informação será mais fácil dar o próximo passo.

Porque como me disse o Pedro Santos "Não desista da ideia de defender e divulgar esses sobreiro..." e os os nossos sobreiros são sem dúvida uma riqueza que temos na nossa terra.

Não é só o xisto, o queijo, as gravuras...os sobreiros...todo o nosso património, seja ele de que natureza for!

Anónimo disse...

Para esse tipo de coisas o melhor é directamente contactar a DRABI(neste caso) pois é entidade com mais competencias para este efeito, senão surguir qualquer feedback é contactar a QUERCUS para exercerem alguma pressão junto das entidades. Quanto as medidas de recuperação do estado fitosanitario do sobreiro do salão é da competencia da junta de freguesia pois é de interesse da mesma preserva-la, mas compreendo que existem outras prioridades para os dinheiros publicos para alem da preservação do sobreiros existentes no sobral.

sobralfilho disse...

Maria Ideias,
Sou um pouco mais velho. Tenho a idade do teu irmão que foi meu companheiro
de carteira, na Escola Primária, na extinta Escola das Vinhas. Ausentou-se do País, nessa época, e nunca mais o vi. Espero que esteja bem e que seja visitante deste blogue.
Saudações cordiais.

Famel,
Desconhecia essa tua iniciativa com vista à classificação das “sobreiras” do Sobral. Já podias ter dito isso aqui no Blogue. Temos um nosso conterrâneo, creio que bem conceituado e que profissionalmente está, ou poderá estar, próximo da Entidade competente para salvaguardarmos, a sobreira do Salão (ex-libris), e as da Eira de Baixo, pelo menos. Na eventualidade de fazer parte do universo dos visitantes do blogue daqui lhe faço um apelo para que nos dê as orientações que se mostrem necessárias.

Anónimo, CMSS,

Concordo com “naifas” a propósito do comentário do Anónimo das (15-12-08) 12:45. Provavelmente utilizou a ironia para se referir aos Serviços da Câmara Municipal Covilhã. Não nos podemos esquecer que correu notícia abundante pela região que a CMC é ou era favorável ao bate de 2 mil e tal sobreiros ali para os lados do Parque Industrial do Tortosendo. (Eu até desconhecia a existência de tantos sobreiros naquele local).

famel disse...

A Sobreira da Horta e do Barreiro junto da casa do meu tio António Catarino, deveriam também ser protegidas.
Brinquei muitas vezes na Sobreira da Horta quando ia às ladeiras e levava companhia. Subiamos aqueles grandes troncos por ali acima e cada um nós tinha ali a sua "casinha" em cada ramo. Outras vezes os troncos eram motas e carros que nos transportavam pelas nossas viagens imaginárias...
Hoje olho para ela e penso na coragem desses tempos. Hoje o medo de cair de lá abaixo é bem maior...É linda aquela sobreira...
Fica ali debruçada sobre o ringue a assistir ao jogos da bola! Daria um belo árbitro :)

Anónimo disse...

Sobralfilho:
Dá-me mais um lamiré. Quem és? Situa-me. O meu irmão com onze anos foi para Angola e agora vive em Lisboa.
Também frequentei a escola das vinhas. Como é bom recordar...

Saudações
Maria Idéias