segunda-feira, novembro 09, 2009

O CASTANHEIRO

Em tempo de S. Martinho, em que os magustos se sucedem, rendo hoje a minha homenagem aos castanheiros, árvore bonita e imponente que outrora “reinou” em muitos caminhos do Sobral. Hoje, já são poucos os que vejo, mas ainda aparecem; aqui e além, frondosos e carregadinhos de castanhas. Talvez já seja tempo de começarmos a pensar - com a ajuda de quem mais sabe destas coisas - em voltar a dar ao castanheiro o lugar que merece no Coração do Xisto, até porque é também símbolo sobralense cantando no hino: "À sombra dos castanheiros, homens mineiros a descansar"...

Já lá vão alguns anos, este belo exemplar ardeu quase todo, mas renasceu e apresenta agora o vigor de que lutará e morrerá de pé!
Da minha janela, aprecio estes belos castanheiros que no meio das oliveiras se destacam garbosos. Pela localização em que se encontram, quando as castanhas estão a saltar do ouriço, poucas devem escapar, porque estão mesmo à mão de "semear"... mas espero que deixem as melhores para o dono!

E eu (Famel) aproveito para me intrometer no post da Mariita pois tenho umas fotos da mesma temática.
Não menos imponente que os castanheiros anteriores é este pequeno castanheiro; foi plantado no Fojo, onde em 2001, arderam outros grandiosos exemplares! Renasce também aqui a esperança de estas árvores, que juntamente com os sobreiros deveriam imperar na flora local.

E finalmente as castanhas, assadas, cozidas ou inseridas em qualquer outra receita, são o manjar dos apreciadores...



4 comentários:

virgilio neves disse...

com o apelido de Castanho,e Canhasteira já conheci pessoas, no Sobral conheci esse exemplar e outro irmão que havia ao lado.No meu valminhoto os meu avô Pereira teve por lá um castanheiros enormes, mas já só lhe conheci os cepos. deram lugar a vinhas...outro grande castanheiro conheci e lhe saboreei os grandes frutos (vários magustos por semana)nos três anos que tratei da Cabrieira da Tí Maria Emília. está lá e esqueleto pois o fogo roubou-lhe a vida centenária.
Agora quanto a homenagens, estou totalmente de acordo Mariita. É só ver quantas padieiras/pavieiras de janelas e portas de castanho existem nas casa do Sobral. e então nem se fala DOS CABOS DE FERRAMENTAS E nas aduelas das dornas e pipos dos nossos avós.
HÁ ANOS UM AMIGO MEU VOLTOU TODO QUEBRADO DAS FÉRIAS DO NATAL,fiquei depois a saber que tinha plantado 300 castanheiros nas suas territas em Trás-os- Montes. Qualquer dia já me dá castanhas...e das grossas.
Parabéns Mariita pela animação do nosso blog. Eu tenho andado atarefado .

Mariita disse...

Obrigada Virgilio e esperamos todos que te "desaterefes".
Famel, boa achega ao post e lindas fotos.

Anónimo disse...

Obrigada, Mariita por me fazeres voltar à minha infância.
Gostei de ver ...castanhas a sair do ouriço... Lindo!
Maria Ideias

Anónimo disse...

O castanheiro da primeira foto é desde sempre muito falado lá em casa. a minha mãe cai de lá quando era pequena, partiu o braço e foi complicada a recuperação tendo ainda hoje uma marca no braço que não a deixa esquecer-se desse dia!