quinta-feira, novembro 05, 2009

O Coração do Xisto

Por estes dias, fiquei a saber que o Sobral tem agora a designação de: O Coração do Xisto, devidamente assinalada por este placard na Colada Teixeira (há outro igual depois de Casegas). Não desgosto do “título” e, talvez seja mais um passo para que o Sobral - finalmente - passe para a Rota das Aldeias de Xisto, ainda que nos sites que consulto sobre o assunto, não apareça referência alguma ao Sobral.
Enquanto aguardamos notícias mais concretas sobra uma nova Rota, e sem desprimor para o artista que fez o trabalho, estou curiosa para saber qual a razão - deve haver alguma que me escapa - de “anunciar” num placard de madeira: Sobral de S. Miguel O Coração do Xisto! Confesso que fiquei a pensar se, afinal, já falta xisto para os artistas trabalharem!

4 comentários:

famel disse...

Quando vi as placas a primeira coisa que me veio à cabeça foi precisamente: "Então estas placas não deveriam ser de xisto?". Só tinhamos a ganhar em todos os sentidos, até porque a madeira é bastante mais perecível do que o xisto...

moka disse...

Derivado aos incêndios há falta de arvores. Pode ser que o placard seja eleito por algum pica-pau para construir o ninho, e quando se conseguir observar através dele, pode ser que alguém se lembre de recorrer ao xisto.

Anónimo disse...

Estão com sorte pois o proprietário do terreno no Souto negro onde colocaram a placa está nos States.
O Homem já arrancou o abrigo que por lá plantaram e aquela placa a pedir umas bicadas de peto preto "Dryocopus martius" não lhe ia escapar. O coração do Xisto começa 200 metros acima nas águas vertentes que separam o tojal dos palários. Do lado dos ourives da Teixeira não arriscaram a entra-lhe no território não é verdade? Corrijam lá a localização da placa antes que chegue o Homem dos USA.

Miguel Geraldes disse...

Mariita, a Rota das Aldeias do Xisto é um percurso pedestre já delineado entre todas as Aldeias do Xisto: Inseridas na Rede Aldeias do Xisto.
O Projecto Aldeias do Xisto já tem cerca de 6 anos, mas como tem (tinha) como delimitação geográfica o Pinhal Interior, do qual a Covilhã não fazia parte, por se encontrar na Região de Turismo Serra da Estrela.
Existem 24 Aldeias do Xisto espalhadas por 16 Municípios.
É verdade que o Sobral é terra de xisto. É mais que óbvio e evidente; aldeia de traços singulares e esbeltos.
Mas os critérios de entrada de uma Aldeia nesse Projecto passava por diversos aspectos, estando desde logo afastada a hipótese de entrada do Sobral pela delimitação geográfica.
Como o município da Covilhã saiu da RTSE, as condições mudaram.
Esperamos todos que haja novidades daqui a algum tempo.

Para mais informações, podem consultar o sítio www.aldeiasdoxisto.pt

Cumprimentos