quinta-feira, fevereiro 09, 2012

A propósito dos chocalhos

Falou-se por aqui da festa dos cocalhos de Alpedrinha e alguém referiu uma festa parecida realizada na Suíça. Nesse seguimento a nossa leitora Maria Mateus apressou-se a partilhar connosco estas fotos da dita festa dos chocalhos " Fête Fédérale des Sonneurs de Cloches". Visitei o site do evento e o programa segue na mesma orientação dos "nossos Chocalhos".  Deve ser uma grande festa, provavelmente muitos dos sobralenses que residem na Suíça já devem ter participado nesta festa.
Ficam então as imagens






7 comentários:

Anónimo disse...

Aqui, fica a minha confissão. Nunca fui à festa dos chocalhos. No ano passado, já responsável pelo Museu de Lanifícios, este esteve lá e eu concordei que estivesse. Continuo acima de tudo um frequentador de bibliotecas e arquivos. Ainda não tenho uma explicação cabal para esta manifestação popular. Festa de Primavera ou de Outono? de celebração de renascimento da Natureza, ou manifestação de gratidão pela abundância da colheitas. Quando tiver um tempinho, entre tantas coisas que estudo, hei-de dizer-vos qualquer coisa. Agora, cabe-me agradecer à minha irmã que fez fotografias com qualidade para mandar para aqui. Nós temos andado apenas entretidos com as tresgadouras ou as cáguedas, os ditos fechos das coleiras, agora chegam aqui os chocalhos do tamanho de caldeiros.Obviamente, a dimensão tem a ver com o tipo de gado de pastoreio: gado miúdo o nosso, gado grosso, o suíço. Como ficam bem distantes os guisos do Brasil, que nem são de gado, mas dos animais domésticos. Qualquer autor positivista do século XIX preocupar-se-ia com a classificação, eu não me preocupo com isso, mas não deixo de notar que actualmente os portugueses já têm o sentido colectivo no que toca a disponibilizar gratitamente para os espaços públicos as suas peças de cultura como no século XIX os suiços faziam e Adolfo Coelho admirava. Escrevi sobre este autor, membro da geração de 70, há bem pouco, daí a referência. Um Abraço Grande para a Suiça.
asp

Anónimo disse...

A festa também é isto e ela faz parte da vida.Dizer apenas que o nosso povo gosta de festa não deve ser pejorativo.Observemos esta tradição do povo Suiço que,com bom gosto, animam de uma forma muito profissional e autêntica o turismo local.E estes acontecimentos identificadores devem ser apoiados por todos e não só as autarquias (Estado)como,infelizmente,foi prática no passado.
Temos um caminho longo a percorrer como cidadãos livres.

Anónimo disse...

Como é perto de Fribourg aposto que muitos sobralenses já por lá passaram. Tenho pena que os chocalhos de Alpedrinha sejam em Setembro, eu como emigrante que sou nunca estou em Setembro em Portugal. Talvez quando estiver reformado por lá passe.

Anónimo disse...

O tamanho dos chocalhos tem a ver com as raças de animais, por exemplo o gado bovino.
Em Portugal,praticamente só a raça bovina brava tem chocalhos no maneio.

Anónimo disse...

Caro anónimo anterior,
Está feita acima a distinção entre gado grosso e gado miúdo, expressões antigas, para distinguir bois e vacas, de ovelhas,cabras e porcos. Agora, anda bem iludido quanto aos chocalhos no gado bravo. Eu nunca assisti ao vivo as touradas, mas há-de notar que apenas os cabrestos castrados usam chocalhos, como tenho notado. Pôr um chocalho no pescoço de um touro bravo é humilhação que o mesmo não deve suportar.

Anónimo disse...

De facto, nunca vi nenhum toiro bravo com Chocalho ao pescoço.

Anónimo disse...

Deve dizer-se pescoço ou cachaço? Concordo com o anterior anónimo. Mas faço um provérbio para a posteridade:
Boi que não suporta canga no cachaço
também não usa campainha no pescoço.