quarta-feira, setembro 20, 2006

A debulha do milho


O milho era muito, mas as mãos para ajudar ainda foram mais













A isto chamamos a calçada do milho, uma pessoa malha o milho e outra debulha

E no final só vemos cassamulos para atirar a quem se portar mal! Fotos dos figos e da aguardente não há porque depois deste trabalhão, comemos tudo bem depressa :)


15 comentários:

Anónimo disse...

Famel! Gostei muito de ver estas imagens, tinho uma vaga ideia, desta fase das colheitas. Penso ter vivido este acontecimento uma única vez.

Tenho pena de não poder estar presente, nem que fosse só para recordar o ambiente, e já agora para acertar com o pau nos dedos.

O Rafael, está em grande destaque, GRANDE RAFAEL.

Boas fotos Famel.

famel disse...

Tenho pena da hora e do local n terem sido os melhores, pois as fotos teriam ficado sem sombras e mais nitidas! e as paredes n são de 1 palheiro c gostava k fossem!
Contudo o espirito está lá, as pessoas a ajudar, o milho a saltar e a acertar nas cabeças;
Nenhum pau acertou nos dedos e a parte melhor...as estórias das "personagens" q passaram pela taberna do meu avô Galhetas!
Fartei-me de rir com as maluqueiras do "Ti Ervilha", "Ti Xico Pedreiro" e "Ti João Lopes"!
Vou procurar fzr uma boa recolha de tds estas estórias p mais tarde partilhar c tds vós!

Asno disse...

Em Casegas chamamos "maçarucos". Para além de antigamente servirem para fazer autênticas batalhas também davam para tapar o buraco de faca nos pescoços dos porcos depois da matação. É também dava para tapar o buraco do cú dos porcos recém-mortos, depois de ter saído a morcela do banco.

Anónimo disse...

Com palheiro ou ñ q belas imagens!!! Obrigada famel!!! Qt a estes momentos ainda me lembro de fazer algumas debulhas aos ar livre q ainda era mais interessantes, bem como tirar os "canuchos" na eira do cadaval, onde faziamos grandes serras de folhas, com "carneiros" e tudo! Eram belos momentos...

Anónimo disse...

De miúda também me calhou várias vezes ajudar nesta tarefa. Achava uma certa piada,por ser algo diferente do meu dia a dia. Mas acabava por brincar mais que trabalhar e levar uns ralhetes!

Anónimo disse...

Rafa grande malha!!!!

Anónimo disse...

E… o cassamulo servia também para (todos aqueles que “ainda são do tempo em que não havia papel higiénico” sabem): limpar o rabinho.
Tempos difíceis eram aqueles.

Anónimo disse...

A sua morfologia-com aqueles alvélos- era anatómicamente perfeita e para além disso sempre era mais macia que as pedra.MAS ao contrário destas não se encontravam á n/ disposição o ano inteiro...

Anónimo disse...

lolololol

Anónimo disse...

forca galapitos

Anónimo disse...

Tameim m'aleimbra beim das debulhas.Ida este ano fui ajudar numa,mas mon foi naissa.Antigameinte aira só denoite porque de dia havia munto que fazeir.Mas o melhor aira no fim a gerpiga e os figos seicos ó as nozes, ó as castanhas piladas,ó as flhós... atai me s'tão a fazeir cresceir auga na boca.

Anónimo disse...

O famel es a melhor

Anónimo disse...

O famel es uma grande fotografa, o Rafael é o rapaz mais trabalhador e mais idocado do sobral, ganha aos mais velhos, aqueles perguiçosos do sobral de 15 a 18 anos, es o melhor Rafael.

Anónimo disse...

Em grande estilu hein?naum cunhecia essa tua faceta de trabalhador lool
Fika bem beijinuhxx jessica santos casegas

famel disse...

Rafa é só fãs!!!!!!!1