quinta-feira, outubro 12, 2006


O que acha da intenção do executivo camarário, de privatizar a água?

24 comentários:

Anónimo disse...

gatunos é o q eij são

Anónimo disse...

Só serão se nós deixarmos.
Espero que o Jorge não embarque numa asneirada destas.
Penso que devia haver um referendo.

Anónimo disse...

com o presidente que temos, os galitos ficam a gerir a nossa água.
é preciso um bocado de sorte mas nada é impossivel......

famel disse...

Eu já olhava c 1 binóculo p Unhais, agr olho c 2...

Anónimo disse...

Neste caso tenho a dizer-vos que olhando apenas para a parte económica seria mas eficiente a privatização. Também vos posso dizer que foi feito um estudo onde se analisaram as utilidades e na teoria a privatização resulta num aumento da utilidade dos consumidores. Contudo os modelos económicos são muito simplistas e ignoram alguns pormenores. Espero que no final seja tomada a melhor decisão para todos.
Famel tb n percebi essa do olho em Unhais.

Anónimo disse...

Ele Há gajas para tudo até para defenderm a privatização de um bem indespensável á vida humana. a água não é um negocio é um bem que tem de estar disponível que a ricos quer a pobres ou indeguentes.NÃO Á PRIVATIZAÇÃO DOS SMAS.

Anónimo disse...

privatizar a rede ,presas ,poços levadas, ribeiras, barrocos...........? vão nos chupar até aos ossos.A natureza é de todos ;Asneira asneira.!!!!!!!!Jà que se paga bem paga,é preciso pensar nas futuras gerações .as riquezas naturais são de todos

Anónimo disse...

económia ? económia ? mas não é para o povo.!!!!! A minuria dominativa inventa impostos a tudo o que a natureza nos dà.
Um dia destes ainda privatizão o ar que a gente respira, jà estou a ver as pessoas com uma garrafa de ar comprimido às costas pelas ruas fora. Mais um peso para a consciencia, pobre cabeça jà não dà mais.

Anónimo disse...

económia ? económia ? mas não é para o povo.!!!!! A minuria dominativa inventa impostos a tudo o que a natureza nos dà.
Um dia destes ainda privatizão o ar que a gente respira, jà estou a ver as pessoas com uma garrafa de ar comprimido às costas pelas ruas fora. Mais um peso para a consciencia, pobre cabeça jà não dà mais.

Anónimo disse...

resta saber é quem fez o estudo Carmo, é que tem sido feitas ene privatizaçõe e utilidade publica O.
Vejamos a barravada que deu entregarem a gestão dos hospitais ao sector privado...agora os gestores é q sabem o q é melhor para a saúde?
Que vendam aquilo q é deles e não o que a todos pertence.

famel disse...

Passo a explicar o k s passa em Unhais (aki está outro bom exemplo de uma aldeia vizinha).
Em Unhais a água é tão barata que até dá dó. E porquê? Porque a junta explora e administra os seus próprios lençois freáticos! E c faz isso?
Bom é mt simples:
- os contadores foram postos pela junta;
- a contagem da água é feita p/ 1 funcionário da junta e é na junta q são feitas as facturas e daí são enviadas p os habitantes, depois são pagas à junta.
O valor não é cobrado p/ metro cúbico, m sim p/ uma margem (consumo baixo, medio ou alto), e os valores cobrados são reduzidos.
Esta independência permite a fuga ao "olho gordo".
Não há taxas p/ isto e p/ aquilo...

Nas restantes freguesias estamos a pagar a chamada "inflação da água", sim da água, esse bem de 1º grau que pertence à mãe natureza e a tds nós. Ha certos bens k não deviam ser usados p obter lucro, a água é 1 deles! Eu sei k numa logica comercial isto é td Utopico, m a verdade é k já houve mts "Unhais" no concelho...procurou-se optimizar os serviços colocando td na mm administração...saco roto...olho gordo!

Anónimo disse...

Boa ideia a de Unhais da Serra! E dentro da aldeia sempre era mais fácil dar com um pau ao presidente caso este andasse a meter a mão nos euros dos resindentes!
Quanto á privatização penso que neste caso não seria de todo boa ideia. Tudo bem, os privados são eficientes, mas só pensam em lucrar, lucra, lucrar! A câmara ao invés de optimizar os serviços, deixou que estes se desleixassem, lá dentro estava a nata da nata, aqueles srs. que só faziam horario e pronto! Agora estão apertados.
Pois bem cobram muito e os problemas continuam a existir, etar's que não funcionam, cortes de água em pleno verão! ah e as carrinhas do smas a 20 á hora ás 4 da tarde para fazer tempo até ás 5...enfim!
Contudo dou merito áqueles srs. que eu via irem aos tanques arranjar as avarias às tantas da noite! Ainda ha bons trabalhadores e é desses que precisamos e de gestores com ideias!
Tanta gente licenciada nestas áreas e não ha ninguém capaz de apresentar algumas alternativas?
Eu dou uma não redondo á privatização!

Aproveito para felicitar a criação do blogue.

Anónimo disse...

Não moro no Sobral, nem no concelho. Estou aqui, paredes-meias com o concelho da Covilhã. E estou solidário convosco. É sabido que a Água e o Sol são vitais à Vida, logo não devem ter donos.
Provavelmente na vossa factura dá água também tem uma taxa de saneamento. Se tem, deveis questionar. Penso que o saneamento acaba numa ETAR a funcionar com eficácia. E a do Sobral, foi concluída?, trabalha bem?, a água residual corre limpa para a Ribeira?
Afigura-se-me que não. Ontem (com o penico comprado no mercado da Vide), como hoje (com a ETAR) continuamos a cagar para Ribeira.
Os fazedores da ETAR terão começado o trabalho, chegaram quase ao fim. E descansaram. Entretanto, “levantaram” o dinheirito da obra e esqueceram-se de finalizar o projecto (ou foi sem projecto?).
Faz-me lembrar aquele homem do Sobral que estava a fazer um curral no Cadaval e de repente acabou-se a parede. Perguntaram-lhe queres dizer… acabou-se a pedra. Não, pedra tenho muita. Acabou-se a parede. E foram ver: As quatro paredes começaram desde o início a ficar tortas, afunilando-se, tipo pirâmide: Pronto, acabou-se a parede.

Anónimo disse...

PS. A parede acabou-se. E a ETAR?

Anónimo disse...

onde é que estão o contributors e comentadores habituais do blog qd há causas importantes a defender?
serranitas, chenoucas, virgilios, etc, etc
C/ os restantes já ñ conto

Anónimo disse...

Ao contrário de ti anônimo que só vens para aqui criticar e nem sequer tens coragem para dar a cara, esses contribuitors devem estar a procurar uma história ou uma noticia para depois publicar aqui no blog dando a conhecer a todos aqueles que o consultam diariamente, atualizações sobre o Sobral e/ou arredores.

Anónimo disse...

VAI VER DA TI PSICOLOGA, BEM ANDAS A PRECISAR.NÃO ANDES A METER VENENOS.

Anónimo disse...

Há quem se lembre das filas de gente com o cântaro á cabeça ou com o regador na mão na fonte da ponte, á espera de vez?Nos verões muito secos, todos os outros fontanários deixam de deitar água.Estavam ás meias horas p'ra encher as bilhas.Ind'ó povo nom aira tão spetchado, senatão é qria veir os de Sta Bárbora virim á auga á ponte.Abalavam de lá demanhem e so chegavam dalparde.Ó ataõ alevantavam-se có lua e chegavam ó lusquefusco.

Anónimo disse...

Isto p'ra dizer que nem tanto ao mar nem tanto á terra.A água canalizada sabe muito bem a toda a gente e temos que pagar a manutenção, mas daqui até a privatizar... não sei.Bem, a mina semera está ó fundo da testada do tóanibal(mé irmão)e a auga da rebera tameim veim da cabriera,por isso se as cousas fcarim preitas, vamos exlorar a áuga do lamero cemero.(ó famel tira o comentário em duplicado se f.f.)

Anónimo disse...

upes

Anónimo disse...

Boas noites galitos, sobre a nossa água acho que deve ser decidido o melhor para a população. Está provado que as privatizações nem sempre beneficiam os consumidores/utentes. Também acho que os alugueres dos contadores são uma sobrecarga para nós, tal como as taxas dos esgotos estarem relacionadas com o consumo (m3)de água consumida. Está tudo mal...
Como não posso dizer que : "dessa água não beberei" estou solidário convosco.

Anónimo disse...

O Presidente da Junta de Freguesia do Sobral votou a favor da privatização quando ajudou a regeitar a moção apresentada na Assembleia Municipal contra a privatização.

Anónimo disse...

Relativamente à privatização devemos pois agir em conformidade, mas ñ de uma forma inconsciente: o bem estar do Povo acima de tudo! As privatizações são boas qd trazem melhorias, qd trazem desenvolvimentos, mas ñ qd o intuito é o lucro, único e exclusivo. Daí que, a existir privatização terá q ser analisada de forma coerente, consciente e sensata: VANTAGENS//DESVANTAGENS; CUSTO//QUALIDADE;PRÓS//CONTRAS e acima de tudo existir INFORMAÇÃO clara, precisa e objectiva!!! Enfim, basta de publicidade enganosa!
Qt ao "apontar do dedo" de um certo anónimo q pergunta onde estão os intervenientes frequentes??? MEU CARO, no meu caso - se te interessa tanto: A TRABALHAR!!!! Se é q sabes o q isso é... a tua disponibilidade pode ñ ser a das outras pessoas e por isso há q respeitar os limites da TUA LIBERDADE DE EXPRESSÃO - que termina qd pretendes "manipular" a liberdade do outro!!!!! Bem Hajas pela consideração, afinal é sp bom sabermos q há pessoas q se preocupam com as "nossas" ausências - de qq forma: ESTOU AQUI com ou sem privatização!!!!

Anónimo disse...

este comentário é fixe, este do da liberdade do outro...mas ñ tem nd a ver...parece bem ñ é...deve ter lido nalgum sitio