1793 - dia 24, Instituída a Paróquia do SOBRAL
1888 - 25, O Sobral torna-se independente de Casegas.
1938 - 25, 50º Aniversário da independência,
- Concluídas as paredes da capela de Sta. Bárbara.
1948 - Terminada a Ponte dos Canuthos - para a Eira.
1950 - 15, Chegada do Padre Pedro Leal.
1951 - 28, Coroação da Nª.Sra. de Fátima.
1954 - 1, Assente o Altar-Mor com sacrário cofre.
7, Começam as Escolas em 3 salas particulares.
1958 - 7, Começam a funcionar as Escolas da Eira - que tinham
sido inauguradas em 9/6 com a Banda de Loriga.
1960 - 5, O Pe. Pedro cria o Jornal Voz do Sino.
1961 - 1, O Padre José Rey Barata substitui o Pe. Pedro.
1963 - 7, 1º dia de escola do Virgílio Neves - inesquecível até morrer.
1964 - 7, Agora com 4 salas de aula, somos cerca de 160 alunos.
- Começou a funcionar a Cantina Escolar no Salão.
1967 - 7, Começa o ano lectivo 67/68 com a 5ª classe. O Virgílio Neves sem
poder continuar na 5ª e 6ª... afogou-se em lágrimas.
1988 - 25, 1º Centenário do Sobral... LEMBRAM-SE ???
Fonte: Recordações Raizes de Corações - A. Pinto Lopes (Polícia Beirão)
Sobral de S.Miguel COM(N)TRADIÇÕES - Daniel dos Santos.
E a propósito de PASSADO:
"Saboreamos o passado como o futuro: não de uma vez, mas grão a grão."
Tout comme l'avenir, ce n'est pas tout à la fois,mais grain par grain.
Proust (1871-1922)
"O passado é um segundo coração que bate em nós."
Le passé, c'est un second coeur qui bat en nous...
Henry Bataille (1872-1922)
sábado, outubro 07, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
20 comentários:
Padrinho essa cabecinha está sempre a trabalhar!!!!!
xiiiii..... agora sim...tou a ver...este blog é do virgilio e da famel....pffff....
beatadas
Parabéns Virgílio!
Tiveste uma boa ideia.
claro...c as ajudas k tu e outros anonimos c tu dão... tv s começares a a contribuir tv n sejam smp os mm a postar!
Boa tarde a todos os VERDADEIROS Galitos, espero que tenham apreciado esta minha muito singela ideia. Penso que possa haver outros Sobralenses com ideias tão boas ou melhores que esta. Deu-me algum trabalho pesquisar e compilar este post mas fi-lo com tão grande empenho e prazer que até me esqueci do Portugal-Azerbaijão. Gostaria de continuar, e fazer o mesmo em Novembro e seguintes, mas como os acontecimentos foram poucos, conto com a vossa colaboração. Procurem no jornais Fundão e Covilhã e Voz do Sino (que deve ser rico em factos históricos) e enviem-me p/ mail@pintodasneves.pt até fim de Outubro.
Ontem dia 7 de Outubro era um dia especial por causa do início do aulas e atrevi-me a "falar" duas vezes sobre mim, mas fi-lo apenas p/ dar um toque de humor ao post ,pois sei que há muita gente que odeia números e datas históricos... espero que as próximas efemérides sejam de tema mais variado mas isso vai depender de todos nós. As críticas construtivas podem continuar que serão benvindas as outras, o nosso SOBRAL saberá ignorar.
Saudações e até breve.
Continua Virgílio. Os teus posts têm tido substância.
Os anónimos são simplesmente anónimos. Um blog como este deveria merecer + respeito da parte dos anónimos. E o seu melhor contributo era deixarem de ser isso… anónimos. Poderão dizer que os outros que usam o nickname e/ ou pseudónimo (o meu caso), ao fim e ao cabo, também são anónimos porque ninguém (ou quase) os conhece. É verdade. No entanto, têm uma diferença deixamos um rasto, ou melhor um marco que nos identifica nestas andanças.
No meu caso pessoal, “Sobralfilho” acompanha-me nestas navegações desde 1998 e é um “derivado” de “Pinto de Sobral Filho” e “foi registado” no Jornal do Fundão em 30-12-1973 in “Sobral de S. Miguel – Requiem por minha alma em Janeiro (ou um S.O.S. a uma cidade)”.
Por isso, nós, os humanóides, que usamos nickname somos de outra estirpe.
cala-te....... e marca uma consulta no teu psiquiatra.
Segui o teu conselho. Nem me queria atender… só o fez depois de lhe falar em ti. Sublinhou que a tua ficha era mais antiga, que não sabia o que fazer contigo e disse: esse indivíduo tem me dado cá uma trabalhera!…
A minha ficha é antiga e sei que já não tenho cura, mas agora tu, deve ser um caso perdido, pois se nem o meu psiquiatra quis pegar no teu caso. lololo
ò "sobralfilho" ,o meu tambem tem significado?
vem do meu gato,do meu cão,do meu pirikito,do meu porco,dos meus coelhos,das minhas galinhas, que moram todos no sobral,é uma homenagem a eles e a ti também.
Anonymous das 18:31 de 09-10-06, fico feliz por viveres, em harmonia, entre os teus pares e na mesma “casa”, mas tende cuidado… se o Ministro das Finanças sabe ainda vos aplica algum Imposto.
Eh! Eh! Isto está animado, ainda bem que hoje é o DIA DA SAÚDE MENTAL (ou falta dela), ... espero que as despesas no psiquiatra ñ aumentem - pelo menos dá para colocar as contas no IRS!! Sempre dá para alguma coisa!!!
PARABÉNS mais uma vez Virgilio, está espectacular!! Diria mesmo :Genial!
Falta um dos acontecimentos mais marcantes (ñ sei se pela negativa): NASCIMENTO DA CONTERRÂNEA CHENOUCA`S!!!! Tcharam!!! Uma data memorável...ou não, EH! Eh!...e assim vai o mundo!!!
Boa noite Galitos. Voltei cá para dizer que somos uns felizardos. Então não é que já me chegou ás mãos uma CRONOLOGIA SOBRALENSE desde o ano 19 a.C.- isso mesmo, antes de Cristo - até 2001, elaborada pelo prof. Gabriel dos Santos até 1898 e daí em diante pelo m/ primo António P. Lopes.
É uma obra prima que irei "entregar" ao blog ás pinguinhas, gota a gota, mês a mês, pois foi essa a missão que me deu o Gabriel, e a qual aceitei com muita honra e satisfação.
Aproveito p/ acrescentar uma efeméride que me parece interessante e ainda cabe em Outubro: 5/10/1659 António Pinto casa com Maria Antunes dando origem à família dos PINTOS do Sobral. Tiveram 10 filhos.
Para saberem mais detalhes consultem a árvore genealógica neste blog.
Olá chenouca's, obrigado pelo ânimo... não te ia deixar sem resposta. Quem sabe se não terás um bom facto histórico para entrar nas efemérides? Ivestiga bem e venha ele... todos os sobralenses aqui têm lugar... venham datas de acontecimentos SOBRALENSES célebres. fiquem c/ Deus. Inté...
Parabéns a quem de direito pelo melhoramento cada vez mais evidenciado neste Blog.
Vergilio Neves, grande senhor.
Tenho dito
Abraço e beijolas.
ps: Susete, espero resposta tua à sms k te enviei à dias...! Não sei kndo terei oportunidade de voltar ao Sobral (apesar da vontade ser sempre muita, sempre)
Se bem entendi...: parabéns, chenouca's...e que o mundo pule e avance...
Ó Vergiliu, sabes o que me fezaiste limbrar? As fatias de trigo que se comiam na cantina da escola no salão. As orailas airam mai grossas, mas a fatia do meio tinha mai miola.Aira mai bô! O Que nom prestava aira o ólio de fígado de bacalhau.Quando o nom queria bebeir á culherada.punham-mo no caldo...Bah...Vaqueras neigras!...
Teresa, ais derramada,e dás que rir. Dizes mal do ólio, mas se nom fosse pormor deile deviamos ser hoje uns infolatchados, lingrinhas e raquitecus. A bendezer qu'é tamãe m'agoniava todo, o que valia era engavelar logo mas colheres de caldo porriba pa lavar as goailas.
Já nom m'alimbrava das fatias de trigo de 2ª, mas o caldito de feijões brancos ó grães até qu'aira bô. O pior era a falta da hortaliça depois dos geadais. E a Tiá Piedade a pedintchar-nos couves ó nabos.
Tamãe m'alembro dos padrenossos que tínhamos que rezar antes. E nom davam tamãe mas fatias de queijo marailo, que nós batzámos queijo de burra ??
credo.. LOL!
é engraçado que ler os Posts da Teresaanibal e do Virgilio em Português é complicadissimo. Mas se nos lembrar-mos de quando vamos ao Sobral(sim porque sou de lx=lisboa) e lermos a pensar na maneira como as pessoas aí falam conseguimos ler na perfeição sem pausas.. curioso sim senhora.
Os meus parabens aos construtores do Blog. Nunca pensei ver tal coisa.. e agora um bem haja.
Hasta *
ó Susete o teu primo manda beijinhos =P e já agora eu tambem =D LOLOLOLOL
Enviar um comentário