sábado, outubro 07, 2006

SOBRAL EM OUTUBRO NO PASSADO

1793 - dia 24, Instituída a Paróquia do SOBRAL

1888 - 25, O Sobral torna-se independente de Casegas.

1938 - 25, 50º Aniversário da independência,
- Concluídas as paredes da capela de Sta. Bárbara.

1948 - Terminada a Ponte dos Canuthos - para a Eira.

1950 - 15, Chegada do Padre Pedro Leal.

1951 - 28, Coroação da Nª.Sra. de Fátima.

1954 - 1, Assente o Altar-Mor com sacrário cofre.

7, Começam as Escolas em 3 salas particulares.

1958 - 7, Começam a funcionar as Escolas da Eira - que tinham
sido inauguradas em 9/6 com a Banda de Loriga.

1960 - 5, O Pe. Pedro cria o Jornal Voz do Sino.

1961 - 1, O Padre José Rey Barata substitui o Pe. Pedro.

1963 - 7, 1º dia de escola do Virgílio Neves - inesquecível até morrer.

1964 - 7, Agora com 4 salas de aula, somos cerca de 160 alunos.
- Começou a funcionar a Cantina Escolar no Salão.

1967 - 7, Começa o ano lectivo 67/68 com a 5ª classe. O Virgílio Neves sem
poder continuar na 5ª e 6ª... afogou-se em lágrimas.

1988 - 25, 1º Centenário do Sobral... LEMBRAM-SE ???

Fonte: Recordações Raizes de Corações - A. Pinto Lopes (Polícia Beirão)
Sobral de S.Miguel COM(N)TRADIÇÕES - Daniel dos Santos.


E a propósito de PASSADO:

"Saboreamos o passado como o futuro: não de uma vez, mas grão a grão."

Tout comme l'avenir, ce n'est pas tout à la fois,mais grain par grain.

Proust (1871-1922)


"O passado é um segundo coração que bate em nós."

Le passé, c'est un second coeur qui bat en nous...

Henry Bataille (1872-1922)

20 comentários:

Anónimo disse...

Padrinho essa cabecinha está sempre a trabalhar!!!!!

Anónimo disse...

xiiiii..... agora sim...tou a ver...este blog é do virgilio e da famel....pffff....

Anónimo disse...

beatadas

finadamina disse...

Parabéns Virgílio!
Tiveste uma boa ideia.

famel disse...

claro...c as ajudas k tu e outros anonimos c tu dão... tv s começares a a contribuir tv n sejam smp os mm a postar!

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os VERDADEIROS Galitos, espero que tenham apreciado esta minha muito singela ideia. Penso que possa haver outros Sobralenses com ideias tão boas ou melhores que esta. Deu-me algum trabalho pesquisar e compilar este post mas fi-lo com tão grande empenho e prazer que até me esqueci do Portugal-Azerbaijão. Gostaria de continuar, e fazer o mesmo em Novembro e seguintes, mas como os acontecimentos foram poucos, conto com a vossa colaboração. Procurem no jornais Fundão e Covilhã e Voz do Sino (que deve ser rico em factos históricos) e enviem-me p/ mail@pintodasneves.pt até fim de Outubro.
Ontem dia 7 de Outubro era um dia especial por causa do início do aulas e atrevi-me a "falar" duas vezes sobre mim, mas fi-lo apenas p/ dar um toque de humor ao post ,pois sei que há muita gente que odeia números e datas históricos... espero que as próximas efemérides sejam de tema mais variado mas isso vai depender de todos nós. As críticas construtivas podem continuar que serão benvindas as outras, o nosso SOBRAL saberá ignorar.
Saudações e até breve.

Anónimo disse...

Continua Virgílio. Os teus posts têm tido substância.
Os anónimos são simplesmente anónimos. Um blog como este deveria merecer + respeito da parte dos anónimos. E o seu melhor contributo era deixarem de ser isso… anónimos. Poderão dizer que os outros que usam o nickname e/ ou pseudónimo (o meu caso), ao fim e ao cabo, também são anónimos porque ninguém (ou quase) os conhece. É verdade. No entanto, têm uma diferença deixamos um rasto, ou melhor um marco que nos identifica nestas andanças.
No meu caso pessoal, “Sobralfilho” acompanha-me nestas navegações desde 1998 e é um “derivado” de “Pinto de Sobral Filho” e “foi registado” no Jornal do Fundão em 30-12-1973 in “Sobral de S. Miguel – Requiem por minha alma em Janeiro (ou um S.O.S. a uma cidade)”.

Por isso, nós, os humanóides, que usamos nickname somos de outra estirpe.

Anónimo disse...

cala-te....... e marca uma consulta no teu psiquiatra.

Anónimo disse...

Segui o teu conselho. Nem me queria atender… só o fez depois de lhe falar em ti. Sublinhou que a tua ficha era mais antiga, que não sabia o que fazer contigo e disse: esse indivíduo tem me dado cá uma trabalhera!…

Anónimo disse...

A minha ficha é antiga e sei que já não tenho cura, mas agora tu, deve ser um caso perdido, pois se nem o meu psiquiatra quis pegar no teu caso. lololo

Anónimo disse...

ò "sobralfilho" ,o meu tambem tem significado?
vem do meu gato,do meu cão,do meu pirikito,do meu porco,dos meus coelhos,das minhas galinhas, que moram todos no sobral,é uma homenagem a eles e a ti também.

Anónimo disse...

Anonymous das 18:31 de 09-10-06, fico feliz por viveres, em harmonia, entre os teus pares e na mesma “casa”, mas tende cuidado… se o Ministro das Finanças sabe ainda vos aplica algum Imposto.

Anónimo disse...

Eh! Eh! Isto está animado, ainda bem que hoje é o DIA DA SAÚDE MENTAL (ou falta dela), ... espero que as despesas no psiquiatra ñ aumentem - pelo menos dá para colocar as contas no IRS!! Sempre dá para alguma coisa!!!

PARABÉNS mais uma vez Virgilio, está espectacular!! Diria mesmo :Genial!

Falta um dos acontecimentos mais marcantes (ñ sei se pela negativa): NASCIMENTO DA CONTERRÂNEA CHENOUCA`S!!!! Tcharam!!! Uma data memorável...ou não, EH! Eh!...e assim vai o mundo!!!

Anónimo disse...

Boa noite Galitos. Voltei cá para dizer que somos uns felizardos. Então não é que já me chegou ás mãos uma CRONOLOGIA SOBRALENSE desde o ano 19 a.C.- isso mesmo, antes de Cristo - até 2001, elaborada pelo prof. Gabriel dos Santos até 1898 e daí em diante pelo m/ primo António P. Lopes.
É uma obra prima que irei "entregar" ao blog ás pinguinhas, gota a gota, mês a mês, pois foi essa a missão que me deu o Gabriel, e a qual aceitei com muita honra e satisfação.
Aproveito p/ acrescentar uma efeméride que me parece interessante e ainda cabe em Outubro: 5/10/1659 António Pinto casa com Maria Antunes dando origem à família dos PINTOS do Sobral. Tiveram 10 filhos.
Para saberem mais detalhes consultem a árvore genealógica neste blog.

Anónimo disse...

Olá chenouca's, obrigado pelo ânimo... não te ia deixar sem resposta. Quem sabe se não terás um bom facto histórico para entrar nas efemérides? Ivestiga bem e venha ele... todos os sobralenses aqui têm lugar... venham datas de acontecimentos SOBRALENSES célebres. fiquem c/ Deus. Inté...

Anónimo disse...

Parabéns a quem de direito pelo melhoramento cada vez mais evidenciado neste Blog.

Vergilio Neves, grande senhor.
Tenho dito

Abraço e beijolas.

ps: Susete, espero resposta tua à sms k te enviei à dias...! Não sei kndo terei oportunidade de voltar ao Sobral (apesar da vontade ser sempre muita, sempre)

zef disse...

Se bem entendi...: parabéns, chenouca's...e que o mundo pule e avance...

Anónimo disse...

Ó Vergiliu, sabes o que me fezaiste limbrar? As fatias de trigo que se comiam na cantina da escola no salão. As orailas airam mai grossas, mas a fatia do meio tinha mai miola.Aira mai bô! O Que nom prestava aira o ólio de fígado de bacalhau.Quando o nom queria bebeir á culherada.punham-mo no caldo...Bah...Vaqueras neigras!...

Anónimo disse...

Teresa, ais derramada,e dás que rir. Dizes mal do ólio, mas se nom fosse pormor deile deviamos ser hoje uns infolatchados, lingrinhas e raquitecus. A bendezer qu'é tamãe m'agoniava todo, o que valia era engavelar logo mas colheres de caldo porriba pa lavar as goailas.
Já nom m'alimbrava das fatias de trigo de 2ª, mas o caldito de feijões brancos ó grães até qu'aira bô. O pior era a falta da hortaliça depois dos geadais. E a Tiá Piedade a pedintchar-nos couves ó nabos.
Tamãe m'alembro dos padrenossos que tínhamos que rezar antes. E nom davam tamãe mas fatias de queijo marailo, que nós batzámos queijo de burra ??

Hugo Silva disse...

credo.. LOL!

é engraçado que ler os Posts da Teresaanibal e do Virgilio em Português é complicadissimo. Mas se nos lembrar-mos de quando vamos ao Sobral(sim porque sou de lx=lisboa) e lermos a pensar na maneira como as pessoas aí falam conseguimos ler na perfeição sem pausas.. curioso sim senhora.

Os meus parabens aos construtores do Blog. Nunca pensei ver tal coisa.. e agora um bem haja.

Hasta *

ó Susete o teu primo manda beijinhos =P e já agora eu tambem =D LOLOLOLOL