terça-feira, outubro 10, 2006

Outras oportunidades...

Francisco Cardona
"Uma empresa detida pela firma francesa “Creation Gerard Bouveret” funciona discretamente há sete anos em São Jorge da Beira, no concelho da Covilhã, onde produz braceletes e guarda-jóias para marcas internacionais nas áreas da joalharia e relojoaria. “O nosso produto é de alta qualidade e é caro”, diz ao Diário XXI, o francês Gerard Bouveret, presidente do grupo que encontrou naquela aldeia do couto mineiro a “estabilidade necessária” para o acabamento dos seus produtos “100 por cento artesanais”. Ali abriu a empresa RICB, denominação que resulta dos nomes dos seus quatro filhos.
Num mercado “altamente cobiçado” pelos fabricantes internacionais, “é preciso encontrar estabilidade e devoção à arte” de produzir braceletes e guarda-jóias feitos à mão pelas 22 mulheres que a empresa emprega. Sentadas frente a frente, em mesas semelhantes a estiradores, mulheres com idades entre 20 e os 50 anos dão vida a correias em pele de crocodilo, avestruz, tubarão, peixe-gato, raia ou lagarto, fruto das encomendas das marcas cujos nomes Gerard Bouveret não quis revelar.
“Também aqui o segredo é a alma do negócio”, justifica o empresário que escolheu a aldeia mais distante do concelho da Covilhã, com acessos difíceis, “porque aqui ninguém vem buscar estas trabalhadoras, altamente qualificadas nesta arte”, acrescentou.

SEM MEDO DOS PRODUTOS CHINESES
Com escritórios nos Estados Unidos, Singapura, Hong Kong e Japão, entre outros, o grupo apostou na abertura de uma linha de produção em S. Jorge da Beira e espera reforçar o número de empregadas. Bouveret não tem medo da invasão dos produtos chineses, sobretudo abundantes na área da relojoaria. “Não há nada a temer porque o que produzimos é destinado à gama alta, onde eles não conseguem chegar”.

Instalações cedidas pela Junta de Freguesia
O empresário francês admite, a curto prazo, aumentar para 40 o número de trabalhadoras com o objectivo lançar uma nova marca destinada a “atacar” o mercado ibérico nas gamas média e baixa. Segundo refere, é necessário diversificar a actuação da empresa. “Assim que houver condições para ampliar as instalações, iremos avançar para o lançamento de uma nova marca”, garantiu Bouveret.
O projecto de ampliação das instalações, cedidas pela Junta de Freguesia de S. Jorge da Beira, “já deu entrada na Câmara [da Covilhã] e deverá ser aprovado até ao final deste ano”, disse ao Diário XXI, Fausto Baptista, presidente da Junta.
Satisfeito com o desempenho da empresa e com os postos de trabalho criados, o autarca não tem dúvidas: “Se a empresa não existisse a aldeia estaria mais despovoada. Estas mulheres teriam procurado emprego noutras zonas e já não viveriam aqui”, referiu, ao justificar a cedência de instalações."

7 comentários:

Anónimo disse...

1º-o q é q este post tem a ver com o sobral?
2º- Essa fábrica ñ é nos cambões?

famel disse...

O sobral n é o centro do universo, e este post pode servir de exemplo p outras pessoas!
Se és daqqueles(as) k vives sem o pedreiro, o padeiro, etc...parabéns!
S é nos cambões ou n, n sei! Nos ca~mbões só conheço a discoteca "O Palheiro"

Anónimo disse...

nao temos pedreiros nem padeiros no sobral?é preciso ir aos cabroes?
é isso k kers dizer?
esclarece te adoidejada

Anónimo disse...

camboes desculpem!!!

famel disse...

entendest mm td ao contrario! o k kero dizr é k ng vive sozinho, tal c o sobral! n é a unica aldeia do planeta, está inserida numa região, em k tds as aldeias s mt parecidas e têm contactos comuns!
E se reparares com atenção, não somos assim tão diferentes, os problemas do meio rural são iguais em todos os sitios!

finadamina disse...

Famel, estou de acordo com a tua opinião; de facto ninguém vive sózinho e irmana-nos as mesmas origens.

Concorde-se ou não se concorde, justiça, neste aspecto, seja feita ao anterior presidente da junta da minha terra o Zé Romão, que procurou criar postos de trabalho e fixar as pessoas à terra.
Primeiro "levou" para S. Jorge uma empresa de confecções, que não deu em nada (encerrou), mais tarde cedeu as instalações à actual empresa.
Desejo, ao actual presidente da junta, ao Fausto os maiores êxitos no processo negocial.
A criação de mais postos de trabalho são uma mais valia para a nossa terra.
A ti famel agradeço o teu post, porque se não fosse isso eu não teria dado conta de tal notícia.
Bem Hajas

Anónimo disse...

EIS AQUI N UM COMENTARIO,E SIM UM APELO,DE UMA MULHER DESESPERADA,PEDINDO AJUDA A TODOS,MEU NOME E LANA TENHO 26 ANOS,TENHO UMA FILHA DE UM ANINHO E 5 MESES,ESTOU DESEMPREGADA E DESESPERADA,ATUALMENTE ESTOU PASSANDO UNS DIAS AQUI COM MEUS PAIS NO PIAUI,MAIS PASSO MAIS MEU TEMPO EM ITAREMA CEARA AE BEM PERTINHO DE SOBRAL,JA TENTEI ARRUMAR EMPREGO DE TODO GEITO,LA E AQUI,MAIS N CONSIGO,POR ISSO ETOU AQUI EMPLORANDO Q MIM AJUDEN,MIM ARRUMEN UM EMPREGO,SE PRECISO EU MIM MUDO,EU SO QUERO E TRABALHAR PARA PODER SUSTENTER MINHA FILHINHA,POR FAVOR QUEM ESTIVER VENDO ESTA MENSAGEN MIM AJUDEN POR FAVOR,EU EMPLORO!MEU ORKUT E [JAMILLYVITORIA@HOTMAIL.COM] MEU MSN E LANINHA.LANINHA.LANINHA@HOTMAIL.COM SINCERAMENTE LANA CAROLINA