domingo, outubro 01, 2006

São Miguel

Foi na sexta-feira passada mas foi impossível postar nesse dia. De qualquer maneira mais vale tarde do que nunca, fica então aqui a referência ao patrono do Sobral, São Miguel, o Arcanjo de Deus na batalha contra Lúcifer e os anjos rebeldes (Apoc 12,7-8), o primeiro Anjo honrado pelos fiéis e honrado como "o príncipe da milícia celeste".

A São Miguel atribuem-se três funções:
1. a de guiar e conduzir as almas ao céu, depois de tê-las pesado na balança da justiça divina;
2. de defender a Igreja e o povo cristão;
3. de presidir no céu o culto de adoração à SSma. Trindade e oferecer a Deus as orações dos Santos e dos fiéis.

Fica uma oraçãozinha que os nossos antigos recitavam, como pequeno exorcismo, na esperança de que a vida decorresse sem precalços ditos “do mafarrico”.

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate; sede nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere, e vós, Príncipe da milícia celeste, com esse poder divino, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Amén”

13 comentários:

Serranita disse...

Vá lá todos a rezar ao S. Miguel, que parece que aqui no blog andamos a precisar!

famel disse...

eu fui à missa e pla quantidade de pessoas que tavam na missa, continuamos tds a rezar mt e a acreditar na protecção do nosso arcanjo! ñ fosse ele um guerreiro!

Anónimo disse...

busca, busca, busca.
busca, busca.
busca, becas.

Anónimo disse...

Meus irmaos:
Estou aqui hoje para vos pedir que nao deixem de fazer comentarios babalhocos, obcenos, porcos, parvos, porque este sitio precisa de uma erva daninha, para que vós!minhas ovelhas! nao passeis fome.
Peço-vos que vos uneis neste momento tão parvo e que combataos o pecado.

Hà meeen S. Miguel

Anónimo disse...

Anónimo...já chega de maldade!!!O assunto já morreu a uns posts atrás...
Com tanto "beró" para trincar (e ñ estou a falar de pedofolia)...(beró - castanhas pequenas). Olhem ao vosso redor, esta paisagem outonal é deslumbrante... aproveitem-na em vez de só se lembrarem de "txouxices"...

Famel relativamente à missa de S. Miguel é pena q as procissões já sejam uma "amostra" do q eram... as pessoas já não acompanham a procissão até ao fim!!! É pena...

Anónimo disse...

Olá,
Não me conseguem arranjar a fotografia desta imagem de santa Bárbara (que é magnífica)? É que estou a fazer um estudo sobre esta santa.
Paulo Silva

Anónimo disse...

ó paulo isto é um santo (quem sou eu pra determinar o sexo de um anjo).mas boa sorte na mesma

Anónimo disse...

Paulo, a imagem que fala deve ser a da Santa Bárbara dum post anterior, que é a que se encontra na capelinha do Sobral. Eu não tenho foto (nunca me lembrei, mas de certeza alguém tem).Tenho apenas o postal, cuja qualidade não é mto melhor que a imagem postada, mas posso ceder.

Anónimo disse...

BOM TRABALHO Serranita, os Sobralenses da PSP devem ter gostado deste post porque o São Miguel é também o patrono da Policia.
...AGORA uma perguntinha curiosa:
Se o Lucifer também foi anjo antes de se revoltar contra Deus, porquê as asas de morcego?

Anónimo disse...

Virgilio, eu penso que tem apenas a haver com a representação do Bem (ar simpático)e do Mal (ar menos simpático) na visão do artista que desenha/esculpe a imagem. O anjo ao "passar-se para o outro lado" perdeu o dom da sua beleza interior e isso transparece para o exterior.
Ou seja, o Homem é que pinta o mal assim feio para o "vestir" de algo mau.

Anónimo disse...

PENSAS-TE bem Serranita, gostei da tua pasciente explicação!...Nem a melhor catequista se sairia tão bem, lol.
Agora me lembrei que também costumam representar "o dito cujo" com cabeça e patas de bode, com barbas, chifres e tudo. Guardei centenas e centenas de cabras com alguns chibos pelo meio e nunca tal coisa me passou pela cabeça. ...se assim fosse no Sobral nenhum pai mandaria uma criança guardar cabras. lol lol.

Anónimo disse...

LÚCIFER não foi anjo nenhum.... mas há quem quira fazer dele um anjo...mau, por sinal. Mas partindo do ponto em que os anjos jamais são maus, Lúcifer jamais poderia ter sido um anjo. Lúcifer não fora mais do que uma espécie de irmão gémeo de Deus ( quer do meu, do teu, do seu, do vosso ou deles...). Lúcifer é assim visto, porque apenas foi criada a sua imagem para explicar a passagem das Trevas para a Luz. Ora, Lúcifer, não era mais do que aquele que Transporta a Luz, logo, ao transportá-la porque não ficar com ela, pensou ele... e Deus, como que com um "biqueiro nas nalgas" de Lúcifer, lhe tirou a Luz das mãos e disse: "... Não Lúcifer, tu não podes ficar com a Luz, pois ela é pura e jamais poderá ser posse de alguém...essa tua cobiça te traiu, te corrompeu, serás banido para sempre. o teu lugar não é aqui..." e assim se criou o mal, o Céu e o Inferno...
espero que tenham aprendido algo...

Anónimo disse...

Com essa lenga-lenga deves ser mais cobrador do PC