quinta-feira, dezembro 21, 2006

Bolo-Rei


Ingredientes

- 750g de farinha
- 30g de fermento de padeiro
- 150g de margarina
- 150g de açúcar
- 150g de frutas cristalizadas
- 150g de frutas secas (pinhões, nozes, passas)
- 4 ovos
- raspa de limão
- raspa de laranja
- 1 dl de vinho do Porto
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 brinde
- 1 fava


Preparação

Pique algumas frutas e deixe-as a macerar com o vinho do Porto ( deixe algumas inteiras para enfeitar). Dissolva o fermento de padeiro em 1dl de água morna, junte uma chávena de farinha e deixe levedar em ambiente temperado durante 15min.
Entretanto bata a margarina, o açucar e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo 1 a 1), e a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado, adicione o resto da farinha e sal. Amasse até ficar elástica e macia e misture as frutas. Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha e tape-a com um pano, deixando levedar num ambiente temperado durante 5 horas. Depois da massa dobrar o volume, ponha sobre um tabuleiro, e faça-lhe um buraco no meio (pode ser com o cotovelo). Introduza o brinde (embrulhado em papel vegetal) e a fava, e deixe levedar por mais 1 hora. Pincele o bolo com gema de ovo, enfeite com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açucar, pinhões, meias-nozes, etc. e leve a cozer em forno bem quente. Depois de cozido pincele o bolo-rei com geleia diluida num pouco de água quente.

Dicas do Virgílio: Se estiver muito frio, embrulhem a vasilha da massa num cobertor

Para não se fechar o buraco do bolo, coloquem uma chávena invertida no centro da massa.

Sigam á risca a receita que vai ficar igual ao meu, o que tirar a fava no próximo ano faz o bolo.

Bom apetite

5 comentários:

Anónimo disse...

A ver se experimento a receita. Confesso que prefiro o Bolo-Rei ás filhós...Ai a dieta! lol

Anónimo disse...

Tem diferença das filhós(zes)Serranita, porque não é fritura... o chato é esperar 5 horas+1 para levedar...mas vale a pena.
Em 1984 fiz um no Brasil (que lá não se encontra )- há o pannettoni- e só tive que esperar 1 hora para a massa crescer. Coisas do Natal a 35º...lol lol.

Anónimo disse...

NÃO se esqueçam que a chávena também vai ao forno .Senão o buraco fecha-se... e bolo-rei sem buraco é quase como uma noiva sem ramo (bouquet) lol e mais lol

Anónimo disse...

É um crime tanta doçaria, sobretudo para um guloso que tem de controlar diabetes.
Umas Boas Festas de Natal para todos os sobralenses, e um 2007 carregadinho de coisas boas.
G Santos

famel disse...

eu cá n aprecio bolo rei, mt menos rabanadas, azevias e filhós só quentinhas...tronco d natal nem vê-lo, sonhos nem pensar! conclusao resta-m o chocolate yupiiiiiiii