sexta-feira, outubro 31, 2008

Hoje é dia da Poupança

Nunca se tem falado tanto em poupança como nos ultimos meses. Este nosso ano de 2008 tem sido pródigo em crises, é a instabilidade do preço do petróleo e as suas consequências, é a crise imobiliária, é tudo...tudinho...não há nada que se safe!

É preciso sermos empreendedores, audazes e esperar que a dita sorte dos audazes também dê uma ajudinha.

Se não é possivel empreender ou lhe falta aquela nesguinha de vontade de arriscar, seja empreendedor na arte de poupar!

Fica aqui um site com algumas dicas!





"Para quem está a pagar casa, carro, mobília, computador, através de crédito bancário, aqui está um portal que ajuda a poupar."

Descendente Sobralense ganha concurso

Sofia Mateus vencedora do prémio connect2earth.org


A Sofia é filha da nossa leitora Maria Mateus (Maria e Fernando da Portela) e foi a vencedora de um concurso levado a cabo pelo site connect2earth.org, no qual era pedido aos jovens para darem o seu parecer em relação às questões ambientais dos nosso dias. A Sofia ganhou o prémio do melhor vídeo entre 3 300 concorrentes de 190 países, no qual fez uma abordagem sobre os efeito da superpopulação no mundo.


Este é o video vencedor - "WHY"







Fica também a reportagem em francês visto que temos alguns leitores lá fora

"Sofia Mateus, une jeune Suisso-portugaise de 29 ans, est la grande gagnante d’une compétition internationale destinée aux jeunes, sur le site www.connect2earth.org. Cette communauté verte en ligne, lancée par l’UICN et le WWF avec le soutien de Nokia, permet aux jeunes de s’exprimer sur l’environnement en chargeant leurs vidéos, photos et commentaires.

La vidéo de Sofia, qui a attiré l’attention du jury parmi les 3 300 propositions en provenance de plus de 190 pays du monde entier, décrit l’impact de la surpopulation sur la planète et est visible sur www.connect2earth.org/grandprize.Related Link - Connect2earth prize awarded - Winning Connect2earth"
[IUCN Radio]

quinta-feira, outubro 30, 2008

Sobral de São Miguel 120 anos

1888 foi o ano em que o então Sobral de Casegas passou a ser reconhecido como Sobral de São Miguel. Apesar de só alguns anos mais tarde o decreto lei referente a essa alteração ter sido promulgado, os Sobralenses sempre relembraram a primeira data como a verdadeira mudança. Em 1988 realizaram-se as celebrações do centenário na nossa aldeia, com exposições, musica e muita festa.
Hoje celebramos os 120 anos dessa alteração pela qual sabemos que os nossos antepassados tanto lutaram. São mais 20 anos de resistencia numa sociedade em constante mudança, em que muitos partiram e outros voltaram...e é com muito ânimo que aguardamos com alguma expectativa os próximos 20 anos.
Para comemorar a data eu e a Célia Silva fizemos dois slides com fotos que fomos recolhendo do blogue e outras que nos foram enviando.
Ainda bem que há pessoas que foram guardando estas fotos que hoje são autênticas reliquias. Eu aproveitei algumas das fotos antigas que o Fernando Paulo me enviou e que tanto jeito deram para fazer este contraste.







terça-feira, outubro 28, 2008

Do fundo do meu baú...




Renault Roadshow F1 Lisboa

Os Sobralenses que andam por este Portugal fora vão aproveitando para estar em cima dos acontecimentos e fazem bem mandar-nos as fotos.
No mês passado a mariita mostrou-nos as fotos dos treinos do Red Bull Air Race, desta vez o Daniel Marques esteve a assistir ao Renault Roadshow F1 em Lisboa.


Tão rápido, tão rápido que quase não se vê
No meu caso acho ia ficar mais tempo a olhar para arquitectura dos edificios...

Agradeço ao Daniel o envio das fotos

segunda-feira, outubro 27, 2008

Pequenas mudanças II

Terminaram as obras de requalificação da Travessa do Adro na passada semana e mais uma vez a Célia Silva fez questão de nos enviar as fotos para vermos em primeira mão os resultados

Também esta travessa necessitava de uns arranjos. A travessa ficou com uma "alma nova"

Mais uma vez as escadas direitinhas

Xisto nas paredes e xisto no pavimento...uma combinação realmente muito bonita

Agradecemos à Célia o envio da fotos, está aqui uma grande colaboradora! Devemos todos agradecer-lhe e quem sabe não será a próxima a entrar para a equipa do Blogue.

domingo, outubro 26, 2008

Petição para um novo Hino Nacional

Há muito quem questione a lógica de "A Portuguesa" na actualidade (bem como a bandeira, mas isso é outra coisa). Agora, surge uma verdadeira alternativa, apresentada pelos Deolinda.
Até já circula uma petição on-line a pretexto do tema "Movimento Prepétuo Associativo". O diagnóstico social é brilhante.




Não sei se concordo com a actualização do Hino! Mas a propor esta musica, então seriam necessários alguns ajustes, em concreto da parte do “Agora não...".
Não nos esqueçamos que o Hino e a Bandeira são elementos fundamentais e invioláveis da nossa nação e não podemos tratá-los de ânimo leve!
Nas gerações recentes este hino está intrínseco, acho que por mais desactualizado que esteja é o Hino com que nos identificamos.
Achei engraçada a ideia, até porque é preciso "tocar na ferida" de vez em quando.
Fica aqui então a proposta para ouvirem e opinar!
E viva Portugal!

Leitor atento

O leitor Cristovão Silva enviou-nos a foto que se segue e coloca a questão bastante pertinente:
"Será que o Pereiro não merece uma placa melhor do que uma placa de madeira já sem letras?"


Realmente a pequenina placa já merecia a reforma. Às vezes é preciso relembrar estas coisas.

sábado, outubro 25, 2008

É fim de semana

A esta hora a malta mais nova deve estar a preparar-se para passar um tarde assim, ora vejam...




Video de André Bento

sexta-feira, outubro 24, 2008

Serra do Açor

Para os que não podem ver a nossa serrinha este fim de semana deixo-vos as fotos de los hermanos PICOTO e CABEÇO D'ANAVE.
Nunca soube muito bem como é que escreve, se é "cabeço d'anave", "cabeço d'a anave" ou ainda "cabeço da nave".
Também não sei a origem dos nomes, mas se tiver alguma coisa a ver com naves poderá ser interessante imaginar que o nome veio de alguma visão mais estranha naquele pico. Mas não me parece...
Fica esta reflexão para o fim de semana, concerteza haverá quem nos saiba dizer, ou quem adiante novas teorias :)

Ultimos raios de Sol no Picoto...


...e logo ali ao lado no nosso pico

É entre estes dois "senhores" que nasce o Rio Ceira, que estão pequenas maravilhas da Natureza e do Homem perdidas nos barrocos, como o poço da viola, onde já nos banhamos depois de uma grande caminhada, os vestigios que os carvoeiros por ali deixaram, alguns abrigos de pastores, as marcas da Rota do Sal e algumas gravuras também elas muito giras. Nestes caminhos passaram Sobralenses mais antigos para o outro lado da Serra, para as feiras, romarias ou somente para levar o gado a pastar...outros infelizmente lá ficaram no frio da neve...

Hoje a estes montes e vales são argumento para caminhar, passear ou até mesmo trabalhar! Seja qual for a estação do ano, o nosso Açor é muito belo!

terça-feira, outubro 21, 2008

Parabéns

O João Gaspar ao ler o Diário da Republica de ontem deparou-se com o despacho que se segue:



Creio, tal como o João, que seja o primeiro professor catedrático do Sobral. É Professor na UBI - Covilhã (Universidade da Beira Interior), onde lecciona História da Cultura Portuguesa e Cultura Portuguesa Contemporânea. Foi professor de alguns alunos Sobralenses e esperemos que de outros alunos da nossa terrinha que passem por esta bela Universidade.

Para quem não sabe Professor catedrático é a categoria de topo da carreira docente nas instituições de ensino superior universitárias públicas portuguesas.
Ao professor catedrático compete a coordenação da orientação pedagógica e científica de uma área de estudos, de acordo com a estrutura orgânica da respectiva unidade de ensino (faculdade, instituto, departamento, etc.).

Galitos 2008 II

Ainda relativamente ao tema "Festa dos Galitos 2008" esta pérola não devia ser esquecida! Na tarde do dia 11 o Rancho dos Trigais animou a tarde. Só que este ano tiveram a companhia de alguns homens sobralenses que mostraram que também sabem dançar! Dançaram tanto que até abriram um buraco no palco!

Rancho dos Trigais com os "bailarinos": Virgilio, Rui, Carlos Marques, Carlos Alexandre, Luciano e peço desculpa pois não sei o nome do outro senhor que com muita coragem subiu ao palco com os restantes!

domingo, outubro 19, 2008

Galitos 2008 (Actualização com novas fotos recebidas)

Pois é a verdade é essa...nós sobralenses esperamos sempre mais e melhor. Sonhamos com as grandes festas que se fizeram no passado e de que com saudosismo ouvimos falar.
Esperamos como se espera por um "D. Sebastião" que há-de vir numa manhã de nevoeiro...mas não vem!
A verdade é que para ajudar são cada vez menos, os meios são também mais escassos e o frio em Agosto cada vez a apertar mais forte! Irra que já nem o S. Pedro está do nosso lado quando queremos foliar!

Será o castigo por termos andado tantos anos a abanar as ancas em frente à Santa Bárbara? Não sabemos, mas a verdade é que o frio parece não querer deixar as festas dos Galitos. Foi no Carnaval, na Sardinhada e na Festa de Verão!

Malta se continuamos a dar cabo do nosso planeta os Agostos vão ser Inverno!

Bom mas voltando ao tema fica um pequeno mural com algumas fotos da Festa do Galitos de 2008. Agradeço à Ana Carmona e à Ana Catarina pelo envio das mesmas e peço a quem tiver mais que envie para postarmos aqui no blogue.







A música não podia ser outra :)

sábado, outubro 18, 2008

Caderno escolar

Relembramos novamente outras páginas de outros díários escolares guardados cuidadosamente e que hoje chegam aos nosso ecrãs como autênticas reliquias.
Hoje apresentamos os trbalhos da mariita que foram enviados para outro fim, mas que hoje se enquadram perfeitamente no Blog.

Uma relíquia!

A caligrafia e o desenho, enfim… safa-se!



Cópias e ditados, razoável…


A redacção, contas… e o papel bem aproveitadinho sem perder uma linha!


Contas e problemas… neste dia, decididamente, uma desgraça!





Cadern diário enviado por mariita

quinta-feira, outubro 16, 2008

Galitos em jogo

Torneio de Casegas 2008
Mais uma vez o Galitos ganharam o torneio de verão de Casegas. As fotos só ontem me chegaram às mãos, mas nunca é tarde para lembrar esse momento e dar os parabéns ao pessoal.
Estou a tentar descobrir quem era o adversário mas não me está a sair bem. Os Galitos que se façam ouvir e nos digam quem eram os jogadores

Cá estão eles a festejar! Peço a quem esteve a assistir ou a jogar que partilhe connosco as emoções deste dia.

quarta-feira, outubro 15, 2008

Pôr do Sol

Não estamos no norte da Europa, mas também temos direito a um pôr do sol bem bonito! Não sei se tiveram a mesma sorte que eu, mas à saída do trabalho deparei-me com este céu magnifico! Partilho com vocês esta imagem de tons fortes.


segunda-feira, outubro 13, 2008

SERÕES DA MINHA ALDEIA


Passada a festa de S. Miguel logo começava a vindima, e terminada esta, seguia-se a apanha do milho que era escanutchado nas fazendas e carregado para o povo nos carros de bois, no lombo de burros ou em grandes canastros à cabeça das raparigas ou em sacas às costas dos rapazes. Naquele tempo no Sobral, era raro o bocado que não fosse cultivado por isso as colheitas duravam até fins de Novembro, quando se iniciava a colheita da azeitona.
Nos serões dessas noites, eram debulhados o milho – quase sempre na maior divisão das casas - com a ajuda de muitos vizinhos que se ajudavam uns aos outros.
Ainda antes, ou logo depois da ceia, começavam os homens e rapazes a malhar a montanha de maçarocas com pesados paus que soltavam e faziam saltar para todos os lados os grãos do milho como estilhaços de granadas. A seguir vinham o resto da malta, velhos e novos que sentados no sobrado em grande roda e se divertiam a falar dos mais diversos temas até a última espiga virar cassamulo. Alguns rapazes mais afoitos até aproveitavam para pedir namoro à rapariga que traziam debaixo de olho. Acabada a tarefa, era habitual a dona da debulha servir água mel -quente - às mulheres, vinho doce, abafado ou aguardente aos homens e algumas guloseimas aos mais pequenos, como figos secos ou maçãs. Mas a garotada que não gostasse do agrado, no ano seguinte raramente comparecia ao chamado.
Alguns proprietários possuíam palheiros próprios para as debulhas que se situavam à volta da povoação e junto de estendedouros e terreiros onde durante três dias secavam o milho antes deste ir para as arcas.
Agora, a estória que vou contar passou-se há muitos anos... ali pelo verão de S. Martinho, um incêndio numa casita do Sobral causou uma tragédia como nunca se vira antes, porque andando o povo inteiro no campo e não havendo sino para tocar a rebate, dois velhinhos entrevados e a sua filha morreram intoxicados e queimados pelo fogo.
Estava combinada para essa noite uma das maiores dedulhas do ano - daquelas que prometia mesmo música de concertina para animar o serão, e miaus, nozes e castanhas assadas para todos. Mas devido ao velório dos três falecidos, a mesma fora adiada. No entanto, dois malhadores, voluntários, resolveram adiantar serviço para noite seguinte e munidos de dois bons cabos de enxadão e duma garrafa de litro de aguardente dirigiram-se a um palheiro ali para os lados onde mais tarde seria feito o novo cemitério. Abriram a porta mas tiveram que entrar de joelhos, e tal era a pirâmide para malhar, que ao levantarem os paus estes batiam nas lajes do telhado.
Ainda pensaram deixar parte para o dia seguinte, mas com o ânimo da pinga - que era da rija - lá chegaram ao fim da empreitada satisfeitos mas alagadinhos em suor.
Sacaram da onça de tabaco, enrolaram e fumaram pensativos o último cigarro e contemplando em silêncio a lua cheia que aquela hora já ia alta, desceram cambaleando a ladeira até à porta do cemitério onde pararam e se despediram.
Nesse momento ouviu-se o piar agourento dum mocho e o cantar triste duma coruja, empoleirada na grande sobreira. Um deles sentiu um arrepio. Não se devia ao frio da noite gelada mas ao gemido vindo do interior do cemitério que estava de porta escancarada...
Também o coveiro, preocupado com as três covas para abrir, tinha ido - aproveitando o luar - até ao cemitério adiantar serviço para o dia seguinte, e lá passara grande parte do serão acompanhado com a sua pinguita de aguardente. Tinha acabado uma cova e preparava-se para abalar quando resolveu ir lá dentro afundar mais umas pazadas, mas desequilibrou-se e caiu batendo a cabeça ficando lá no fundo estendido a gemer e a pedir ajuda.
O malhador que estava cá fora entrou no cemitério e foi cambaleando até à cova, olhou lá para dentro e viu o outro pedindo ajuda, gemendo e a bater o dente.
Nesse mesmo instante, pegando na enxada começou a cavar a terra para dentro da cova dizendo: -"Coitadinho, estás com frio? - Quem será que destapou a roupa da cama" ???
Na debulha da noite seguinte só se falava do novo coveiro do Sobral, aquele que tinha aberto três covas num dia só.

Pedido

Olá a todos! Como devem ter reparado nos ultimos meses a apresentação do blogue voltou à imagem que tinha há uns tempos atrás. Não que queiramos regredir, pelo contrário, gostariamos de colocar umas coisas novas mas infelizmente a falta de tempo tem-nos impedido de proceder a essas alterações.
Posto isto, peço a todos os que tenham algumas ideias, por exemplo para as barras laterais, que enviem email com as vossas propostas de fotos, frases, novas aplicações! Sei lá!!! Isto na internet é um mundo sem fim...

Mostrem-nos a vossa veia artistica, podem fazer uma montagem, um slideshow, um video...ajudem-nos a colocarmos o blogue com uma carinha laroca!

sexta-feira, outubro 10, 2008

Sugestões de fim de semana

Aos muitos Sobralenses pela região de Lisboa, para os que se queiram lá deslocar, e também para os de países por onde este espectáculo (iniciado em 2003 no Canadá) possa ainda vir a passar :

Cavalia é uma junção de técnicas multimédia, com artes equestres e performativas. Os espectadores serão transportados para um cenário virtual para testemunhar um sonho de liberdade, cumplicidade e harmonia que explora a relação histórica entre humanos e cavalos.
Ao longo da exibição vão sendo projectadas num ecrã gigante várias imagens com ligação à antiguidade clássica ou à mudança das estações do ano, dando assim aos presentes a sensação de que estão a percorrer em alguns minutos um pouco da história da humanidade, sempre com o cavalo como personagem principal.

Em Portugal (Passeio marítimo de Algés) até Domingo 26 de Outubro.

Mais informação em http://www.cavalia.pt/


Para outras preferências, mais perto, mais em conta, e também com algum interesse, entre hoje e Domingo, na Covilhã, o 1.º Festival da Cherovia com um vasto programa cultural, educativo e gastronómico. (Eu conheci as cherovias no Sobral, e muita gente com quem falo , não sabe o que são) .


Mais informação em:
Blog Banda da Covilhã

Abandono

Será que um vidrão é suficiente?

Ruínas do lagar cimeiro
Muitos alqueires de azeite passaram por aqui
Quem é que sabe o que é isto?

quinta-feira, outubro 09, 2008

Jardim...Horta...

Para quem não tem horta para mostrar aqui, pode sempre "inventar"...
Na varanda, por entre bocas-de-lobo e sardinheiras, nada melhor que umas ervas de cheiro, fresquinhas e sempre à mão.
Para a rega: usem a àgua de lavar os legumes.
Fertilizantes: borras de café, folhas e flores que vão caindo.É bonito, divertido e dá muito jeito. Experimentem!


Salsa, fica bem em tudo e tem alto valor nutritivo. Contém elevadas quantidades de vitaminas e sais minerais


Serpão viçoso, pronto para o cabrito. Fechem os olhos e imaginem o cheiro e o sabor


Alecrim para coelho é divinal, experimentem!

Manjericão no peixe assado até convence os carnivoros



E para que o quadro fique completo o cantinho do ecoponto
Fotos e comentários de mariita

Para relembrar

A organização pede-me para relembrar....
Aqui fica o aviso para que a malta de 79 se vá preparando para o convivio.

quarta-feira, outubro 08, 2008

Lembranças da escola

Caderno Colectivo? O que é isso? No meu tempo de primária não havia nada disso!!!! Mas pelos vistos em 1961 esse canderno existia na nossa escola primária, que nesse ano ainda era escola dividida entre masculina e feminina!
Hoje ficam então memórias do caderno dos meninos que a Célia Silva uma vez mais nos cedeu!


A Redacção

O ditado


Aritmética


Já sabem que podem partilhar mais pormenores deste tempo. Por exemplo quem era o professor(a)? O que faziam para se divertir nos intervalos? Tinham direito a visita das enfermeiras para levar as "picas"?
E se tiverem mais reliquias destas podem enviar para publicarmos.

terça-feira, outubro 07, 2008

Pequenas mudanças

A Junta de Freguesia está a proceder a pequenas obras de requalificação na aldeia. Neste caso foi a escadaria que liga a Rua do Ribeirinho à Rua do Vale que mereceu umas escadas novas e direitinhas....porque passar por ali era realmente muito complicado!

Cá estão elas direitinhas. Já mereciam umas lajes novas! Agora a frase "Quem se mete por atalhos, mete-se em trabalhos" já não faz muito sentido. Já podemos poupar bastante tempo e aproveitar para dar uma couvita às tchebitas do Ti Zé Broa.

Cá estão os trabalhadores literalmente com a mão na massa. O Tó, o Paulo e o Ti Zé!

Agradecemos mais uma vez à Célia Silva pelo envio das fotos